quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Como se livrar de um vampiro apaixonado – Beth Fantaskey

image- Ficha Técnica:

- Título Original: Jessica’s Guide to Dating on the Dark Side

- 299 páginas

- Sinopse: Casar-se com um vampiro certamente não estava nos planos de Jessica Packwood para seu último ano escolar. Mas quando um novo aluno esquisitão (e muito gato) chamado Lucius Vladescu aparece do nada, dizendo que Jessica pertence à realeza vampírica e está prometida em casamento a ele, futuro líder do clã mais poderoso dos vampiros, ela é obrigada a rever seus conceitos. Se a garota ainda nem beijou na boca, como pode sequer pensar em um compromisso eterno? Armada com uma autoconfiança recém-adquirida, Jessica passa por uma transformação drástica de adolescente nerd americana para princesa vampira europeia nessa sátira cheia de reviravoltas e surpresas.

- Nota: image

Como se livrar de um vampiro apaixonado foi resenhado no blog há algum tempo (clique aqui para ler a resenha), porém como estava querendo ler o segundo volume da série e já não lembrava tanto assim da história, resolvi relê-lo para retomar alguns detalhes. E não é que tinha me esquecido o quanto o livro é uma delícia? Fiquei tão apaixonada pela história como se estivesse lendo-a pela primeira vez e, por consequência, fui tentada a escrever uma nova resenha. Como se livrar de um vampiro apaixonado continua sendo, sem dúvida, um dos meus favoritos do gênero sobrenatural.

A história é contada em primeira pessoa, do ponto de vista da personagem Jéssica Packwood, também conhecia pelo seu antigo nome antes de ser adotada – Antanasia. Embora narrações assim sejam restritas – e muitas vezes perigosas, dependendo da construção psicológica e o caráter do personagem -, é fácil se deixar envolver pelos pensamentos descontraídos e os diálogos concisos que carregam, em vários momentos, um toque de bom humor delicioso. Jéssica é uma adolescente comum que, de repente, começa a ser perseguida pelo novo aluno da escola. Lucius Vladescu não só fala de forma pomposa, se veste como se fosse da realeza, como também afirma – quando se encontram no estábulo, ao ser convidado pelos pais de Jéssica para o jantar – que é um vampiro e que Jéssica é sua prometida desde que nascera.

Portanto, a característica principal da narrativa, num primeiro momento, é o humor. Não aquele que destila gargalhadas, mas sim o que promove uma história leve e muito gostosa. Um dos problemas que geralmente encontro em livros YA é que, em algum momento, a narração se torna enrolada, mas não foi o caso. O texto é dinâmico e extremamente agradável de se ler. Na metade da trama em diante o leitor encontra um drama romântico bem acentuado, intenso – e delicioso -, mas, ao mesmo tempo, Bethy manteve o contexto leve da história. Como se livrar de um vampiro apaixonado traz como enredo um pacto para casar dois adolescentes cujas famílias são as mais poderosas, porém também fala de amizade, escolhas, família e a luta entre o bem e o mau – tudo muito bem explorado na trama.

Os personagens da história são carismáticos, divertidos e há uma personalidade marcante em cada um. Jéssica foge de qualquer estereótipo lúgubre; ela é espontânea, inteligente e decidida – uma graça de personagem. Lucius é cativante e apresenta várias facetas ao longo da história. Há um caráter psicológico mais reservado devido a sua disciplina severa, uma personalidade mais sofrível e madura. Porém, Lucius conta com uma veia sarcástica deliciosa e diverte em vários momentos pelos comentários sobre os costumes americanos – já que o personagem fora criado na Romênia, ao lado de seu tio –, como as cartas que escreve para este. Lucius também apresenta uma carga emocional juvenil tocante, o que inspira compaixão. O personagem é uma mescla de mistério, diversão e sedução; impossível não se afeiçoar e se apaixonar por ele.

O romance acontece de forma gradual, o que tornou a leitura bem mais interessante do que romances com paixões avassaladoras e instantâneas. É uma graça acompanhar Lucius fazer a corte – como ele mesmo cita - à Antanasia, o que acarreta cenas bem românticas (porém nada explícito), divertidas, mas também cenas mais dramáticas que me deixaram apaixonada por esse vampiro sedutor. Como se livrar de um vampiro apaixonado é uma história sobrenatural romântica viciante. Assim como na primeira vez em que a li, devorei o livro em poucas horas. Mais que recomendado para os amantes do gênero.

Capa original:

image

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL