terça-feira, 27 de março de 2012

O Silêncio da Paixão – Susan Spencer Paul

image

- Ficha Técnica:

- Título Original: Beguiled

- Sinopse:  Para o amor nada era impossível! Lillian Walford era a perfeição em pessoa, mas um acontecimento do passado a condenava a uma vida de silêncio.

Ainda que Anthony Harbreas, o galante conde de Graydon, se desdobrasse em atenções para com ela. Lillian sabia que não podeia ser esposa de homem algum. Assim, porque o cobiçado conde a pedia em casamento?

Enredado pelo irmão de Lillian de modo a ter que desposá-la, Anthony logo percebeu o quanto era felizardo. Sabia que, por sob aquele silêncio angelical. Lillian era uma jóia inestimável. E estava determinado a convecê-la de que ela poderia ser uma esposa perfeita!

- Nota: 4

Fiquei de ler esse livro há décadas, mas por algum motivo sempre acabava deixando para depois. Agora,  justamente quando estava procurando algo mais leve, lembrei do livro e fui atrás.

Dessa vez nossa heroína é muda (embora com certo esforço consiga pronunciar poucas palavras). Irmã de um dos homens mais influentes de Londres – também conhecido como ‘O Conde Negro’ –, Lily tinha o sonho de conhecer e se apresentar como debutante na sociedade londrina. Mas uma mulher muda? Seu irmão Aaron, superprotetor, temia que fosse alvo do ridículo, e não permitira sobre hipótese nenhuma que Lily fosse motivo de chacota. Nem que, para isso, tivesse que comprar todas as dívidas do famoso lorde Anthony e como chantagem obrigá-lo a acompanhar sua irmã nos bailes.

Premissa simples? Pode até ser, mas com um tema como deficiência em destaque, o livro não seria menos que uma fofura, com boas doses de superação e críticas evidentes a sociedade, seja ela de qualquer época. Se hoje, ainda assim o preconceito, o olho torto, até mesmo a ignorância existe, imagine para uma pessoa com deficiência na sociedade pomposa Londrina de 1818 (data aproximada, a única encontrada em todo livro). Os absurdos variavam desde olhares de pena, irritação, até mesmo a dizer que pessoas mudas estavam ligadas a Satã. Embora eu não tenha pesquisado de fato  sobre conceitos na época, não é muito difícil de imaginar que o livro não foge da realidade. Sim, Lily chega a sofrer um bocado com mexericos e piadas a seu respeito.

Então que surge o mocinho…

Entenda, é um livro bem light, mais até do que eu esperava. Sem muitas cenas de beijos, nada caliente, mais aquele bom e velho mãos dadas, olho no olho e o carinho em si. Anthony não chega a ser um libertino, um dos mocinhos mais leves que li em um romance de banca, mas nem por isso deixa de ser fofo. Ele mesmo não evitava torcer o nariz, e acaba pagando com a lingua ao se apaixonar pelo jeito meigo e ingênuo da moça. Não que quando não precise, Lily não saiba dar os seus surtos de vez em quando como toda boa mocinha. ;)

Eu particularmente adoro quando a autora dá atenção a outros romances de personagens secundários, que ocorrem em paralelo. Destaque para o irmão da Lily e seu par romântico, lindos!

Quem procura algo bem levinho, quase um florzinha, esse é o livro certo.

Capa original:

image

Assinatura (2)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL