quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Belo Desastre – Jamie McGuire

image- Ficha Técnica:

- Título Original: Beautiful Disaster

- 389 páginas

- Sinopse: A nova Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento de Travis pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura.

- Nota: 5

Depois de tantas resenhas, positivas quanto negativas, minha curiosidade quanto ao livro – e a vontade de ler –, só aumentavam. Travis Maddox veio causando o furor em nove a cada dez blogueiras que liam Belo Desastre, da autora Jamie McGuire. Bom, comigo não foi diferente.

A receita do bolo, todo mundo já conhece. O bad boy cheio de tatuagens, rebelde, que fala palavrão, bebe, fuma, dirige uma moto e participa de uma espécie de Clube da Luta. Ah, o quadro não seria completo se ele não saísse com qualquer vadia que se oferecesse para ele, sem compromissos, e fosse o desejo de consumo de qualquer garota da Universidade. Menos de Abby Abernathy, claro.

Abby ganha o papel de mocinha certinha. A antipatia é certa, mas, devido a uma aposta, Travis consegue conquistá-la pouco a pouco. A narrativa é em 1° pessoa, mas não tira o brilho da sedução de Travis, ou do modo como Abby acaba se apaixonando por ele e, por tal, somos induzidas a se apaixonar pelo bad boy nada perfeito. Entre o belo e o desastre, temos uma relação tensa, cheio de cenas quentes, brigas, reconciliações e mais brigas. O romance beira a uma montanha russa de sentimentos que vão do ódio ao amor repetidas vezes.

Eu gostei da personalidade de todos da trama. A autora consegue escrever de tal modo, que faz tudo parecer mais intenso e real. Engraçado encontrarmos personagens com nomes como Brazil ou America, a melhor amiga da Abby. Outros também acabam cativando de certo modo, como Shepley e Finch. A própria Abby  foge de qualquer estereótipo chatinho, entrando numa personalidade mais madura, que precisa lidar com um romance louco e intenso. Travis é quase um bipolar, e o ponto chave do livro é justamente esse. Jamie McGuire nos mostra uma relação que pode ser doentia, de tão intensa. Só eu sei minha ansiedade para quando sair o livro que contará toda a história dos dois, mas na visão de Travis. Quem sabe assim conseguimos entender um personagem tão conturbado!

Acredito que nem todos possam gostar de um livro com uma quantidade considerável de palavrões, sexo e agressões (é, Travis não podia ver ninguém dar em cima da Abby que enfiava a cara do sujeito no para brisa). Aliás, pesquisando um pouco, descobri que o gênero desse livro não é um YA Book, mas sim um New Adult, gênero que eu pouco tinha ouvido falar no Brasil ainda. *Podem me chamar de lerda.* Isso explica o ar mais adulto que vemos na trama, ainda que estamos falando de “adolescentes” de dezoito, dezenove anos. Sai os velhos clichês saturados para entrarmos num universo mais real, apimentado e conturbado. Tenho alegria em dizer que já estava na hora de livros assim virem para o Brasil. Eu amei!

O livro provoca os mais variados sentimentos. Por um lado, Jamie McGuire nos brinda com o romance no seu melhor. A veneração, a adoração, o romance físico e o carinho; a ideia de saber que alguém iria até o fim do mundo por você. E Travis vai e volta, quantas vezes for preciso. Como ele mesmo diz, Abby era o ar que ele respirava, a vida dele. Por outro, a autora mostra o quão tênue  o mundo florzinha do amor intenso pode se tornar algo doentio. Por vezes, eu mesma me sentia sufocada com Travis e todo seu amor transbordando, nos fazendo questionar até que ponto era, de fato, amor e não obsessão. Travis é obcecado pela Abby. Ele pode ser o mocinho que todas sonham e, no minuto seguinte, ser aquele namorado grudento e perigoso. Jamie mostra os dois lados da moeda de um intenso romance, o bom e o ruim, e quão próximo eles estão. Mas eu concordo com muitas opiniões que andei lendo por aí. Na vida real, acredito que certas atitudes de Travis, bem como a cena final, seriam diferente, e vistas de outro modo. Na história, eu me deixei levar pela fantasia e pelas partes saudáveis. Suspirei pelo Travis, pelo casal desastroso, mas belo. Não consegui largar a leitura até terminar. Definitivamente, 5 estrela e mais algumas!

Capa original:

image

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL