sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Longe de você – Emily Hainsworth

image


- Ficha Técnica:

- Título Original: Through to You

- N° de páginas: 288

- Sinopse: Camden Pike tem uma surpresa ao retornar ao local do acidente que matou Viv, sua namorada: ele encontra uma garota exatamente igual a ela. Nina vem de uma realidade paralela onde Viv está viva – mas não é bem Viv. Mas Cam está disposto a mantê-la ao seu lado. Mas eles fizeram escolhas bastante distintas em suas vidas, e quando Nina revela um segredo perigoso, fica claro que a Viv que Cam amava não é a mesma pessoa que ele reencontra. Mas será que ele conseguirá escolher entre essas duas realidades?

- Nota:image

Posso dizer que o principal atrativo de Longe de Você, livro de estreia da autora Emily Hainsworth, é instigar o leitor por meio do mistério. Não do tipo enrolado e cansativo, mas aquele mistério que é desmembrado a cada página, fisgando o leitor em uma história envolvente e inusitada. Confesso que tinha em mente outra ideia do livro, e a proposta da autora me surpreendeu de maneira muito positiva. Fugindo um pouco da mesmice, Longe de você traz um tema, até então, pouco visto na literatura juvenil – mundos interdimensionais paralelos.

Cam é um jovem que perdeu sua namorada, Viv, há dois meses, em um acidente de carro. O rapaz se culpa pelo ocorrido, uma vez que Viv perdeu o controle do veículo graças a ele. Desde então, Cam não tem vivido – ele tem sobrevivido. Sua perna dolorida é um lembrete do passado doloroso – um passado que ele não consegue esquecer. Em casa, sua mãe está sempre ausente e seu pai abandonou a família. Cam também não tem amigos na faculdade – pelo contrário. Sua vida está longe de ser um mar de rosas, e, muitas vezes, Cam deseja ter ido no lugar de Viv.

Em uma noite fria, ele se depara com algo inusitado. Uma garota em pânico, translúcida, confusa e perdida. Sem dizer coisas que fizesse sentido a ele, e assustado com a luz verde que emanava da jovem, Cam, em um momento de desespero, foge da aparição à sua frente. Mesmo após alguns dias, ele volta a ver a garota, porém descobre que Nina atravessou um portal que a levou para aquele mundo paralelo ao dela. Em duas dimensões parecidas, a vida de Cam segue um mesmo cursor, entretanto, algumas coisas diferem de um mundo para outro. Por exemplo, Cam descobre que, no mundo de Nina, Viv estava viva, e ele era quem havia morrido em outro acidente de carro.

É difícil explicar sobre o enredo sem entrar em muitos detalhes – especialmente para não estragar elementos que surpreenderão os leitores. Porém, posso dizer que a história, apesar de simples, foi trabalhada de maneira criativa e um tanto quanto original. O livro é dotado de um suspense delicioso, e apresenta personagens enigmáticos – sem sabermos se podemos ou não confiar neles. Há todo um mistério envolvendo a morte de Cam no outro mundo paralelo ao dele, e parte dessa incógnita está relacionada ao comportamento dos personagens. Muitos não são o que aparentam.

Bem escrito, Longe de você foi uma leitura rápida e envolvente. O livro fala de escolhas e de suas consequências – boas ou ruins –, e, embora o final tenha sido satisfatório, confesso que não fiquei de toda contente. Um dos personagens mais interessantes termina sem um fim mais conciso, gerando algumas dúvidas. Ainda assim, vale a pena a leitura, especialmente pela proposta original da autora.

Capa original:

image

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL