quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Amada Imortal – Cate Tiernan

image

- Ficha Técnica:

- Título Original: Imortal Beloved

- 279 páginas

- Sinopse: Primeiro livro de bem-sucedida trilogia, mistura fantasia sobre imortais a uma história moderna de jovem em busca de si mesma e de redenção. Questões de identidade e moralidade aparecem na trama, protagonizada pela imortal Nastasya. Nascida em 1551, acostumada a beber e sair para baladas cada vez mais loucas, ela perdeu o rumo. Suas conexões com outros imortais, interessados apenas em suas habilidades mágicas, a fazem partir em busca de um propósito. E o encontra em uma espécie de clínica de reabilitação para os de sua espécie, onde conhece um pouco mais sobre o próprio passado e cria importantes laços para o futuro.

- Nota: 3 (Bom)

A sinopse prometia. A capa é linda, com um efeito fosco, destacando as flores ao redor. Entretanto, Amada Imortal tem seus prós e contras. Sabe quando você até gostou da história, mas acha que ela podia ser muito melhor? Então…

Nastasya é uma garota com 449 aninhos. Tantos anos de vida tornaram a vida da personagem num completo vazio. Drogas, sexo fácil e viajar o mundo afora eram seus passatempos preferidos, até que assiste seu melhor amigo torturar um taxista. Incy simplesmente achou divertido quebrar a coluna do homem, deixá-lo em meio a chuva numa situação agonizante. Depois disso, ela percebe que é hora de mudar.

River’s Edge é o local perfeito para ela. Uma espécie de “clínica” de reabilitação para Imortais que procuram uma segunda chance. A rebelde percebe que não é a única com problemas e, enquanto tenta se adaptar naquele lugar exótico, diferente do luxo que estava acostumada, Nastasya vive crônicas do dia a dia entre aulas com outros alunos e afazeres domésticos.

Já aviso que o início do livro é lento. As coisas só começam realmente acontecer lá pela página 150. Se você estiver procurando um livro mais light, sem muita ação, esse é a história certa. O ponto aqui é a redenção de Nastasya, e isso ocorre aos poucos. A autora não tem pressa e mantém o leitor no mistério quase até o final. Porque, enquanto a heroína está varrendo o chão, colhendo ovos, trabalhando na farmácia e procurando sua paz interior – ao mesmo tempo acompanhamos o passado de Nastasya em algumas visões bastante interessantes, que fazem parte do mistério sendo desvendado pouco a pouco.

A trama é bem escrita. Dessa vez, não temos vampiros, lobos ou fadas. Eles são imortais que usam Magick, um tipo de magia que, ou você sabe usar, ou pode ser completamente desastroso (o que geralmente inclui mortes ou pessoas agonizando). Durante minha leitura, tive a impressão que Magick era quase uma religião (que me lembrou a Wicca), onde, para que a pessoa se aperfeiçoe, ela precisa ter uma certa harmonia com as energias, a natureza, a lua, etc. Gostei  e fiquei encantada com esse lado mais “zen” que a autora propôs, fugindo dos temas mais populares e seguros. Cate apostou e deu certo.

Entretanto, meu lado que gosta de explosões, brigas, ação e correria gritou pela falta dos mesmos na trama. Então, vem o romance. Ah, o romance é frustrante! O mesmo tem grande importância, mas a química é quase zero. Pouquíssimas cenas, pouquíssimos diálogos, e somos apresentados a um dos casais mais fraquinhos deste ano. A não ser, é claro, que a autora esteja jogando tudo para o segundo livro. Por enquanto, não me convenceu.

Amada Imortal parece quase uma introdução; onde a história só vai começar, de fato, no segundo livro. Aliás, o final deixa a gente com um gostinho de “quero mais”. É como eu disse no começo da resenha. Gostei do livro, mas achei que poderia ter sido muito, muito, mas muito melhor. Cate Tiernan tinha a faca e o queijo na mão, mas não soube tirar tanto proveito disso. Quem sabe na continuação?

Capa original:

image

image

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL