sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Como salvar um vampiro apaixonado – Beth Fantaskey

image- Ficha Técnica:

- Título Original: Jessica Rules the Dark Side

- 264 páginas

- Sinopse: Depois de se casarem na Romênia, agora Jessica e Lucius devem unir os clãs mais poderosos dos vampiros e estabelecer a paz de uma vez por todas.Mas primeiro ela vai ter que convencer uma nação inteira de vampiros ardilosos de que tem plenas condições de se tornar rainha. O problema é que Jessica nem mesmo consegue pedir uma refeição decente aos empregados de seu castelo, quanto mais lidar com súditos mortos-vivos malignos que adorariam vê-la fracassar. Tudo se complica ainda mais quando Lucius é acusado de assassinar um vampiro Ancião e é condenado à masmorra, onde espera pelo julgamento que pode levá-lo à morte. Jessica então se vê em apuros, lutando não só pela vida de seu amado, mas também pela própria sobrevivência em um mundo repleto de intrigas.

- Nota: clip_image004

A história é continuação do livro “Como se livrar de um vampiro apaixonado”. Li muitas resenhas bem críticas e quase unânimes que me deixaram um pouco receosa, pois sou apaixonada pela história e não queria pensar que a autora pudesse ter errado à mão. Porém à medida em que fui lendo, minhas preocupações foram deixadas de lado. A exceção de alguns pontos que citarei na resenha, “Como salvar um vampiro apaixonado” se mostrou uma história muito gostosa de ler. A narrativa é leve, flui muito bem e trouxe novidades – como a predominância do suspense e a participação ativa de personagens secundários através de suas narrações.

A história começa pouco tempo depois do casamento entre Lucius e Antanasia. Está se aproximando o dia em que haveria uma votação entre os vampiros para decidir se o casal seria digno de governar a raça. Jéssica, contudo, é atingida pela descrença em si mesma; ela não se acha suficientemente capaz de liderar ao lado de Lucius e teme que, de algum modo, possa vir a prejudicá-lo. Enquanto a personagem se debate em conflitos internos e não consegue se acostumar com esse novo mundo, Lucius precisa lidar com as tarefas diárias de um príncipe – como decretar sentenças –, enfrentar a desconfiança e a provocação dos Anciões, e fazê-los crer que sua esposa será digna de ocupar o trono ao seu lado.

Entretanto, em uma noite, um dos anciões questiona Lucius abertamente sobre a capacidade de Antanasia em ser a rainha, o que gera uma discussão acalorada entre os dois. Alguns dias depois o ancião é achado morto e as suspeitas recaem em Lucius, já que este o ameaçara no final de discussão. Sem outra saída, Antanasia se vê obrigada a cumprir a lei; seu marido seria preso até que houvesse um julgamento para condená-lo ou inocentá-lo. Ela então precisa correr contra o tempo para salvar a vida de seu marido e descobrir a verdadeira identidade do assassino. Para isso, Antanasia contará com a ajuda de Mindy – sua melhor amiga do colégio e Raniero, o melhor amigo de Lucius e a paixão de Mindy.

A história gira em torno do suspense; uma corrida contra o relógio em busca de pistas que pudessem inocentar Lucius. Embora haja um clima de mistério, a autora opta por deixar em aberto a identidade do vilão logo nas primeiras páginas. O culpado não é declarado abertamente, mas o leitor facilmente percebe quem está por trás de toda a trama. Isso não me incomodou, pois fiquei na torcida para que os personagens também descobrissem – o que gerou uma expectativa gostosa ao longo da leitura.

No primeiro livro a narrativa era destilada de humor, já no segundo volume essa característica é deixada de lado. O contexto leve se mantém, contudo os diálogos engraçados e cenas divertidas não estão mais presentes ou são raros na trama. Achei essa nova abordagem bem condizente com a proposta da história - uma vez que os personagens não estão mais no colégio e sim em um castelo tétrico, enfrentando traições, julgamentos e vampiros que desejam o poder. Aliás, há uma atmosfera de escuridão que se entrelaça à narrativa.

A exceção de Antanasia, a caracterização dos personagens não deixa a desejar. Já a protagonista, que sempre se mostrou uma personagem altiva e corajosa no primeiro livro, sofre uma mudança brusca de personalidade. Ela está insegura, só sabe reclamar e se afoga em autopiedade. A abordagem psicológica de Antanasia é o que torna o começo da história entediante e sofrível, pois a autora tenta desenvolver um período de evolução pessoal que acaba se estendendo em choros e insegurança. Eu também senti muita falta de Lucius nessa história, já que, após ser encarcerado, o contato que temos com o personagem é por meio das cartas que ele escreve ao seu amigo.  Entretanto, a autora compensa a ausência de nosso herói querido através da narrativa de Mindy e Raniero, ao mesmo tempo em que desenvolve um romance entre eles. Os dois são maravilhosos, roubam toda a cena e compensam qualquer deslize da autora. Mindy é engraçada e Raniero se mostra um jovem poderoso e sedutor com sua áurea de mistério.

Gostei da abordagem por trás do assassinato do personagem. Há um pano de fundo muito bem estruturado, tornando a leitura mais que um mero passatempo de detetive. Conhecemos melhor o passado de Lucius – e consequentemente de Ramiero, para entendermos o motivo do personagem se portar de tal forma. Ainda sou apaixonada pelo primeiro livro, mas também adorei essa continuação. A leitura foi extremamente prazerosa e devorei as páginas, mesmo sentindo falta do Lucius. Por mim, a autora poderia escrever mais um livro com ele, não seria nada mal, sim? Leiam e se divirtam nessa aventura.

Capa original:

image

image

2 comentários:

  1. DETESTEI O LIVRO
    Foi outra decepção no contexto de conclusão de série,
    ERA MELHOR TER FICADO APENAS no primeiro, ao menos teria a ilusão de ser uma ótima série.
    O livro é cansativo e deprimente, sem contar que não aguentava mais a Ana dormindo, chorando ou reclamando que não servia pra nada.
    Me decepcionei demais. A ÚNICA COISA que salvou um pouco foram as cartas de Raniero e Lucius que mantiveram um pouco o humor do livro.

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler a continuação, acho que vou sentir muito a falta do Lucius...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL