quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Encontrada – Carina Rissi

image - Ficha Técnica:

- N° de páginas: 476

- Sinopse: Sofia está de volta ao século dezenove e mais que animada para começar a viver o seu final feliz ao lado de Ian Clarke. No entanto, em meio à loucura dos preparativos para o casamento, ela percebe que se tornar a sra. Clarke não vai ser tão simples quanto imaginava. As confusões encontram a garota antes mesmo de ela chegar ao altar e uma tia intrometida que quer atrapalhar o relacionamento é apenas uma delas. Além disso, coisas estranhas estão acontecendo na vila. Ian parece estar enfrentando alguns problemas que prefere não dividir com a noiva. Decidida, Sofia fará o que estiver ao seu alcance para ajudar o homem que ama. Ela não está disposta a permitir que nada nem ninguém atrapalhe seu futuro. Porém suas ações podem pôr tudo a perder, e Sofia descobre que a única pessoa capaz de destruir seu felizes para sempre é ela própria.

- Nota: image

Encontrada, da autora brasileira Carina Rissi, é a continuação de “Perdida”, livro que conta a história da personagem Sofia. A duologia tem como principal tema a viagem no tempo para o século dezenove, onde Sofia conhece Ian, um rapaz jovem e apaixonante. O segundo livro segue a mesma fórmula apresentada no volume anterior: o bom humor atrelado a um romance com ares de conto de fadas. Se “Perdida” apresentou algumas arestas que precisavam ser devidamente aparadas, “Encontrada” supri as falhas de seu antecessor com uma história deliciosa, de qualidade impecável.

Em “Encontrada”, Sofia e Ian estão de casamento marcado, prontos para curtirem o tão sonhado felizes para sempre. Entretanto, Sofia começa a perceber que seu casamento não será assim um evento tão simples. Desastrada, a garota do século vinte e um tem dificuldades de se adaptar no mundo de Ian, e as coisas parecem só piorarem após o casamento.  Longe da dama submissa e pacata exigida pela sociedade, Sofia começa a ser alvo de falatório pelas pessoas da região – o que compromete a reputação da família Clarke. Apesar do amor que nutrem um pelo outro, Sofia, influenciada pelos mexericos – especialmente pelos comentários maldosos da odiosa tia de Ian –, acaba se questionando se seria mesmo a melhor opção para Ian.

O primeiro livro foi uma leitura leve e divertida, mas faltava um pouco mais de contexto à época. É de se esperar que um personagem do século dezenove apresentasse pensamentos mais retrógrados, por mais que ele seja um homem de visão a frente de seu tempo. Mas no primeiro livro, Ian concordava e aceitava com certa naturalidade os pensamentos e as atitudes mais liberais de Sofia. Já nesta continuação a autora apresenta um personagem mais maduro, consistente com a situação daquele tempo – um personagem que se choca e que bate de frente com determinados comportamentos de sua esposa, comportamentos estes que não se encaixavam em uma época mais machista.

Entretanto, Ian está longe de ser uma figura opressora. Os dois juntos formam um dos casais mais fofos e românticos que, entre brigas e reconciliações, arrancam muitos suspiros do leitor. Sofia não faz por menos. A personagem é divertida, forte, com um toque de bondade que encanta qualquer um. A devoção, o carinho e a compreensão que Ian e Sofia sentem um pelo outro são marcas que confere ao enredo um romance delicioso de acompanhar. Junto a narrativa singela e muito bem escrita, “Encontrada” se transforma em uma história sublime, de amor mais açucarado, porém dosado na medida certa.

O desfecho foi uma surpresa. Com um final delicado, é difícil não se encantar ou se emocionar pelo modo como a autora pincela as últimas páginas. Contudo, levanto a bandeira do contra ao saber que haverá um terceiro livro – desta vez na visão de Ian. As vezes, prolongar uma história que já teve o seu fim mais do que merecido pode, uma hora, acabar decepcionando o público. Para mim, “Encontrada” finalizava com chave de ouro a história. A continuação prende do início ao fim, e conseguiu a façanha, inclusive, de superar o primeiro livro.

image

 

2 comentários:

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL