sexta-feira, 8 de março de 2013

O Vale do Silêncio – Nora Roberts

image- Ficha Técnica:

- Título Original: Valley of Silence

- 343 páginas

- Sinopse: Com elementos mágicos e toques fascinantes de suspense e sedução, Nora Roberts, autora número 1 da lista de bestsellers do New York Times, apresenta "O Vale do Silêncio", último volume da Trilogia do Círculo. No reino de Geall, a erudita Moira ergue a espada em nome de seu povo. Agora, como rainha, deve preparar os súditos para a maior batalha de suas vidas contra um inimigo mais pérfido do que qualquer outro que jamais conheceram. Afinal, Lilith, a vampira mais poderosa do mundo, seguiu o círculo de seis através do tempo, rumo a Geall. Com um cenário descrito com extrema habilidade, Nora Roberts une cenas de ação a intervalos de paixão, desejo e magia. Os personagens são bem desenvolvidos e, apesar de mágicos, possuem sentimentos bastante humanos e reais. Uma trilogia de fantasia com forte apelo para os fãs de todos os gêneros.

- Nota: clip_image004

Desde o primeiro livro da série “Trilogia do Círculo”, dentre todos os personagens apresentados ao longo da história, Cian sempre foi meu preferido. Não resisto a personagens inteligentes, com um toque de humor sombrio, tiradas sarcásticas que estalam na ponta da língua e – claro –, o jeitinho sexy de um vampiro. Atraente, Cian é sempre descrito como o “bonitão”pelas próprias personagens da história, porém, mais do do que a aparência, para mim o vampiro foi um dos personagens mais bem construídos da autora.

Justamente por isso, a expectativa com relação ao seu livro era grande. Para não dizer enorme. Sendo o terceiro volume da série, O Vale do Silêncio traz uma narrativa um pouco diferente. Aqui, a dinâmica é deixada de lado, mantendo o cenário mais fechado, reservado à preparação de Moira, Hoyt, Glenna, Larkin e Cian na guerra contra Lilith. Por isso boa parte das cenas se passam no castelo de Moira e o que o leitor acompanha é o treinamento da população de Geall para a batalha final. Embora as cenas sejam quase o ápice do tema central - a guerra contra Lilith -, um lado meu esperava algo mais agitado. No começo senti a narrativa mais travada, tímida e, como eu citei, sem aquela dinâmica que encontrei nos livros anteriores.

Porém, Nora Roberts compensa o início mais lento com um romance lindo. A personalidade de Cian é tão única que eu me perguntava se Moira realmente conseguiria me convencer de que os dois tinham sido feitos um para o outro. E, nesse aspecto, o encaixe foi perfeito. Moira é o contraste de Cian de várias formas e isso foi um dos fatores para tornar o romance ainda mais gostoso: Enquanto ele é sarcástico, ela o rebata com frases engraçadas, porém, sem aquela maldade inserida nas entrelinhas. Ele é sexy, com um lado quase pervertido, ela possui um jeito inocente, sem apelar para o estereótipo de moça boba, mas sim aquela que se sente deliciada por descobrir o amor. Além disso, Moira é inteligente, guerreira, forte, mas nem por isso abandona seu lado feminino. Ela não hesita em desnudar tudo o que sente para o vampiro, e ver o Cian desconcertado com aquela personalidade cativante são os momentos mais descontraídos e divertidos da história.

As cenas de romances são suaves, trazendo uma relação delicada e linda. Cian consegue arrancar suspiros com suas frases que trazem certo erotismo, cheias de carinho e veneração a mulher amada. Embora um tanto clichê, seu conflito interno só faz acrescentar ao personagem, dando-lhe um toque real, mais humano diante de tanta perfeição, como é descrito Cian.

Em O Vale do Silêncio, o leitor conhece mais sobre o passado de certos personagens, especialmente Cian e Lilith. Vemos como tudo começou e voltamos vez ou outra à aquela atmosfera familiar entre Hoyt e Cian. Embora eu achei que no primeiro livro essa relação foi melhor trabalhada, há cenas ótimas entre os irmãos para matar a saudade do amor que um sente pelo outro. Não canso de repetir que uma boa relação familiar é um grande ponto para me faz cair de amores por uma história.

Se por um lado a atmosfera bélica foi cansativa no começo, da metade para o final ela se torna essencial à trama. Por fim, as últimas páginas são cheias de ação com um toque de drama e muita magia. O Vale do Silêncio é lindo e termina de uma forma que me surpreendeu. Para mim, foi uma das melhores trilogias já feita pela autora.

Capa original:

image

image

3 comentários:

  1. Ei Bruna,
    Ótima resenha. Li só o primeiro livro e adorei. Mas com tanta série pra seguir, acabei me esquecendo da Trilogia do Circulo. Pode? Preciso continuar, mas não sei onde arrumar tempo. rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, brigadinha Hérida!!! :D Eu amo essa trilogia, só fiquei um tantinho decepcionada com o segundo (porque o Larkin nunca me chamou atenção rsrs). Cian e Hoyt foram meus queridinhos desde o começo, vou sentir falta dessa trilogia *sninf, sninf*

      Leia logo!!! Pra mim é a melhor série que eu li da Nora *0*

      Excluir
  2. Bruna, nunca li um romance de Nora Roberts, acredita? Mas é inegável que tenho uma certa curiosidade de lê-los, tamanha a quantidade de resenhas e comentários positivos que vejo constantemente sobre a autora. É que as histórias não fazem muito meu estilo literário, mas é difícil resistir ao charme de um vampiro como esse Cian que você descreveu. rs
    Bela resenha!
    Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL