domingo, 26 de junho de 2011

Ladrões de Elite – Ally Carter

image

- Ficha Técnica:

- Título Original: Heist Society

- 230 páginas

- Sinopse: Quando tinha 5 anos, Katarina Bishop distraiu os guardas da Torre de Londres para que o pai pudesse roubá-la. Aos 7, ela ouviu o tio Eddie planejar a interceptação de 80% do caviar do planeta. Quando fez 15 anos, Katarina armou um golpe por conta própria - um esquema para entrar no melhor colégio interno dos Estados Unidos e deixar para trás os negócios da família. Só que trocar de ramo e ter uma vida normal acabou sendo mais difícil do que Kat esperava. Hale, seu amigo charmoso, bilionário e antigo comparsa, logo aparece para levá-la de volta à realidade da qual ela havia se esforçado tanto para fugir. Mas é por um bom motivo: uma inestimável coleção de arte de um temido mafioso foi roubada e ele quer recuperá-la, custe o que custar. Somente um mestre do crime poderia ter realizado essa proeza e o pai de Kat é o único suspeito, embora insista em negar qualquer envolvimento. Encurralado entre a Interpol e um inimigo assustador, ele precisa da ajuda da filha. Para Kat, só existe uma saída: encontrar os quadros e roubá-los de volta. Não importa se parece impossível, se ela não tem pistas do ladrão e se o prazo é de apenas duas semanas. Com uma equipe de adolescentes talentosos e uma mãozinha da sorte, Kat está determinada a realizar o maior golpe da história da família e provar que jamais a abandonou.

- Nota: image

 Eu tinha outra idéia do livro quando fui lê-lo. Pensei que trataria de personagens mais adultos, (embora eu não sei de onde eu tirei isso), e, quando vi que a história passaria entre crianças de 14 a 16 anos, virei um pouco a cara antes mesmo de começar a leitura. Sabe aqueles filmes americanos bizarros que passam de sessão da tarde, onde o bebê fala, e salva o mundo? Achei que seria algo no estilo…

Porém, antes de dizer que estava completamente errada, não posso esquecer que lá nos Estados Unidos, ter 16 anos é praticamente como ter 18 aqui. (inclusive, com essa idade, muitos já podem tirar carta lá). A princípio, nas primeiras páginas, foi difícil me acostumar com a idéia de um grupo de adolescentes serem os ladrões mais hábeis e competentes do mundo, mas depois fluiu naturalmente. Hale, 16 anos, milionário, com um charme especial. Kat, a quem herdou a veia da profissão através do pai, e Gabrielle, sua prima, são os três elementos mais importantes do livro (embora Simon, Nick e os outros também merecem seu mérito.) Destaque para personalidade de cada um, bem desenvolvido que a autora criou. São praticamente crianças-adultas, aquelas que precisaram amadurecer cedo na vida, uma vez que Kat fez sua primeira façanha aos 5 anos.

Sobre a narrativa, ela é maravilhosa. Simples, gostosa, ágil, tanto para jovens quanto para adultos, não chegando a se aprofundar muito nos detalhes característicos. Como por exemplo, na manhã seguinte, o que fulano vestia, ou como estava o cabelo dele, etc. Entretanto, sendo um livro que conta a história de um roubo complexo, detalhes sobre o plano facilmente compreensíveis e toda a operação é mostrada durante o livro.

Pois é isso que Kat tem que fazer. Para salvar seu pai de um mafioso que pensa que o mesmo roubou seus quadros, Kat precisa, num prazo de 13 dias, planejar e roubar novamente os quadros de um museu. Mas não é “um” e sim um dos maiores e mais completos (no quesito segurança) Museu do país. Era isso, ou seu pai morreria.

Foi uma grata surpresa o livro. Se tem romance? Sim, embora não tão aprofundado quanto os que costumo resenhar aqui no blog. A história é excelente, envolvendo o leitor e, quando vi já tinha acabado. Senti que deixou uma pontinha para uma futura continuação, mesmo que essa pontinha tenha me frustrado por chegar no final e não ter sido revelado. ;P O livro fala de amizade, companheirismo, e como a própria autora cita no final – sobre a família.

Ladrões de Elite” é lançamento da Editora Arqueiro. Abaixo, a capa original:

image

Onde comprar:

image image image image

Assinatura