quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Fallen – Lauren Kate

image

* Título Original: Fallen

Há algo estranhamente familiar em Daniel Grigori. Misterioso, ele captura a atenção de Luce Price desde o momento que ela o vê em seu primeiro dia no internato Sword & Cross, em Savannah, Georgia. Ele é o único brilho em um lugar onde celulares são proibidos, os outros alunos são toscos e câmeras de seguranças acompanham todos os movimentos. Mesmo que Daniel não queira nada com Luce, e faz com que isso fique bem claro, ela não consegue deixar pra lá. Atraída por ele como uma mariposa é atraída por uma chama, ela tem que descobrir o que Daniel está tão desesperado pra esconder, mesmo que isso possa matá-la.

Bom, confesso que quanto mais eu ouvia falar desse livro mais curiosa ficava pra ler ele. Primeiro pelo tanto de opiniões que ele divide, uns amam e outros odeiam, é só entrar no skoob que você terá uma boa idéia da discussão sobre o livro. E com tantas críticas de um lado, elogios de outro, Fallen pra mim foi um livro bem gostoso de ler.

Eu ganhei ele de presente (obrigada Ellen!) e quando comecei a leitura, terminei em dois dias. Realmente a narrativa da Lauren é muito boa, deixa a leitura gostosa e fluí bem. Ele realmente tem aquele ar de “sombrio” como falam, principalmente porque a história se passa em um reformatório com todas aquelas coisas de câmeras vigilantes (os “vermelhos” como chamado pelos alunos), pulseira rastreadora que dá choque, segurança, etc. Até o clima da narração tem aquele ar “sepulcral” (claro, com um cemitério ao lado do reformatório, não poderia ser muito diferente…)

O livro todo ganha um ponto forte: a vontade de saber o que vai acontecer nas próximas páginas, o que realmente envolve todo o mistério do livro. Eu confesso que chutei umas dez possibilidades e acabei errando muitas. Você fica curiosa desde o início com a história da Luce e como ela foi parar naquele reformatório (é bem legal a história dela), sobre o sombrio (e grosseiro, mesmo sendo bonitão) Daniel e o tão “descolado” Cam. Ela te leva a pensar nas possibilidades, e te leva a pensar em “x” caminho quando na verdade, no final, você é surpreendido por outro. O final é uma reviravolta gritante que te deixa ansiosa pelo segundo livro. Isso é bem legal.

Sobre os aspectos negativos, sentia falta as vezes de mais diálogos entre Daniel e Luce, e em alguns momentos a história poderia ter sido encurtada, ou ido direto para um ponto importante. Ah sim, e algo que falei no twitter para quem estava acompanhando… por mais que Luce estivesse apaixonada, ela me irritou algumas vezes. Parecia um cachorrinho pedindo atenção do Daniel o tempo todo, mesmo quando ele a tratava mal ela não ficava brava ou irritada e corria ainda mais atrás dele!

Fallen é um ótimo livro, uma bonita história de amor. O final, como eu falei, surpreende e te deixa com muitas dúvidas e no aguardo pelo segundo livro da série, “Tormenta”, que será lançado ainda esse ano. ;) (e se alguém quiser me dar de presente… *assobia*…)

Cotação:

3 estrelas Assinatura Bruna