quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Prazeres da noite – Sylvia Day

image - Ficha técnica:

- Título original: Pleasures of the night

- N° de páginas: 213 (ebook)

- Sinopse: No limiar entre o sono e a consciência, uma batalha se trava entre o sonho e o pior pesadelo. Capitão Aidan Cross é uma lenda, tão hábil em criar sonhos eróticos quanto em matar seus inimigos. As mulheres o veem como parte de suas fantasias... Exceto Lyssa Bates. Esquisita, enigmática e desejável, Lyssa desdenha deste sedutor imoral, porque ela o vê como ele realmente é. E, enquanto ele tenta desvendar seus segredos, o impensável acontece: Aidan se apaixona. Lyssa tem tido os sonhos mais incríveis com esse homem de olhos azuis que promete prazeres intensos e profunda intimidade. Até que ele aparece em sua porta. Mas na sua rendição, há também um grande perigo... Aidan está em uma missão e a paixão que os consome poderá ter consequências terríveis. Amar a mulher que veio para destruir o seu mundo não é só apenas impossível... é proibido.

- Nota: image

Prazeres da noite foi um leitura muito boa de início, mas que descambou na metade da história até o final. Sylvia Day explora o lado místico dos sonhos, e cria um mundo paralelo próprio onde tece toda uma hierarquia de guardiões que oferecem as pessoas – chamadas de Sonhadoras –, todo o tipo de sonho.  Uma ideia interessante – a princípio bem explorada, mas que deixou a desejar por apresentar alguns problemas no enredo

Para cada tipo de sonho existente há um determinado tipo de guardião. Sonhos divertidos são proporcionados por Brincalhonas, Curandeiros ajudam aqueles que precisam passar pelo luto, fantasias eróticas são oferecidos por Guerreiros de Elite e assim por diante. Aidan é o capitão deste último, e há séculos é responsável por proporcionar prazer em sonhos para lá de sensuais. O objetivo é manter os Pesadelos longe, uma vez que estes só se alimentam da vida de uma pessoa quando o Sonhador em questão tiver sentimentos de fúria ou medo durante o sonho, por exemplo. Desse modo, Guardiões são responsáveis por oferecer o melhor sonho possível as pessoas.

Quando Aidan é designado para entrar no sonho de Lyssa, ele não esperava encontrar uma mulher tão intrínseca. Desde pequena Lyssa se sente sempre cansada, dorme com frequencia mas nunca acorda disposta. Acontece que seus sonhos, quando não são permeados de Pesadelos – drenando, assim, sua vida –, são envoltos na escuridão silenciosa, o que não permite a ela sonhar. Aos poucos, Aidan quebrará esta barreira e mostrará a Lyssa infinitas possibilidades no mundo onírico dele. Ao mesmo tempo, o Guerreiro de Elite não só descobrirá que Lyssa é uma peça importante em um dos mistérios que rege o seu mundo, como também se apaixonará por ela.

A princípio a história se destaca pela delicadeza com que a autora explora cenários paradisíacos e diálogos ternos entre os protagonistas. A narrativa traz um leve tom melancólico – até porque a condição de Lyssa, de início, é a escuridão. Aos poucos, por meio de uma paisagem encantadora que preza a descrição de pequenos detalhes – como o barulho do mar em uma praia deserta, o balanço de Lyssa, a areia sobre os pés, por exemplo -, a personagem se fortalece e estabelece um vínculo com Aidan. Sua vida começa a melhorar, mas ela é logo envolvida em outro problema: ao que parece, Lyssa é a chave para afastar de vez os pesadelos. Mas para que isso aconteça, a Sonhadora teria que ser destruída.

É nesse ponto que reside o principal problema da trama. Há toda uma história sobre o surgimento dos Pesadelos, mas que as vezes soa confuso e um tanto mal estruturado. Conta-se sobre uma fissura que foi aberta no mundo dos sonhos, e que os anciões procuram há anos uma Chave que seria capaz de destruí-los. Porém quando algumas revelações são feitas, as informações dadas de início não se entrelaçam ao mistério que a autora tece no final da história.  Fiquei perdida no meio de determinados acontecimentos que não apresentaram embasamento consistente, além de situações que ficaram sem explicações ou  respostas mais coerentes.

Outro problema reside no fato que citei no inicio de minha resenha. Por ser um livro do gênero erótico, Prazeres da Noite ressalta cenas explícitas de sexo em demasia. Em consequência, não somente o romance – a interação entre eles no começo da história –, parece ser deixada em segundo plano, como o alicerce onírico também.  A história, que até certo ponto ditava um ritmo interessante, caiu na mesmice de apresentar dois personagens que se jogam no sexo a todo instante. Uma pena.

Prazeres da noite não foi uma história de todo ruim, mas não posso dizer que amei. Uma leitura que deixou muitas incógnitas a serem respondidas para sua continuação, ainda sem data prevista. Para quem gosta da autora será uma boa leitura, mas, para mim, não funcionou muito bem.

Capa estrangeira:

image

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL