quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Na Ilha – Tracey Garvis Graves

image- Ficha Técnica:

- Título Original: On the Island

- 285 páginas

- Sinopse: Anna Emerson é uma professora de inglês de 30 anos desesperada por aventura. Cansada do inverno rigoroso de Chicago e de seu relacionamento que não evolui, ela agarra a oportunidade de passar o verão em uma ilha tropical dando aulas particulares para um adolescente. T.J. Callahan não quer ir a lugar algum. Aos 16 anos e com um câncer em remissão, tudo o que ele quer é uma vida normal de novo. Mas seus pais insistem em que ele passe o verão nas Maldivas colocando em dia as aulas que perdeu na escola. Anna e T.J. embarcam rumo à casa de veraneio dos Callahan e, enquanto sobrevoam as 1.200 ilhas das Maldivas, o impensável acontece. O avião cai nas águas infestadas de tubarão do arquipélago. Eles conseguem chegar a uma praia, mas logo descobrem que estão presos em uma ilha desabitada. De início, tudo o que importa é sobreviver. Mas, à medida que os dias se tornam semanas, e então meses, Anna começa a se perguntar se seu maior desafio não será ter de conviver com um garoto que aos poucos torna-se homem.

- Nota:image

Uau! Desde que bati o olho na sinopse pressenti que “Na Ilha” traria uma ótima história. Dessa vez, não me decepcionei! Era difícil largar o livro, mas, ao mesmo tempo, ficava adiando a leitura, pois não queria que acabasse. O mote é clichê, contudo o texto é viciante – uma história que trabalha diferentes temas, como a luta pela sobrevivência e a força e a capacidade de se adaptar ao meio. Na Ilha também traz uma bela mensagem sobre o amor verdadeiro entre pessoas de idades distintas e as barreiras deste amor mediante aos julgamentos da sociedade.

A história começa quando Anna, uma professora de inglês, está prestes a embarcar em um voo com T.J. O rapaz tem dezesseis anos e se recupera de um câncer em remissão. A doença o deixou afastado do colégio e ele precisa retomar a matéria que perdeu durante seu tratamento, portanto, Anna lhe daria aulas durante o verão. Mas ao descobrir que o voo deles já estava lotado, Anna aceita de prontidão embarcar em outro avião – um que levaria apenas eles dois. O que nenhum dos dois esperava era que o piloto sofresse um ataque cardíaco e o avião caísse no mar.

A escrita da autora é muito gostosa. Narrado em primeira pessoa na visão de T.J e Anna, em capítulos alternados, “Na Ilha” passa ao leitor todos os tipos de sentimentos. O cenário e a atmosfera são perfeitos para acompanharmos não apenas a luta diária pela sobrevivência – a busca por comida, água e abrigo –, como também o limite psicológico de cada um deles e a convivência diária entre os dois. Até onde eles seriam capazes de aguentar? Os personagens buscam superar seus medos e encarar os perigos da ilha, mas não é tão fácil. Há poucos altos e muitos baixos; algumas passagens são angustiantes. Para mim, os momentos mais sofríveis foram os primeiros dias que os dois passam no local.

T.J e Anna foram personagens que me agradaram muito. Impossível não amá-los. Ficamos próximos aos dois por meio de seus relatos diários, suas inseguranças, as dificuldades e os momentos em que a esperança de um dia serem resgatados parece se esvair – um texto narrado  de forma surpreedentemente leve. Além disso, não pensem que todo o enredo baseia-se apenas no drama de sobreviver dia-a-dia na ilha. Os dois amadurecem muito e a convivência diária transforma dois estranhos de idades bem distintas – T.J com dezesseis anos e Anna com trinta –, em um casal apaixonado que busca o conforto nos braços um do outro. Um romance doce, construído em meio ao forte laço de dependência que criam entre si. Há cenas mais ousadas para os que gostam – como eu –, e o apoio mútuo é um dos aspectos mais gostosos de acompanhar nesse romance.

Os personagens, contudo, descobrem que teriam que superar mais do que apenas os desafios de uma ilha. Não quero entrar em muitos detalhes para evitar spoilers, mas uma parte do livro diz respeito aos desafios de um romance com diferenças de idade gritantes – um contexto envolvendo o olhar crítico da sociedade, as piadinhas e as dificuldades de se encaixar no ambiente pertencente a cada idade. Para o leitor que possa achar duvidoso a consistência desse romance, pode ficar tranquilo. A autora conseguiu passar em T.J a essência de um jovem que precisou amadurecer rápido. O personagem traz um jeito adolescente de início, mas sempre muito maduro. Ele é amável, apaixonante e decidido, um rapaz que torna-se um homem gradativamente ao longo do romance. Anna felizmente não é muito diferente, a personagem é forte, é sonhadora e lutadora – é muito fácil se apegar aos dois.

Eu amei o final e fiquei tocada pelo jeito como a autora terminou. Lindo, emocionante, Tracey Garvis Graves me conquistou com um texto singelo e despretensioso, onde o menos transformou-se em muito, muito mais. Um texto agridoce e leve; uma delícia de leitura que entrou para os melhores deste ano. Amei cada página.

Capa Original:

image

image

2 comentários:

  1. Ei amiga,


    estava aguardando essa resenha. =)

    Que bom que esse é um livro que não decepciona, até fiquei interessada a ler.
    Adoro livros com cenas mais ousadas, kkkkk.

    Vou tentar ler esse nas férias.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Delícia de livro! Assim que acabei de ler, voltei pra primeira página e li novamente. Amei!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL