sexta-feira, 30 de maio de 2014

A Aposta – Rachel Van Dyken

image- Ficha Técnica:

- Título Original: The Bet

- 285 páginas

- Sinopse: Kacey deveria ter fugido assim que ouviu essas palavras do milionário Jake Titus. O amigo de infância que Kacey não via há anos é hoje um dos homens mais poderosos e cobiçados de Seattle. E ele precisa de um favor dela: que ela finja ser sua noiva em uma viagem para visitar a avó Nadine, que está muito doente. Kacey aceita sem hesitar, afinal, o que poderia acontecer em apenas quatro dias? Mas o que ela não esperava era reencontrar Travis, o irmão mais velho de Jake, Quando mais novo, ele adorava perturbar Kacey: já incendiou uma boneca, colocou uma cobra em seu saco de dormir. Por isso, recebeu dela o apelido de “Satã”. Mas depois de tantos anos, Kacey se vê diante de um homem lindo, por quem se apaixona no momento em que vê o seu sorriso. O que ela não sabe, no entanto, é que os dois irmãos haviam feito uma aposta quando eram meninos: quem se casasse com Kacey receberia um milhão de dólares. Em “A Aposta”, da autora best-seller do New York Times Rachel Van Dyken, Kacey terá que descobrir qual dos irmãos é o cara certo e fazer sua escolha. Essa é a única certeza que lhe resta.

- Nota: image

A Aposta é uma leitura rápida e descontraída. Recheado de clichês que nos remete a uma mistura de romance de banca com sessão da tarde, o livro agrada pela simplicidade e bom humor com que constrói a história de Kacey, uma garota cujo ex-namorado lhe pede para que finja que estão noivos. Jake era o seu melhor amigo até se envolverem em um relacionamento e ele estragar tudo, porém pela grande consideração com a avó de Jake – que estava com a saúde frágil –, e aos velhos tempos, Kacey decide embarcar em um final de semana fingindo que estava noiva dele.

O que ela não esperava, ao ficar na casa dos pais de Jake, era que o irmão deste estivesse presente. Travis é um homem atraente, dono de um rancho e de um corpo musculoso. É também o homem que na infância sempre a atormentou e fez de sua vida um inferno. Ele está de volta e relacionamento entre os dois parece o mesmo de anos atrás: cheio de provocações e brincadeiras infantis. Kacey nunca soube que Travis agia deste modo porque sempre a amou em silêncio. Agora, em um final de semana, os dois se aproximam e Kacey precisará enfrentar seus receios e tomar algumas decisões que mudarão para sempre sua vida.

Inicialmente, a sinopse e o título passam a ideia errônea de que o enredo é embasado em um triângulo amoroso cujo foco central é uma aposta entre os irmãos. Jake e Travis fizeram sim uma aposta quando eram crianças, alegando que conseguiriam conquistar o coração de Kacey. Todavia esse argumento fica no passado e quase não aparece na história; justificando o título do livro, portanto, somente no final da trama. A história é mais voltada para uma comédia romântica de jovens que ainda estão com um pé no final da adolescência, visto que os personagens possuem de vinte a vinte e três anos.

Confesso que houve alguns pontos que dificultaram um pouco minha leitura. Embora os personagens tenham essa faixa etária que descrevi acima, eles não pareciam agir como tal. Jake, por exemplo, passa a impressão de ser bem mais velho - principalmente pelo contexto do personagem que, aos vinte anos, já era presidente de uma empresa e vivia sendo manchete nos jornais pelas suas saídas com strippers. Travis e Kacey, em boa parte da história, agem de forma extremamente imaturas para a idade deles, com  brincadeiras que muitas vezes pareciam forçadas até mesmo para amigos de longa data. A narração também dificulta um pouco a leitura. Mesmo sendo leve e divertida em alguns momentos, em outras soa confusa ao ponto de que precisei voltar várias vezes para reler o mesmo parágrafo.

Apesar disto, gostei do livro. Travis é um personagem fofo e possui um jeito que deixa o leitor a vontade para curtir uma história rápida e bem humorada. Quem rouba a cena, para mim, é a vovó de Jake, personagem esta que motiva quase todo o argumento principal da trama. Acabei me divertindo mais com seu jeitinho introvertido de ser do que com as desavenças entre os personagens. Confesso, porém, que na última parte do livro a história tomou um rumo mais consistente e passei a aproveitar melhor a leitura.

Para mim, A Aposta é um livro que começou muito bem, desandou no meio, terminou de forma previsível mas satisfatória. O toque romântico permeia cenas sensuais mas nada muito explícito. É, contudo, um gatilho para quem estava procurando uma leitura leve, engraçada e romântica, bem ao estilo de um romance de banca. Não é o melhor que já li desta linha, mas o enredo despretensioso consegue arrancar alguns sorrisos bobos no rosto. Recomendo.

 

Capa original:

image

image

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL