domingo, 5 de junho de 2011

Questões do Coração – Emily Giffin

image

- Ficha Técnica:

- Título Original: Heart of the matter

- 438 páginas

- Sinopse: Tessa Russo é mãe de duas crianças e esposa de um renomado cirurgião pediatra. Apesar dos avisos de sua mãe, Tessa recentemente abriu mão de sua carreira pra se focar na família e na busca da felicidade doméstica. Ela parece destinada a viver uma boa vida. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie que tem apenas 6 anos e nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, ela desistiu do amor - e até mesmo das amizades - acreditando que é sempre mais seguro não ter muitas expectativas. Embora as duas mulheres vivam no mesmo subúrbio de Boston, elas tem muito pouco em comum além do amor pelos filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas se encontrarem de um jeito inesperado. Em uma história alternativa e com vários pontos de vista, Emily Giffin nos emociona com um livro luminoso em que boas pessoas são pegas em circustâncias insustentáveis. Cada um sendo testado de maneiras que nunca pensaram ser possível. E cada um deles descobrindo o que realmente importa.

- Nota:image

 

Essa é uma das autoras que mais vejo comentários no twitter, e confesso que minha curiosidade com relação a ela aumentava cada vez mais. Apesar de ter 438 páginas e ser bem grandinho em seu tamanho, o livro “Questões do Coração” possuí uma narrativa tão bem elaborada, que cheguei a ler mais de 300 páginas em um só dia. Claro que depois ganhei uma baita dor no pescoço e meus olhos reclamaram, mas simplesmente não conseguia parar de ler. É uma daquelas narrativas viciantes que você quer ir até o final para saber o que vai acontecer.

Os personagens são super bem construídos, bem como a situação que a autora cria e envolve o casal em crise no casamento. Uma situação que ninguém está longe de passar, tão real que você com certeza já ouviu um ou dois (ou duzentos) casos parecidos.

Tess e Nick, a início do casamento, eram um casal perfeito. Mas como muitos, o tempo faz com que eles caiam no monótono da vida. Tess largou mão do seu emprego para cuidar dos filhos. Nick é lindo, musculoso, e é um cirurgião, uma profissão cheia de imprevistos, daquelas quando se precisa sair no meio de um jantar de casamento com a esposa, ou passar a noite no hospital, enquanto sua mulher vai dormir sozinha. E, em um desses imprevistos está Charlie e sua mãe solteira, Valerie, que jurou não acreditar no amor novamente.

Sem tentar entrar em maiores detalhes, o livro tem uma visão que, em algum momento, você chega a culpar Tess por deixar as coisas chegarem naquele ponto, mas sente pena dela. E, em outros, você culpa Nick, mas em momento algum, (não sei porque), senti raiva de Valerie. É até engraçado pensar nisso quando, na vida real, eu estaria pronta para ficar contra ela e apoiar Tess. Acho que a narrativa alternada entre as duas, favorece um pouco para entendermos o lado de Valerie.

Um livro intenso, mostrando aquelas velhas questões. Como não deixar que o tempo apague o amor? Como fazer para que o casamento não cai no monótono, simples, chegando a ser tedioso? Porque ficar ao lado de alguém que não se ama? De quem, realmente, foi a culpa?

Eu estava pronta para dar 4 estrelas, por conta do final. Confesso que queria outro tipo de desfecho, o que eu estava “torcendo”, por assim dizer, desde o início. Mas quando terminou, queria chacoalhar certos personagens e fiquei com aquela sensação de não ter gostado, como se eu mesma fosse a personagem e me incomodou tal escolha no final do livro. Eu jamais teria tomado aquela decisão. Mas para uma história que me prendeu tanto, com certeza valeu um 5 estrelas.

Questões do Coração” é um chick-lit, lançamento da editora Novo Conceito. Se eu recomendo? Com toda certeza!  

image

Onde comprar:

image image image image

Assinatura