quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sob a Luz da Lua – Andrea Cremer

image- Ficha Técnica:

- Título Original: Nightshade

- 458 páginas

- Sinopse: Enquanto outras meninas adolescentes sonham com os meninos, Calla Tor se imagina arrancando a garganta de seus inimigos. E ela não teria como pensar outra maneira. Calla nasceu uma guerreira e em seu aniversário de dezoito anos, ela vai se tornar a fêmea alfa da próxima geração de lobos Guardiões. Mas o caminho de Calla está predestinado a sair de seu curso no momento em que salva a vida de um andarilho rebelde, um menino de sua idade. Este menino humano cheio de segredos vai virar o mundo embalado dos jovens de cabeça para baixo e vai alterar para sempre o resultado da Guerra dos Bruxos de séculos que envolve a todos.

- Nota: image

Não é só mais um romance adolescente repleto de criaturas sobrenaturais. Vai prender sua atenção até o fim.”

(Entertainmente Weekly)

Um incrível mash-up de guerreiros religiosos e caçadores feitiçeiros, de feminismo e opressão social… Moderno, pop e, ainda assim, altamente recomendado para românticas inveteradas.”

(The Los Angeles Times")

Quem me acompanha no twitter, sabe que ultimamente eu andava reclamando dos YA Books. Sempre mais do mesmo. Cheguei a falar que iria dar um tempo no gênero, até que surgiu a oportunidade de ler “Sob a Luz da Lua.” Então, quem me acompanha pela rede social, viu que, durante minha leitura eu literalmente entrei de cara no livro.

Este livro com certeza foi o melhor que já li deste gênero até hoje, entrando para os melhores de 2011. Com 456 páginas, a leitura é tão envolvente, que as folhas passam voando.

Coloquei as duas frases no início da resenha (as mesmas se encontram na contra capa do livro), porque de fato, acho que as duas descrevem exatamente do que se trata a história. Não é só mais um livro, é uma história incrível e diferenciada dos demais YA Books, embora haja elementos que podem ser facilmente encontradas nas outras histórias. Feiticeiros, bruxos, súcubos, lobos – há uma mistura variada de espécies, bem colocados na trama, tornando tudo ainda mais atraente. Aliás, a autora consegue, ao mesmo tempo em que  trata sobre o amor, a amizades, escolha difíces e romance muito, muito sensual –, também mexer com assuntos polêmicos. A opressão social e sexual, relacionamento gay, hegemonia e demais assuntos que tornam o livro duplamente mais interessante.

Lobos que podem se transformar em humanos. Eles respondem aos defensores, feiticeiros poderosos que proporcionam tudo para eles, em troca de lealdade. Por tal, os lobos vão a escola, ganham casas e estabilidade. Por outro lado, os Defensores decidem quando eles podem se unir, com que se casar, como se comportar e o que fazer. É assim por anos, e o arranjo tem dado bastante certo.

Calla é a fêmea alfa de sua matilha de lobos, e está destinada a se unir com Ren Laroche, o macho alfa da matilha dos Banes. É algo que está destinado a ela bem antes dela nascer, e isso fortaleceria as espécies. Afinal, o objetivo de uma alcatéia era a reprodução e a segurança da mesma, pelos Defensores. O instinto de uma possível paixão não consegue eclodir em meio a idéia de fazer algo por obrigação. Aliás, o livro inteiro trás essa crítica a hierarquia.

Mas então, quando ela salva o humano Shay de um ataque, as coisas mudam. E aos poucos, ela vai descobrindo que não se trata de um simples humano, mas alguém que mudaria sua vida e traria grandes mistérios… ou revelações.

Adorei todos os personagens! São únicos, personalidade diferentes, e que prometem bastante nos próximos livros. Principalmente o triângulo amoroso. Shay é diferente, Ren é sensual, explosivo, e Calla decididamente foi uma das mocinhas que mais gostei em YA Book. Por ser uma alfa, ela é uma guerreira, lutadora, mas tem seu lado humano como qualquer pessoa.

É claro que temos aquela velha disputa de casais, nesse caso team Ren ou team Shay, e eu confesso: dessa vez ficou muito difícil decidir. (embora eu dê uma leve escorregada ao lado de Ren…). Com narrativa excelente, o livro é carregado de cenas quentes, ação, mistério, aventura e emoções fortes. A autora também concetrou seu enredo com muita mitologia e história, criando um universo paralelo excelente. Esperar pelo segundo livro vai ser complicado, principalmente depois desse final. Acredito que lá se vão minhas unhas novamente, de tanta ansiedade. Nota mil para o livro.

Capa em inglês:

image

Onde comprar:

image image image image

Assinatura (2)