segunda-feira, 3 de junho de 2013

Louca Para Casar – Madeleine Wickham

image- Ficha Técnica:

- Título Original: The Wedding Girl

- 348 páginas

- Sinopse: Milly está a quatro dias de um casamento digno de contos de fada com Simon, um jovem rico por quem é perdidamente apaixonada. É a cerimônia mais aguardada do ano pela alta sociedade, mas um detalhe pode pôr tudo a perder. Dez anos antes, Milly se casou com um amigo americano gay para que ele vivesse na Inglaterra com o parceiro, mas logo ambos perderam o contato e nunca se divorciaram. Tudo permaneceria em segredo se não fosse a chegada de Alexander, o fotógrafo, que por acaso também presenciou a primeira união. Agora ela terá que correr contra o tempo para encontrar o “marido” e obter o divórcio antes que todos descubram que a noiva, na verdade, já é casada.

- Nota:image

Acompanhei algumas resenhas sobre esse livro e as opiniões eram quase as mesmas – a autora escreve bem com o seu verdadeiro nome, porém quase todos esperavam uma narrativa que inspirasse o humor tão presente nos livros de Sophie Kinsella. Acho que neste caso tive sorte por ter lido apenas um livro pelo seu pseudônimo. Eu adoro comédias românticas, mas já tinha em mente que a narrativa apresentaria um texto diferente e trataria de assuntos densos. Porém, seja como Madeleine ou Kinsella, a autora continua me deixando apaixonada por suas histórias com uma escrita impecável e viciante.

Em Louca Para Casar, o leitor conhece um pouco do passado de Milly e entende como ela acabou se casando com Allan, um rapaz gay que estava ilegal no país. Anos depois, deixando o assunto de lado, a personagem está ansiosa pelo seu verdadeiro casamento com o homem de seus sonhos, Simon. O planejamento da festa, jantares de família, a ansiedade da mãe… tudo está correndo bem até que ela descobre quem seria o fotógrafo. Alexander presenciou seu casamento dez anos atrás e se lembra bem do rosto que ele fotografou naquele tempo. Sabendo que ele poderia contar tudo ao seu noivo, Milly corre contra o tempo para encontrar seu marido de “mentirinha” e assim anular o casamento e voltar a tempo para sua festa que ocorreria dali a três dias. Para isso, ela conta com a ajuda de Rupert, que na época era o namorado de Allan.

Embora o tema não seja a de comédia romântica, o livro contém traços leves do humor em alguns momentos. Os elementos presentes no texto são mais densos como a aceitação do amor homossexual, bigamia, aborto, mentiras… a narrativa leve, entretanto, deixa o leitor a vontade para curtir uma história com temas interessantes sem provocar uma atmosfera tensa. A escrita da autora é dinâmica, ágil sem se atropelar com a quantidade de fatos que encontramos no decorrer da história. Fiquei encantada por me deparar com uma leitura deliciosa, leve mas que ao mesmo tempo abordasse temas fortes dentro do contexto romântico.

O livro é dinâmico por retratar não apenas a situação da Milly, mas também trazer a história e os conflitos de cada personagem na trama através de seus pontos de vista mesmo em terceira pessoa. Conhecemos a relação difícil de Simon com ao pai, o conflito de Isobel, os problemas no casamento de James e Olivia e a aceitação homossexual de Rupert. Os personagens despertam compaixão, simpatia e em alguns casos beira ao incômodo certas atitudes mesquinhas de alguns deles, como Milly ter mantido segredo de seu casamento ou a cobiça de Olívia. Mas no geral, acabei me apaixonando por todos ao mostrarem seus medos e receios, suas qualidades e defeitos que o tornam mais humanos; acho ótimo quando são passíveis de erros. Em especial, amei Simon e fiquei tocada com a história de Rupert e Allan que retrata uma triste situação bastante próxima a realidade.

O principal da autora é falar sobre o amor em seus diferentes dilemas. Dentro desse meio o leitor encontrará uma história sobre perdão, mágoas, aceitação pessoal, romances paralelos fofos, tocantes e outros que tentam recomeçar de novo. Há certo apelo dramático, mas a narrativa leve ao estilo chick-lit equilibra a leitura. Um aspecto que gostei é a tensão com que a autora mantém o leitor quase até os últimos instantes. Você começa a duvidar do tão sonhado feliz pela quantidade de acontecimentos que acabam provocando uma situação cada vez mais complicada. Fiquei numa expectativa sufocante para o final de cada personagem dar certo.

Minha pequena crítica fica por conta do argumento central da trama. Parece pouco crível as explicações de Milly para nunca ter ido atrás de seu divórcio, principalmente porque estamos falando de um acontecimento que dificilmente acabaria caindo no esquecimento. Outro ponto – e aqui nem se trata exatamente de uma crítica – é do modo como terminou. Embora a autora tenha entrelaçado tudo de forma concisa, senti que foi deixado certo gancho para, quem sabe, ela desse continuidade a história. Acho pouco difícil, porém adoraria saber que haveria uma continuação abordando outro personagem da trama.

Louca Para Casar entra para minha lista de favoritos deste ano. Não senti falta de qualquer aspecto de sua narrativa como Sophie, porque como Madeleine sua narrativa continua tão viciante e gostosa como sempre. Ah, como eu amei essa história!

Capa Original:

image

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL