quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Paixão Sem Limites – Abbi Glines

image- Ficha Técnica:

- Título Original: Fallen Too Far

- 184 páginas

- Sinopse: Blaire Wynn não teve uma adolescência normal. Ela passou os últimos três anos cuidando da mãe doente. Após a sua morte, Blaire foi obrigada a vender a casa da família no Alabama para arcar com as despesas médicas. Agora, aos 19 anos, está sozinha e sem lugar para ficar. Então não tem outra escolha senão pedir ajuda ao pai que as abandonara. Ao chegar a Rosemary, na Flórida, ela se depara com uma mansão à beira-mar e um mundo de luxo completamente diferente do seu. Para piorar, o pai viajou com a nova esposa para Paris, deixando Blaire ali sozinha com o filho dela, que não parece nada satisfeito com a chegada da irmã postiça. Rush Finlay é filho da madrasta de Blaire com um famoso astro do rock. Ele tem 24 anos, é lindo, rico, charmoso e parece ter o mundo inteiro a seus pés. Extremamente sexy, orgulha-se de levar várias garotas para a cama e dispensá-las no dia seguinte. Blaire sabe que deve ficar longe dele, mas não consegue evitar a atração que sente, ainda mais quando ele começa a dar sinais de que sente a mesma coisa. Convivendo sob o mesmo teto, eles acabam se entregando a uma paixão proibida, sobre a qual não têm nenhum controle. Mas Rush guarda um segredo que Blaire não deve descobrir e que pode mudar para sempre as suas vidas.

- Nota: image

Um dos subgêneros que mais gosto é o New Adult. O estilo mais ousado, em cenas para lá de sensuais, me agradou logo de cara. Geralmente é comum encontrarmos temas polêmicos, cuja narrativa – por vezes intensa –, proporciona uma leitura de tirar o fôlego. O linguajar solto é  característico dos protagonistas – jovens que já saíram da adolescência e são mais abertos ao sexo, sem muitos dramas sobre o tema. Porém, mesmo encontrando todos esses elementos em Paixão Sem Limites, o livro deixou a desejar. Minhas expectativas eram altas, mas os pontos negativos foram tantos que não consegui curtir a leitura.

Por onde começar? O enredo é frágil. Sem um clímax satisfatório e um embasamento consistente, a história apresenta muitos furos. Paixão Sem Limites trouxe o sexo quente como foco e poucos elementos que realmente se destacassem. Os personagens são inconsistentes e os diálogos, rasos, por vezes se mostraram repetitivos. A narrativa não é fluída, e em alguns momentos tive que voltar para reler alguns trechos. Mas o pior de tudo, para mim, foi a autora introduzir na trama um segredo que justificaria o comportamento sem sentido do protagonista em determinadas passagens da história. Entretanto, ao invés de atiçar, o mistério foi uma enrolação sem tamanho. Apenas nas últimas páginas é que entendemos a conduta de Rush - um artifício mal inserido na história. Nenhum dos personagens tem dez anos para se comportar daquele jeito, muito menos a tal da Nan. As sequelas emocionais deixadas na personagen apelam para um drama que não me convenceu.

As cenas de sexo são bem descritas, mas confesso que pela primeira vez o vocabulário chulo me incomodou. Tive a impressão que estava lendo um roteiro de um filme pornô barato. Quanto a isso nunca tive problemas, afinal, um dos meus livros favoritos deste subgênero também apresenta este tipo de linguagem, mas em Paixão Sem Limites, o uso a torto e a direito do vocabulário limitado soou pobre e muitas vezes vulgar. Também me irritou o personagem ficar usando o diminutivo para tudo, “bucetinha, molhadinha, apertadinha, bundinha”…

A construção dos personagens é falha. Apesar de ter um certo charme, Rush é instável, soltando frases clichês fora de contexto. O personagem é muito estereotipado no estilo bad boy misterioso, mas pouco explorado. Blaire é insegura, tímida e um elemento sem voz na trama. Quando confrontada, ou perde as estribeiras e se comporta como uma garota birrenta, como no final da história, ou abaixa a cabeça e ouve em silêncio, sem reação. Achei uma pena, pois a autora introduz tão bem a personagem que esperava encontrar uma protagonista instigante. Além disso, a protagonista é um poço de contradição. Na questão do sexo, por exemplo, há um trecho onde Blaire afirma ter assistido à vários vídeos de sexo no passado e que estava acostumada, porém, naquele momento da narrativa, era a primeira vez que experimentava um orgasmo e não sabia qual era a sensação. Isso soou incoerente. Além disso, para alguém tão ingênua e sem experiência, ela não parecia se comportar como tal após a primeira vez. Enfim, é frequente esses tropeços no enredo.

A premissa é boa, tanto que estava bem ansiosa para ler. Admito que em alguns momento a leitura me entreteve, mas não foi suficiente para gostar da história. O livro vem fazendo sucesso, e, por isso, acho que se você está em dúvida, deve dar uma chance à história. Infelizmente, para mim, não funcionou.

Capa original:

image

6 comentários:

  1. Raras as vezes que discordo de vc, mas essa foi uma delas.
    Adorei o livro!! :D
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, De sua linda <3

      Tava olhando as resenhas no skoob e acho que fui a única que não gostei mesmo. :0 kkk Tava tão ansiosa por esse livro, me decepcionei total. :( Foi o primeiro NA que eu não gostei, uma hora tinha que aparecer um kkk

      Já me contaram spoilers do segundo, acho que você vai gostar! Beijão! :*

      Excluir
  2. Será que eu estou surtando, ou fui a única que vi semelhanças com Twilight ? Mocinha pobrinha, com um pick up mais velha que ela, que lava passa, cozinha e cuida da mãe doente. Mocinho misterioso, bad boy, podre de rico, lindo de morrer, com olhos prateados, dono de uma casa espetacular. Mocinha é linda, todos se apaixonam por ela, inclusive o filho do patrão dela, antes amigo do mocinho bad boy. Ainda temos a nova amiga, super maluquete, mas muito animada, gente boa, que tem um caso escondido com um filhinho de papai, e por acaso é amigo de todos os meninos ricos da cidade. Forks virou Rosemary, trocamos uma cidade fria e chuvosa, por uma cidade quente e de praia. As frases do Rush: "Não posso te ter, vc é boa demais pra mim" ou "Eu tentei ficar longe de você" , dentre outros, e também o ataque de possessividade que ele tem sobre ela. Enfim, to falando besteira ??

    ResponderExcluir
  3. Será que eu estou surtando, ou fui a única que vi semelhanças com Twilight ? Mocinha pobrinha, com um pick up mais velha que ela, que lava passa, cozinha e cuida da mãe doente. Mocinho misterioso, bad boy, podre de rico, lindo de morrer, com olhos prateados, dono de uma casa espetacular. Mocinha é linda, todos se apaixonam por ela, inclusive o filho do patrão dela, antes amigo do mocinho bad boy. Ainda temos a nova amiga, super maluquete, mas muito animada, gente boa, que tem um caso escondido com um filhinho de papai, e por acaso é amigo de todos os meninos ricos da cidade. Forks virou Rosemary, trocamos uma cidade fria e chuvosa, por uma cidade quente e de praia. As frases do Rush: "Não posso te ter, vc é boa demais pra mim" ou "Eu tentei ficar longe de você" , dentre outros, e também o ataque de possessividade que ele tem sobre ela. Enfim, to falando besteira ??

    ResponderExcluir
  4. Também não gostei, achei fraco e apelativo.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei super interessada em ler este livro, apesar das criticas negativas...alguém teria ele em e-book p me enviar?? meu email: jaquelinecamata@hotmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL