terça-feira, 12 de novembro de 2013

Laços de Sangue – Richelle Mead

image

- Ficha Técnica:

- Título Original: Bloodlines

- 440 páginas

- Sinopse: Sydney estava encrencada. Em sua última missão, ela tinha ajudado a dampira Rose Hathaway a escapar da prisão, e essa aliança foi considerada uma traição grave, já que vampiros e dampiros são criaturas terríveis e antinaturais, ameaças àqueles que os alquimistas devem proteger: os humanos.
Com sua lealdade colocada em questão, Sydney se sente obrigada a voluntariar-se para uma tarefa nada agradável: ajudar a esconder Jill Dragomir, uma princesa vampira que está sendo perseguida por rebeldes que querem o poder. Caso ela seja capturada e assassinada, a rainha Lissa ficará sem nenhum parente vivo e, como manda a lei, terá de abdicar do trono - o que culminará numa guerra civil tão sangrenta no mundo dos vampiros que certamente afetará a humanidade.
Primeiro volume da série Bloodlines, "Laços de Sangue" apresenta o ponto de vista de Sydney Sage. Por ser uma alquimista, ela foi criada para acreditar que vampiros são criaturas terríveis e antinaturais. Até ser enviada à ensolarada Califórnia em uma missão para proteger a princesa vampira Jill Dragomir.

- Nota: clip_image004

Fiquei um pouco receosa de ler esse livro sem ter antes lido a série anterior por completo. Mas a exceção de pequenos spoilers inevitáveis, Laços de Sangue não revela muita coisa. Já seu conteúdo; a autora volta a repetir seu feito de trazer ao leitor personagens cativante e um história pincelada de mistério e ação. Laços de sangue também conta com uma pitada de brigas escolares, bom humor e a promessa de ótimos romances.

O livro conta a história de Sydney, uma alquimista que ficou, de certo modo, com sua reputação manchada após ajudar Rose em uma fuga. Para voltar a ter crédito com outros alquimistas mais velhos – e não decepcionar seu pai –, ela aceita servir como “babá” para Jill, uma Moroi que corre perigo de vida. Levadas ao ambiente escolar, com identidades falsas, Sydney, primeiro, precisaria vencer seu preconceito contra vampiros e tudo que envolvia esta palavra – magia, sangue, caninos… Segundo, ela precisaria saber lidar com Keith, um alquimista desprezível que a acompanharia nessa tarefa. Keith está decidido não apenas a tratá-la com o máximo de desprezo possível, como também a encurtar seu trabalho com a Moroi.

A medida que o tempo passa, Sydney não apenas se envolve com o meio escolar como também se torna amiga de Jill e outros vampiros. Lee parece um rapaz bacana, que está interessado em Jill. Eddie, o guardião da vampira, parece esconder mais do que simples afeto por ela, já Adrian… ele é antipatia certa. O vampiro sarcástico parece sempre pronto para provocá-la e fazê-la perder a paciência. E enquanto ela precisa lidar com ele, Sydney tenta desvendar a morte de alunas, tatuagens estranhas em alunos e um inimigo que está mais próximo do que ela pode imaginar.

Laços de sangue é uma leitura light, porém muito gostosa. Richelle tem um jeitinho único de deixar o leitor envolvido em qualquer enredo escrito por ela – no caso, o ambiente escolar. Mesmo a picuinha mais boba de colégio, aqui se transforma em uma descontraída e inteligente história de vingança  entre alunas. Há pesquisas escolares, crédito extra, lições, romances juvenis e muitas aulas – como qualquer enredo deste meio. Um gostinho característico já visto em Academia de Vampiros, que retorna as páginas de Laços de Sangue de um jeito mais suave, sem trazer muito os aspectos mais sobrenaturais de uma escola de vampiros já que boa parte da história se passa no meio humano. 

Gostei muito dos personagens. Há muitos encontros entre eles apenas pelo prazer de saírem juntos, como quando todos se reúnem para jogar golfe. Lee é uma surpresa e adorei Eddie, que promete trazer um romance doce com Jill nos próximos volumes. Adrian é o destaque da história – ele traz um ar indiferente ao mundo e esconde suas mágoas através de uma máscara de escárnio, atribuindo ao personagem um ar divertido e cativante. O humor delicioso do protagonista me conquistou. Com um jeitinho playboy, Adrian finge que não quer nada da vida mas que, no fundo, esconde muita coisa. Confesso, fiquei curiosa para continuar minha leitura de Academia de Vampiro e, assim, descobrir mais sobre seu passado.

Parte do meu amor pelos personagens balançou um pouco em relação à Sydney. Não que a protagonista não fuja dos estereótipos já criados pela autora – e que eu adoro –; personagens fortes que estão prontas para briga e que dispensam melodramas enrolados. Porém, Sydney é insegura. Ela está sempre querendo andar na linha e fazer de tudo para cair na graça do pai megero, dos alquimistas ou de Keith. Suspeito que isso fará com que a personagem meta os pés pelas mãos em algum momento. Além disso, há um quê de preconceito em sua visão aos vampiros que chega a ser irritante. Sydney ainda precisa amadurecer nos próximos volumes.

Laços de Sangue não se aprofunda muito no romance. Há apenas uma prévia do que teremos nos próximos volumes, mas já sentimos o gostinho de um casal que promete ter bastante química. A leitura traz um mistério gostoso e muita ação nas últimas páginas. Adorei cada página. Para finalizar, como assim o livro termina daquele jeito? Preciso da continuação pra ontem!

Capa original:

image

image

Um comentário:

  1. Adorei sua resenha! Sério mesmo! Realmente achei que faltou um pouco de "força" à Sydney e esse preconceito dela com vampiros e tudo o que "mágico" me irritou bastante. Mas o livro é uma delicia de se ler, mesmo. E amei o Adrian! Doida pra ler o segundo livro!

    bjs!

    Thaís

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL