sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Personal Demons – Lisa Desrochers

image

* Título Original: Personal Demons

* Preço: FNAC | SUBMARINO | SARAIVA

* 487 páginas

A vida de Frannie Cavanaugh nunca esteve tão movimentada - no último ano do ensino médio, precisa decidir para que universidade ir, acaba de se separar de Trevor e de abandonar a banda que ele lidera. Para complicar, os dois novos caras supergatos - Luc e Gabe - que surgiram do nada neste último ano da escola parecem ter por ela um interesse fora do normal. Amor angelical ou infernal? Movida por forças que buscam controlar suas emoções, Frannie se debate entre dois tipos de atração diametralmente opostos, mas igualmente irresistíveis. E, sem saber, numa feroz batalha entre Céu e Inferno pela possessão de sua alma.

Tenho bastante coisas para falar desse livro, mas prometo que será uma resenha sem spoilers significativos. :)

Bom, a começar pela capa, realmente fiquei feliz pela editora iD ter mantido a capa original, que é linda *.* (eu me apaixonei desde a primeira vez que vi ela). Espero que eles continuem com as capas originais também para os próximos livros.

Eu acompanho o twitter da autora desde que ela tinha pouco mais que uns 20 followers, então claro que já tinha ouvido falar de Personal Demons várias vezes, e minhas expectativas quanto ao livro eram bem grandes, para não falar enorme. Bem, não me decepcionei!

A narrativa começa já diferente de qualquer livro que me lembre de ter lido. Algumas páginas são narradas por Luc, um demônio daqueles que o ministério da saúde advertiria para possíveis ataques cardíacos, suspiros, mais suspiros… enfim (vocês entenderam, não é?) e outras páginas é narrado pela visão da Frannie. Terminei o livro não sabendo se gostei ou não da personagem. (mas pelo menos ela sai daquele clichê de “mocinha sem sal e tapada”, até bater no Luc ela bate!)

O livro mexe bastante com religião, mas um modo diferente também. Céu e inferno é como uma disputa, e quem marcar a alma de um humano primeiro consegue levá-lo ou para o lado bom ou para o lado ruim. E justamente Luc e Gabe estão disputando a alma de Frannie, uma garota que nasceu em uma família rigorosamente católica, mas que parou de acreditar em Deus no momento em que ele levou seu irmão Matt, quando ele tinha apenas sete anos de idade. Muitos dos questionamentos de Frannie sobre religião durante o livro, e o modo como ela vê Deus pode parecer ofensivos, mas já me vi questionando as mesmas coisas, e sei que talvez, certos leitores mais religiosos poderão se sentir incomodados ao ler esse livro.

A autora promove uma verdadeira competição nas redes sociais, até banner como “Team Luc” e “Team Gabe” existe, porém acho que Gabe ficou muito em desvantagem nesse livro já que ele não tem narração própria (como Luc e Frannie, mas realmente espero que nos próximos ela mude isso). Então é meio que inevitável você acabar caindo para o lado de Luc. De um lado o demônio sensual, hot, com uma leve veia sarcástica. Do outro um anjo com extrema bondade, ternura, compreensão, mas que também tem seu charme. Ah, que pesadelo para a Frannie tem que escolher entre um e outro, rsrs.

Talvez a única coisa que eu tenha demorado a me acostumar foi justamente dona Frannie e seus dois maridos (ok, não pude evitar a piadinha). Uma hora ela estava com um, no minuto seguinte nos braços de outro, e isso me fez pensar se o que realmente ela sentia por pelo menos um dos dois era amor ou só desejo, e se também a autora não notou que isso poderia deixar a personagem com um estilo de “sou fácil”. Mas depois, com a minha descrição aí em cima do demônio e do anjo… hum… é realmente difícil escolher, não é ?!

Termino dizendo (porque já me estendi demais), que comecei o ano lendo um ótimo YA Book, com muitas cenas de ação, suspense, lutas e momentos hots um pouco mais ousados. Na verdade, acredito que os YA Books estão evoluindo muito nessa parte, com cenas sensuais sem serem vulgares e super românticas. Fora que também nos mostra que o amor, o verdadeiro amor pode sim superar o mal.

Ia dar 4 estrelas por causa da Frannie, mas pensei melhor, e acho que merece sim um 5 estrelas. :)

Trilogia “Personal Demons”:

1 - Personal Demons – Amor Infernal

2 – Original Sin (ainda não publicado no Brasil)

3 - (sem nome)

Cotação:

5 estrelas