domingo, 10 de março de 2013

The Proposition – Katie Ashley

image

- Ficha Técnica:

- * Sinopse: Emma Harrison está correndo e seu cavaleiro de armadura brilhante ainda não apareceu. Ela está ficando sem opções, principalmente depois que seu melhor amigo desiste de ajuda-la. Naturalmente, há sempre a possibilidade de recorrer ao banco de esperma, mas Emma teme que um doador desconhecido possa engravidá-la com a desova de Satanás.
Mulherengo convicto, Aidan Fitzgerald sempre consegue o que quer, especialmente no quarto. Quando Emma rejeita seus avanços, ele fica determinado a tê-la, não importa a que preço.
Depois que Aidan descobre a situação de Emma, ele faz uma proposta que irá beneficiar a ambos. Apesar de relutar, Emma não resiste a seu charme, juntamente com seu intenso desejo pela maternidade, e acaba aceitando. Será que este plano tem chance de dar certo?

* tradução: livre

- Nota: clip_image004

Está aí um livro que eu tinha tudo para não gostar. Meu gosto literário nunca caiu de amores por temas como traição, sexo sem compromisso ou mesmo pelas características dos personagens apresentados na sinopse. E, com isso, comecei a ler sem esperar muito da história, mas levei um baque delicioso. The Proposition foi uma ótima surpresa; uma história leve, sexy, inteligente e bem humorada. Tudo na medida certa.

Na história o leitor é apresentado a Emma, uma solteirona que sente os efeitos do tempo. Seu maior sonho é ser mãe, mas Emma não conhece candidatos a altura para isso. Desde a morte de seu noivo, ela não consegue se apaixonar por mais ninguém, e a ideia de recorrer a um banco de espermas não é nenhum pouco atraente. Ao ver seus planos sempre adiados, Emma, desesperada, pede ao seu amigo gay, Connor, que seja o doador do esperma. Ele a princípio aceita, mas seu namorado o coloca contra a parede e Emma vê mais uma vez seu plano indo por água abaixo.

Emma conheceu Aidan na festa de natal da firma. Ela lhe deu um fora ao saber sobre sua reputação de mulherengo e que, para ele, ela seria apenas mais uma conquista. Porém, os dois se encontram novamente em uma situação inusitada. Um pouco de conversa, alguns drinques, e o vice presidente da firma onde ela trabalha lhe oferece para ser o pai da criança. Relutante com a ideia, Emma acaba aceitando sua proposta. Ela ganharia o tão sonhado filho e ele finalmente teria aquela mulher que lhe desprezou na festa da firma… várias vezes.

Talvez eu tenha gostado do enredo porque a autora escreve de um jeito onde a relação de Aidan e Emma não pareça vulgar, pelo contrário. Apesar de ser um erótico,  eu não sei se descreveria The Proposition como tal. Para mim ele soa como uma comédia romântica bem apimentada, acompanhado de uma boa dose de carga emocional. A risada é garantida em vários momentos, pois o ambiente é tão descontraído que foi impossível não rir e se apaixonar pelo jeitinho cafajeste de Aidan. No âmbito amoroso, Aidan foge de qualquer compromisso e deixa isso bem claro durante a trama. Para ele, a relação com Emma é apenas sexo, mas, por outro lado, seu lado gentil, atencioso e engraçado – e muitas vezes sentimental –, não deixa o leitor sentir que se trata de um personagem vazio. Por mais que algumas de suas atitudes tenham me irritado, ele consegue conquistar pouco a pouco o leitor. Emma, por outro lado, é moderna, mas mantém certos paradigmas, é sonhadora e engraçada. Além disso, ao longo da história percebemos que há muito mais nele ou em Emma do que apenas uma história superficial onde os dois passam toda a história explorando o lado físico.

O livro fala do medo de se ligar a alguém, de responsabilidades, crescer na vida e de segundas chances. Tudo isso em uma história onde há dois personagens bem construídos, descritos de tal forma que eles pareçam quase reais. Aidan é cheio de defeitos, pisa na bola, os dois falam bobagens, mas mesmo assim ambos possuem um jeitinho que faz com que o leitor se apaixone por eles. O relacionamento dos dois vai se tornando especial com o passar da história. Cada diálogo, flerte, pequenas cenas como levar o cachorro para passear, tudo nos leva ao crescimento gradual do romance e, quando vamos ver, os dois já estão envolvidos sem que sequer percebam. A atmosfera é tão gostosa e os dois são tão divertidos que o leitor se sente cúmplice do relacionamento.

Os personagens secundários também ganham grande destaque. Em especial o pai de Aidan, Pop, que tenta a qualquer custo endireitar o cabeça dura que é seu filho. A relação familiar incrementa a proposta da autora de falar sobre a paternidade e o envolvimento emocional que isso traz. Os sobrinhos, as irmãs de Aidan, os avós de Emma, todos são maravilhosos e só acrescentam à história. O ambiente é sempre leve e deixa o leitor a vontade, se sentindo parte da história.

Houve apenas algumas expressões que achei repetitiva, como Aidan brincar que Emma tinha uma “boca suja”, frase que se repete ao longo das páginas. Fora isso, eu adorei cada momento da história. No final, há um acontecimento marcante, com uma dose emocional que me deixou louca pela continuação. Eu me pergunto como esse livro ainda não foi publicado no Brasil. The Proposition é aquele livro que estava faltando na pilha de leituras mais quentes, mas que foge de receitas batidas atuais da literatura do gênero. Ótimo livro e excelente história.

image

Um comentário:

  1. Bruna, não posso afirmar com certeza por não ter lido o livro, mas também tive a impressão, pela sua descrição, que ele está mais para comédia romântica do que para erótico. O erotismo, nesse caso, talvez seja apenas um algo a mais.
    A história parece ser bem divertida (também me parece ter ares de chick-lit) e ver o romance se desenvolvendo entre os dois mais ainda.
    Acho que conseguiria muitos leitores se fosse publicada por aqui =)
    Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL