sábado, 26 de maio de 2012

Nas Sombras – Jeri Smith Ready

image - Ficha Ténica:

- Título Original: Shade

- 335 páginas

- Sinopse: o futuro, um misterioso acontecimento (que ficará conhecido como Passagem) dará para os nascidos depois desta data a capacidade de ver e se comunicar com os mortos. Sendo uma dessas pessoas, Aura passa toda a sua vida tendo que lidar com essa condição. Quando o aniversário de 18 anos de seu namorado, Logan, se aproxima, Aura sabe que será o melhor de todos. A banda dele tem um megashow marcado e há uma festa planejada. Está tudo dentro dos planos, exceto Logan morrer de overdose... E voltar, se fazendo presente na vida de Aura exatamente como antes, só que roxo.

Nota: 4

Vivo dizendo que estou cansada de YA’s. Sempre o mais do mesmo, a mesma receitinha, aquele enredo batido que já ouvimos em algum lugar. Todavia, nos últimos tempos venho percebendo uma alteração gradativa nisso. As autoras estão, aos poucos, apostando em outros caminhos que não sejam a velha cópia de Crepúsculo.

Alguns clichês são inevitáveis. Nas Sombras ainda conta com eles, como o aluno novo que vai parar no colégio, misterioso e sedutor, ou o triângulo amoroso perceptível logo que conhecemos Logan e Zachary. Porém, a autora consegue trabalhar esse e outras receitas de forma mais diferenciada. Em tempos de vampiros, lobisomens e fadas, temos Aura, uma garota comum se não fosse pela sua capacidade de enxergar fantasmas que ainda não fizeram a passagem.

Aura não é a única. Todos que nasceram depois do que eles chamam de “A Passagem” são capazes de enxergar fantasmas. São almas que possuem alguma pendência nesse mundo, de cor roxa e temperamento bem excêntrico. Podem se irritar facilmente e, com isso, correm o risco de virarem sombras, uma alma negra bem perigosa para os humanos.

Os fantasmas são aceitos na sociedade. O que muitos considerariam uma dádiva, para Aura e outros que nasceram após a passagem, é irritante. Para ajudar, o governo está de olho em todos eles, procurando pessoas que possam trabalhar, desenvolvendo essa habilidade. Em troca, eles oferecem suborno faculdade gratuita e outros benefícios.

Até então Aura sabia como lidar com isso, mas quando seu namorado morre e vira um deles, a situação muda. Logan precisa fazer a passagem, mas o amor é muito forte para que Aura, a princípio, deixe-o ir. A dor da perda é enorme, e com isso, a trama entra em novos ares.

Todo esse ar sobrenatural é envolvido de forma leve pela autora, algumas vezes engraçada, mas com um pano de fundo bastante trabalhado. Aí que está o diferencial. Jeri entra no campo da astronomia, de segredos de estados e grupos controlados pelo governo. A autora tinha a opção de entregar tudo facilmente  no primeiro livro, mas liberou em doses médias para o leitor, segurando o gran finale para o próximo livro. Felizmente, nada que deixe enormes ponto de interrogações em nossas cabeças. Tudo ficou claro e, de certa forma, fechando boa das questões.

Jeri também tocou em assuntos como sexo na primeira vez e drogas, de uma forma bem interessante. O romance YA está lá, mas ao mesmo tempo, os fantasmas ganham atenção na mesma proporção. Finalmente as autoras estão entendendo que criar aquele estereótipo de mocinha frágil e ingênua  já deu. Aura não deixa de ser aquela adolescente com dúvidas, mas nada irritante. Aliás, ponto para a autora que criou, de fato, verdadeiros adolescentes. Porque sim, adolescentes falam palavrão, pensam em sexo e fazem bobagens vez ou outra, tudo isso retratado de forma bem explícita no livro.

Foi uma leitura muito agradável e rápida. Algumas vezes engraçadas, outras com um toque dramático e fofo. Os personagens são todos ótimos. O triângulo amoroso é difícil de escolher dessa vez, embora quem está vivo irá, ao meu ver, ganhar alguns pontinhos na continuação. ;) Logan é sexy, mas com um jeitinho meio imaturo, já Zachary, talvez pela responsabilidade que tem, seja o mais sensato. Enfim, indico com toda certeza.

Trilogia Shade:

1. Nas Sombras

2. Shift

3. Shine

Capa Original:

image

Assinatura (2) 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL