domingo, 2 de junho de 2013

Voz do Coração – Michelle Willingham

image- Ficha Técnica:

- Título Original: Tempted by the Highlander Warrior

- Sinopse: A força de seu silêncio a tocou… Finalmente, depois de anos de torturas brutais, Callum MacKinloch está livre de seus raptores – mas sua voz ainda está aprisionada. Seu grito não seria ouvido por ninguém, nunca. Apesar de invisíveis, as correntes de lady Marguerite de Montpierre podem prendê-la a um casamento cruel e sem amor

- Nota: image

Gosto bastante da série O Clã MacKinloch. Sempre num conflito entre dois povos, seja ingleses ou escoceses, a autora traça uma narrativa cujo drama é mais acentuado. A atmosfera beira sempre a certo tom melancólico presente a todo momento pela condição emocional de seus personagens. Nesse contexto seus protagonistas quase sempre precisam curar as feridas causadas no passado – não necessariamente por uma mulher, mas sim por torturas físicas e/ou psicológicas sofridas em conflitos ou prisões –, além de passar por longos obstáculos no presente para garantir o tão sonhado final feliz. É quase uma receita, porém não vejo de forma negativa. Adoro esse “jeitinho” de suas histórias. 

Desde o primeiro livro estava ansiosa pela história de Callum. Em A Voz do Coração, o leitor é levado de volta ao tempo, na época em que o personagem sofria na prisão inglesa. Para quem não leu a série, é uma forma ótima de introduzir o protagonista sem ficar perdido. Aqueles que já estavam familiarizado, acompanham o personagem em passagens da prisão com diálogos internos que exaltam sua dor física e psicológica pelas torturas como açoites, a privação de alimento e humilhações. Além de compreendermos essa construção psicológica, também entendemos como Marguerite e Callum se conheceram e como a personagem se tornou seu bálsamo para a salvação . A cena é breve porém exala emoção pela delicadeza com que a autora consegue abordar o encontro.

Callum segue vivendo seu sofrimento na prisão, mas a lembrança de Marguerite o mantém vivo. Depois de um tempo ele consegue escapar; é em meio a rebelião que Marguerite também vê sua chance de fugir de um casamento ligado ao homem que comandava a prisão. Coincidentemente, os irmãos de Callum lhe oferecem abrigo temporário até que pudesse estar segura para voltar a encontrar seu pai. Pouco tempo depois, Callum volta para sua família e os dois se reencontram novamente.

A autora constrói em cada livro a mesma passagem, porém cada história traça mais detalhes e avança um pouco mais na narrativa. Uma característica da Michelle que adoro nesta série é sua determinação em trocar os papéis que geralmente vemos em romances “de banca”. Seus personagens estão na posição de herói fragilizado enquanto as heroínas é quem precisam – com doses de paciência, sedução, carinho e compreensão –, resgatar a alma desses heróis. Entretanto, este não é um traço tão forte nesse livro. Aliás, pelas cenas de Callum vistas em histórias anteriores, eu esperava um personagem cujo psicológico fosse mais delicado, mas o livro me surpreendeu ao apresentar um herói forte, decidido em suas decisões para ficar com Marguerite mesmo que trouxesse consequências que o levariam de volta a prisão e possivelmente à morte.

Porém não se engane, o trauma do personagem é visível e trabalhado ao longo de toda a história. Callum perdeu a voz na prisão; o texto, portanto, carrega diálogos internos e tentativas por parte de Marguerite de ensiná-lo a escrever para que pudessem se comunicar melhor. Contudo, o foco é mostrar a comunicação pelo olhar, pelo toque, a mensagem de um abraço… Michelle Willigham é ótima em descrever cenas de amor que dispensam qualquer diálogo; trazem muita sedução e se encaixam bem à narrativa.

Gostei do clima, da ambientação histórica… mas sempre acabo implicando com algum personagem da autora. Marguerite faz o tipo politicamente correta, sua tentativa de fazer o certo – voltar para o pai, convencer o pai, cancelar o casamento e então se entregar ao romance, – e sua covardia perante os problemas que enfrenta acabaram me irritando. A personagem meio que é responsável por prolongar o sofrimento do casal até os últimos minutos; neste caso prefiro heroínas que se empenham mais frente aos obstáculos do romance. Marguerite tem bom coração, porém peca pela falta de coragem.

Voz do Coração é um romance agradável, escrito sem grandes enfeites na narrativa. Gostei da trama, dos dilemas românticos e principalmente da superação de Callum em encontrar a própria voz através do amor. Um tom dramático que encaixou-se muito bem com o romance e criou uma bela história.

Capa Original:

image

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL