quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Garoto encontra Garoto – David Levitan

image

- Ficha Técnica:

- Título Original: Boy meets boy

- N° de páginas: 239

- Sinopse: Nesta mais que uma comédia romântica, Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola... E, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah!

- Nota:image

Garoto encontra Garoto é uma leitura leve, voltada especialmente para o nicho juvenil – porém não há restrições de idade. Ambientado dentro de um colégio peculiar, a história reúne como principal tema o romance entre dois garotos que estudam na mesma escola, mas que só se encontram após uma reunião com os amigos de Paul. A atração imediata faz com que Paul se empenhe em procurar Noah no dia seguinte, durante o intervalo da escola.

Com a ajuda de seus amigos, Paul finalmente consegue encontrá-lo. A relação entre os dois é muito doce e delicada, principalmente por Noah já ter enfrentado uma decepção amorosa em sua antiga escola. O rapaz não quer sofrer novamente, e, por isso, mantém certa distância dos seus próprios sentimentos com relação à Paul. Entretanto, ao ouvir um boato parcialmente verídico, os receios de Noah se concretizam, e os dois terminam a relação.

Agora, o garoto precisará arranjar um meio de fazer Noah perdoá-lo. Enquanto pensa em como revolver isso, Paul precisa planejar um baile, resolver de vez as pendências com o seu ex-namorado, lidar com sua amiga, Joni, e ajudar o seu amigo gay enrustido, Tony, a enfrentar os próprios pais. Assim, acompanhamos os conflitos amorosos, as intrigas, as brigas e as reconciliações do protagonista e de seus amigos no cotidiano do colégio onde estudam.

Narrado em primeira pessoa, o enredo simples faz de Garoto encontra Garoto uma história sem muitas ambições. A leitura é despretensiosa, de um jeito rápido e gostoso de se ler. O autor reúne personagens com características quase únicas, e os coloca em um ambiente juvenil com peculiaridades interessantes e divertidas – como os viciados em clubes, por exemplo. Onde o comum é presença de uma maioria gay, lésbica, travesti e bissexual, David Levitam defende  a bandeira da diversidade ao idealizar uma sociedade juvenil onde todos convivem de maneira natural – independente da orientação sexual de cada um. O preconceito é trabalhado de forma leve, porém ele está presente na figura dos mais velhos – como nos pais de Tony. O principal foi ressaltar a convivência de todos e mostrar que, sem importar orientação de cada um, os personagens são dotados de defeitos e qualidades apresentadas ao longo da história.

Garoto encontra Garoto foi um livro rápido, narrado com passagens bem humoradas, doces e delicadas. Embora não seja meu estilo de leitura - por apresentar personagens muito jovens e situações mais banais - , curti a proposta da história. Entretanto, devo também acrescentar que esperava um pouco mais. Faltou ousadia? Acredito que sim. O autor estagna numa zona de conforto e não saiu muito da mesmice de qualquer livro comum com este tema. Ainda assim, não deixa de ser uma história fofa e agradável.

Capa original:

image

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL