segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Amor de redenção – Francine Rivers

image

*Título Original: Redeeming Love

* Preço: FNAC | SUBMARINO | SARAIVA

*468 páginas

Nesta versão da história bíblica de Oseias, Francine Rivers conta o romance entre uma prostituta e o honesto e gentil agricultor que se casa com ela. 'Amor de redenção' começa com a Corrida do Ouro de 1850 e sua atmosfera de dura competitividade e ganância. Angel, vendida como prostituta quando criança, aprendeu a desconfiar de todos os homens, que a veem apenas como uma forma de satisfazer seus desejos. Quando o virtuoso Michael Hosea recebe de Deus a ordem de se casar com Angel, ele obedece, apesar de seus receios.

O livro é bem romance, e mexe bastante com perdão, Deus, amor e claro, redenção.

Angel, assim chamada pelo homem que a forçou a ser prostituta, sempre sofreu muito na vida. Os ‘pais’ nunca a quiseram e não ligavam para ela, depois ela acabou caindo nas mãos do Duque, um homem que a estuprou quando ela tinha apenas oito anos de idade. A partir daí a vida da garota é só sofrimento até a idade adulta, onde ela termina em uma casa de prostituição.

O livro apresenta uma personagem que vive o dia-a-dia como um robô sem sentimentos. Para Angel não existe futuro, ela não olha para o passado. Fazer o necessário para sobreviver é o essencial, e isso que importa. Sem planos para melhorar, sem nada. A sociedade do qual foi criada desde aqueles oito anos de idade tirou todos os sentimentos de luta da personagem.

Porém, quando Michael vê ela pela primeira vez, sabe que ela será sua noiva. Esse sentimento tão repentino não me convenceu muito, mas o homem luta com unhas e dentes para tirá-la daquele único mundo que Angel conheceu e trazê-la para um outro tipo de vida. Angel é como um animal maltratado indefeso, que só conheceu o lado ruim dos homens. Por isso quando um deles quer ajudá-la, consegue até ser irritante com seu jeito desconfiado e suas palavras sempre destiladas de ódio e raiva. Um título como “Amor de paciência” também cairia muito bem para o livro, já que o mocinho é um santo.

Amor de redenção também trata bastante de Deus. Ao que indica, Michael ouve a voz de Deus o tempo todo, ele o aconselha, ele tenta ajudá-lo quando o próprio Michael pensa que não há salvação para Angel, e que ele nunca conseguiria fazer com que ela o amasse. Algumas páginas uma mesma ação da mocinha se repetia várias vezes o que acabou cansando, mas é um livro bonito com uma linda história de amor. No final existe uma nota da autora (que é bem religiosa) explicando o porque dela ter escrito Amor de redenção, e logo após existe um tipo de “debate” sobre alguns temas abordados no livro. Vale a pena ler. ;)

Obs: A autora também tem vários outros livros históricos, então fica meu pedido para que no futuro publiquem mais livros dela. :)

image

Cotação:

4 estrelas

Assinatura Bruna