domingo, 8 de julho de 2012

A Noiva Roubada – Brenda Joyce

image

- Ficha Técnica:

- Título Original: The Stolen Bridge

- Sinopse: O seu amor teria conseguido sobreviver a tantos anos? Sean O´Neill representara tudo para Eleanor de Warenne, mas desde que ele deixara a solarenga casa da sua família e desaparecera, ninguém voltara a ter notícias dele. Inclusive Eleanor abandonou qualquer esperança de voltar a vê-lo e comprometeu-se com outro. Então, a apenas uns dias do seu casamento, Sean apareceu… todavia o rapaz que fora o seu protector durante a infância transformara-se num estranho embrutecido pelo tempo que passara na prisão. E era um fugitivo. Cansado e angustiado, Sean sentiu um enorme choque ao descobrir que a pequena Elle se transformara na bela e desejável Eleanor. Embora se recusasse a pô-la em perigo, a sua decisão de se afastar dela foi posta à prova pela determinação de uma mulher que não ia permitir que a abandonasse novamente.

- Nota: 5

Sean O’Neill conhece Eleanor desde que ela tinha dois anos de idade. A amizade nasceu assim que a menina teve idade suficiente para segui-lo sempre que uma oportunidade surgia. Sean era seu querido meio-irmão, seu amor platônico não correspondido. Sean, por outro lado, não perdia uma oportunidade de zombar de seus modos nada femininos e salientar o quão irritante era essa perseguição. Entretanto, era o primeiro a cuidar e se preocupar com ela quando a menina se metia em encrencas.

Pouco tempo depois, Sean decide partir de seu lar em busca de aventura. Eleanor está pronta para ir com ele, mas o rapaz decide dar um basta aquela perseguição que começou quando ela era uma garotinha. Com uma conversa definitiva, ele parte deixando a promessa que voltaria um dia para o lar. Porém, dois anos se passam, e todos acreditam que Sean morreu. Não havia mais notícias dele, e Eleanor enfim cede aos caprichos de seu pai para que se case com Sinclair, um pretendente de bom coração. Dias antes do casamento, Sean decide retornar, mas há algo errado.

Magro, faminto, sujo e machucado. Sean sequer conseguia falar direito. O rapaz que ela outrora conhecera tinha sumido; em lugar estava John Collins, acusado de traição e fugitivo da justiça dos ingleses.

Sean precisa urgente fugir para as Américas antes que o capturem, mas precisava ver uma última vez sua Eleanor. Dividido entre o ciúme ao saber que ela se casaria, e partir sem causar danos a todos, ele acaba por fazer o contrário da razão. O encontro entre os dois gera então uma série de acontecimentos imprevisíveis. Antes que percebesse, Sean estava fugindo com Eleanor ao seu lado.

É com esse enredo que temos uma história excelente, com ares de regência. A autora escreve muito bem e conseguiu me conquistar com o drama transbordando nas páginas. Não é um livro cru, mas trata-se de uma história triste com um ar de novela dramática. Ainda assim, engana-se quem pensa que por esse motivo o livro possa se tornar chato e melodramático demais.

Boa parte da atmosfera melancólica da história é graças ao mocinho. A autora consegue, sem rebuscar, passa a dor e o sofrimento dele, assim como seu tormento entre manter Eleanor consigo ou enviá-la a salvo para sua casa. Brenda Joyce não poupa o herói fragilizado, portanto, temos o que não vemos em outras histórias: O rapaz chora inúmeras vezes, tem crises de vomito, passa mal, é claustrofóbico, tem pesadelos e demônios pessoais do qual não consegue lidar. Nada parecido com heróis musculosos a la galãs; um espírito frágil é a melhor descrição para Sean,

Eleanor também possui uma grande participação na história. Confesso, dependendo do leitor ela pode soar uma mocinha implorando por um pouco de atenção de um irritante mocinho que insiste em desprezá-la, mas eu vi diferente. Admito que ele me irritou um pouquinho, mas Sean está tão destruído que se sente envergonhado e humilhado inúmeras vezes. Não se trata apenas de achar que não merece aquele amor, e sim de saber que ele era um homem condenado, que o amor de sua vida também poderia ser acusada de traição caso continuasse com ele. Lágrimas são derrubadas, lembranças resgatadas e sim, cenas de amor estão presentes. Nada muito forte, e surpreendentemente não tão romântico. O foco aqui é o cuidado que um tem pelo outro, a preocupação e o sofrimento de terem sido separados.

A autora ainda consegue transformar as últimas cem páginas numa tensão cheia de reviravoltas, lutas, abuso de poder e um final incerto. Pausa para suspirar por todos os irmãos maiores de Eleanor, a camaradagem e o instinto “irmão superprotetor” são um bônus que tornam o livro ainda melhor. Adorei todos, a boa notícia é que há um livro para cada um deles.

Não é um livro que vá agradar a todos, por ser um gênero mais específico. Envolve o drama romântico, meio água com açúcar, meio Romeu & Julieta. Um casal impedido de amar por fatores alheios. Fazia tempo que eu não lia algo assim, adorei! :-)

Abaixo, capa original:

image

image

2 comentários:

  1. Adorei se blog, você escreve muito bem vou aproveitar sjsuas sugestões depois passo por aqui para comentar, obrigada bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL