quarta-feira, 18 de julho de 2012

Anjo Mecânico – Cassandra Clare

image- Ficha Técnica:

- Título Original: Clocwork Angel: The Infernal Device

- 390 páginas

- Sinopse: Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo.

- Nota: 4

Com tantos burburinhos a respeito de Cassandra Clare e sua fama de plagiadora da série Harry Potter, eu não fiquei muito interessada nos livros dela. Mas a medida em que o tempo passava, foram tantos elogios a série Instrumentos Mortais que, no fim, resolvi tentar a leitura em um prequel dessa série, o livro Anjo Mecânico.

No começo, confesso que fiquei incomodada com algumas semelhanças entre as obras. Não é nada que o leitor vá dizer “nossa, pegaram Harry Potter INTEIRO e transcreveram nos livros da Cassandra”; ao menos, não em Anjo Mecânico. Você até percebe as semelhanças quando lê sobre um instituto de feiticeiros, ou quando Charlotte explica sobre os mundandos, aqueles que não sabem fazer magia. Lembrou dos trouxas? Pois é. Até fiquei um pouco incomodada no início, demorando um pouco na leitura. Depois, vi que as semelhanças paravam por aí. Cassandra Clare constrói uma ótima história cheia de mistérios, aventura e romance.

Quando sua tia morre, Tessa vai em busca do irmão, em Londres, mas acaba sendo sequestrada por duas mulheres, as irmãs Dark e Black. Alegando que estavam mantendo seu irmão em cativeiro, Tessa é forçada a fazer tudo o que as irmãs desejam, incluindo desenvolver um poder dentro dela que ela mal conhecia. À medida que os dias passam, Tessa descobre ser capaz de se transformar em quem ela quiser, desde que tenha um objeto pessoal da mesma.

As irmãs sombrias estão treinando-a para ser a esposa de alguém intitulado “O Magistrado”. Tessa recusa pensar que não teria escolha, mas é mandada num navio para o seu noivo. Entretanto, ela é resgatada por Will, um Caçador de Sombras e membro do Instituto. A partir daí, a vida dela muda drasticamente, entrando em um mundo com fadas, vampiros e Nephilins.

A autora meio que usou a receita do “tudo junto e misturado”. Não é que deu certo? Quanto as personagens, Tessa foi uma das que me agradou muito. Tem uma voz muito boa no livro, fugindo dos velhos estereótipos dos YA’s. Cassandra pegou um pouco de cada qualidade e colocou nela. É inteligente, tem traços de bondade, romântica incorrigível e… ama ler!

Já Will… Por incrível que pareça, Will me irritou com suas frases prontas. Até certo ponto, as tiradas humorísticas em praticamente 90% das suas falas foram engraçadas e deu pra sorrir algumas vezes. Depois, começou a soar batido, e quando eu estava começando a achar que a autora tinha forçado de vez, Cassandra mostrou que há sim um motivo para o personagem ser daquele jeito. O que vemos é um mocinho mais complexo do que se imagina, solitário e com uma atmosfera triste em sua vida. Podem me matar, mas foi essa parte dele, a parte que eu enxerguei como “madura”, que realmente me encantou.

Os outros personagens também cativam, cada um a sua maneira. Jem é uma graça, assim como os outros no Instituto. A história fluiu muito bem, e tem uma coerência ótima. Cassandra mostra que sabe como chegar no final e, ainda assim, deixar o leitor surpreso com certas reviravoltas.

A autora não se apegou muito as características de Londres Vitoriana, mas, mesmo assim, a leitura conseguiu atingir seu objetivo, da história se passar com ares de época antiga. Eu amo romances históricos, e ver um YA Book nos tempos de Londres Vitoriana foi ótimo.

Não vou dizer que caí de amores pela série, mas fiquei encantada com essa história. O bom é que, até esperar o próximo livro, tenho toda a série de Instrumentos Mortais para ler (pois é, não li nenhum dos livros ainda!). Leitura ótima e envolvente.

Capa Original:

image

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL