terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pela luz dos olhos seus – Janine Boissard

image- Ficha Técnica:

- Título Original: Histoire D'Amour

- 216 páginas

- Sinopse: Laura Vincent cresceu entre o mar e as macieiras da Normandia. Passou a adolescência à sombra da irmã mais velha. Agathe – a bela – era admirada e disputada por todos os garotos da cidade; Laura – a pequena – passava as noites em casa, lendo romances. Mas o destino preparou uma surpresa para Laura. Trabalhando como assessora de imprensa de músicos, ela recebe, no dia seguinte ao seu aniversário de 26 anos, a visita do agente de um dos tenores mais famosos do mundo. Ela é requisitada para ser guia dele e seu chefe não deixa margem para discussão. Rico e bem-sucedido, Claudio Roman viaja pelo mundo emocionando plateias com sua voz. Fã de banquetes, bebedeiras e belas mulheres, ele parece ter tudo o que quer, porém seu comportamento esconde a amargura de nunca poder interpretar Alfredo, em La Traviata, por causa de um ataque criminoso que lhe custou a visão. Laura está preparada para lidar com um homem difícil e arrogante, mas, assim que ouve Claudio cantar pela primeira vez, ele toca seu coração. Aos poucos, mais do que sua guia, ela se torna também a confidente das noites sombrias de angústia. Como ela nunca lhe pede nada em troca de seu apoio, Claudio promete lhe dar qualquer coisa. No momento certo, ela cobra a promessa: quer que o cantor se submeta a um transplante de córnea capaz de lhe restituir a visão de um dos olhos. Apaixonada e convencida de que Claudio não precisará mais dela quando voltar a enxergar, Laura vai embora sem se despedir e sem dar a ele a oportunidade de vê-la. Será que Claudio saberá lidar com essa decisão? Ou ele vai enfim perceber que sempre lhe faltou o alimento mais essencial à vida: o amor?

- Nota: image

Com uma premissa sedutora e a promessa de um romance intenso e delicado, Sob a luz dos olhos seus foi uma leitura que iniciei com grandes expectativas. Talvez por isso tenha me decepcionado um pouco. A história é gostosa e suave, mas faltou consistência ao enredo. O livro teria sido bem melhor se a autora não tivesse passado a impressão de que estava com pressa de escrevê-lo.

Sob a luz dos olhos seus conta a história de Laura, uma mulher que nasceu à sombra da beleza da irmã e, por isso, resolveu que cresceria ao seu próprio mérito e esforço. Trabalhando como assessora de imprensa, Laura é cotada para servir como guia a um dos maiores tenores do mundo. Claudio é famoso, rico, tem todas as mulheres aos seus pés… porém, nada disso consegue suprir a amargura por ser um homem cego, que jamais interpretaria um dos papéis do qual ele tão sonhava antes de criminosos lhe tirarem a visão. Aos poucos, a convivência profissional acaba se tornando algo mais entre eles.

Em uma noite, Claudio zomba de Laura ao lhe dizer que ela era uma das poucas mulheres que nunca lhe pedira nada. Meses mais tarde, quando Laura se vê apaixonada pelo tenor, decide tomar uma atitude e lhe faz um pedido que, segundo muitos, Claudio não só recusaria como também a mandaria embora: Laura lhe pede que faça um transplante de córnea em um dos olhos. O cantor a princípio recusa, porém quando Laura o lembra de que ele zombara dela por jamais pedir nada – e esta era a única vez que pediria algo – , o cantor aceita a ser submetido a uma cirurgia.

O livro é curtíssimo; portanto qualquer outro adendo considero como spoiler. Apesar das poucas páginas, a história é dividida em três partes. Na primeira temos a narrativa em primeira pessoa de Laura; é através de seu relato que acompanhamos a convivência entre os dois e como ela acabou se envolvendo e se apaixonando por Claudio. Suas descrições tendem a cair para um lado mais lírico; um tom suave à sua adoração pelo tenor trouxe um ar elegante as páginas. Chega, em alguns momentos, ser poético.

A segunda parte diz respeito a Claudio, porém a narração é em terceira pessoa. Não é spoiler – e isso consta na sinopse do livro –, que Laura o abandona pouco depois da cirurgia. Aqui, o leitor passa a sentir sua angústia, seu sofrimento por voltar a enxergar e , entretanto, continuar cego no que dizia respeito a aparência de Laura. Como era ela? Porque ela não queria que ele a visse? Já a terceira parte da narrativa é intercalada entre os dois personagens e as expectativas de um possível reencontro.

Pela luz dos olhos seus traz um enredo que a primeira vista seduz. A história é singela, e de certo modo encantadora. A atmosfera envolta em música trouxe poesia as páginas sem rebuscar - há uma delicadeza nas descrições e o romance é comparado a ópera La Traviata, onde o personagem anseia por interpretar Alfredo. É, na verdade, nessa busca pessoal que se baseia a amargura de Claudio e a esperança de Laura – escuridão e luz -, um contraste claro e bem embasado na história.  O romance se destaca mais pelas palavras, mas não posso deixar de dizer que a única cena mais explícita do livro foi de arrancar suspiros.

Entretanto, o livro é breve demais. As passagens são rápidas e faltou consistência ao romance. Sim, eu gostei do envolvimento dos dois, mas não posso deixar de comentar que me senti frustrada por ser privada de vários acontecimentos na história. Por exemplo, após um ou dois encontros, passam-se meses na história e não sabemos direito o que ocorreu nesse meio tempo e como se desenvolveu a conivência entre eles. Também achei que faltou aprofundamento na relação dos dois, já que tampouco conhecemos os sentimentos de Claudio. Tive a impressão de que ele era um personagem muito mais profundo do que mostrou na história.

O final se mostrou decepcionante. Quando o livro começou a engatar no romance, a história termina de forma um tanto abrupta, como se a autora tivesse pressa em acabar logo. Não me entendam mal, eu gostei da história, mas fiquei com a sensação de que Pela luz dos olhos seus teria sido muito melhor com um enredo mais desenvolvido. É uma leitura rápida e fácil, que traz um romance leve com gostinho poético. Leitura boa e sublime para relaxar.

Capa original:

image

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL