sábado, 12 de março de 2011

A Cruz de Morrigan – Nora Roberts

image

* Título Original: Morrigan’s Cross

* Preço: SARAIVA | CULTURA | FNAC

* 364 páginas

Nos últimos dias do verão irlandês do sec. XII, quando o céu se obscureceu e se encheu de relâmpagos, o feiticeiro contemplava o turbulento mar em cima do escarpado. Elevando seu grito de pena para a tormenta, Hoyt Mac Cionaoith clama contra o ser demoníaco que levou seu irmão gêmeo, separando-o de sua família. Esse cruel ser é Lilith. Durante milhares de anos, atraiu com seus enganos incontáveis homens condenando-os à imortalidade com seu beijo e lhes roubando a alma. Mas agora, esta poderosa vampiresa fará o que seja para governar o mundo. E nesse dia, embora Hoyt não encontre à escura sereia que procurava, receberá a ajuda da deusa Morrigan que lhe outorgará os poderes necessários para cumprir sua ansiada vingança. Em troca, deve encontrar outros cinco companheiros para formar um círculo suficientemente poderoso para destruir Lilith e seu batalhão do mal. Um círculo com seis membros: ele mesmo, a bruxa, o guerreiro, o sábio, aquele que adota várias formas, e aquele que perdeu. Agora, viajando a Nova Iorque de nossos dias, onde topará com seu gêmeo, agora vampiro, Cian, e Glenna, uma bela bruxa. Dois guerreiros mais, Moira e Larkin, se unirão em sua luta. E enquanto a paixão surge entre Hoyt e Glenna, os inimigos ressurgirão de entre as sombras e o Círculo de Seis, deverá preparar-se para o momento decisivo de sua confrontação com Lilith.

Não cheguei a ler a série Mortal (eu sei que preciso conhecer Roarke), mas acho que de todos os livros que já li da autora, Nora Roberts conseguiu se superar dessa vez. Imaginem um livro com viagem no tempo, vampiros, fadas, bruxos, feiticeira e Deuses. Agora imaginem isso em uma história com uma trama muito bem elaborada, maravilhosa, aquela que realmente não dá para parar de ler… o resultado é a Cruz de Morrigan.

A início, o ambiente é o medieval, quando Hoyt tenta destruir Lilith, a vampira que transformou seu irmão gêmeo, Cian. Depois de uma rápida introdução, a Deusa Morrigan encube Hoyt de avançar no tempo até Nova York, e encontrar os cinco escolhidos, pois só assim derrotariam a vampira. Caso contrário, o mundo medieval e o atual não existiriam mais.

Esse livro é sem palavras! Cada um dos personagens é único, com personalidades marcantes que não só Hoyt (o feiticeiro) e Glenna (a bruxa), ficam com a cenas mais importantes, mas Cian e seu humor sombrio e sexy ganham destaque, bem como Moira, Larkin, King e Blair. As vezes a relação que Nora construiu sobre os irmãos Hoyt e Cian chegava ser o ponto mais alto no livro que o próprio romance algumas vezes. Cian é um vampiro de novecentos anos, e afirma não ter mais sentimentos por ninguém, nem mesmo por Hoyt. Ele, por outro lado, tenta buscar no irmão aquele resquício de humanidade que existia quando os dois eram tão unidos na idade média. E essa busca pelo lado do irmão é linda, com cenas muito bem construídas. 

O romance também é maravilhoso. Gostei muito de Glenna, mesmo tendo seus poderes, ela é uma ser humana como outra qualquer. Ela tem seus momentos de medo, desejos, coragem, chora perdas, etc. Os personagens foram muito bem elaborados, eu ri, eu cheguei a chorar (ah, tá, eu sou manteiga derretida, o que posso fazer?), fiquei tensa, enfim… Os sentimentos, tanto físico (como o que Hoyt tem pela Glenna) quanto o fraterno (pelo Cian), são retratados no livro com um misto de magia. Tudo é magia, suas palavras são poderosas, amuletos são símbolos de amizade, de amor, de lealdade e esperança. Seis escolhidos que juntos, precisam derrotar um exército para salvar a humanidade.

Acho que fica mais do que claro que eu indico esse livro. Prefeito? Ao meu ver foi. Cenas de romance, de amizade, de brigas, lutas, companheirismo… Só é claro, tem aquele leve probleminha típicos das trilogias: esperar pela continuação, o que vai ser difícil. Mas pelo menos será só um mês. Segundo a Editora Bertrand, a continuação, “O Baile dos Deuses”, vem em abril. ;)

image

Trilogia do Círculo:

1. A Cruz de Morrigan.

2. O Baile dos Deuses 

3. O Vale do Silêncio

Cotação:

5 estrelas Assinatura