terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Como Falar Dragonês – Cressida Cowell

image Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais grandioso herói já visto em todo o território viking. Ele era bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo. Principalmente se têm como companheiro um dragãozinho teimoso e mal-educado. Nessa nova aventura da série, o dragão Banguela foi capturado, um nanodragão está prestes a virar refeição e Dragões-tubarões estão à solta. Mais uma vez, os vikings precisam de um salvador... Soluço! Com aventura, ação, muito humor e ilustrações divertidíssimas, a receita do sucesso de Como treinar o seu dragão é seguida à risca no terceiro lançamento da série escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis. Crianças, jovens e adultos que já conhecem Soluço e o dragão Banguela, seja das páginas dos livros, seja das telas de cinema, não vão perder essa nova história.

Não sou muito fã de livros infantis, até porque digamos que faz muito tempo desde que eu li um, rs. Mas confesso que é impossível você não gostar de Como Falar Dragonês.

Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler os dois primeiros da série, porém li algumas resenhas que me resumiram um pouco a história. Soluço é o personagem principal da história, narrada de forma leve para crianças. Ele é viking, magricela, não leva muito jeito para ser guerreiro e tem o dom de falar a língua dos Dragões.

Por saber falar essa língua, soluço escreve em um caderno um guia de “como falar dragonês”, contendo não só informações sobre a língua, bem como descrições das diversas espécies de dragões e seus hábitos. Esse guia, por sinal, é hilário com o “Vocabulário de Dragão”.

O livro é uma graça! Soluço, junto ao seu amigo e levando seu dragãozinho fofo (e muito respondão também hehe), o Banguela, recebem aulas de Bocão em um treinamento viking para capturar um barco de pescadores, e acabam abordando um navio Romano (seus piores inimigos). O resultado disso é que, desta vez, Soluço volta sem o seu dragão que foi capturado, e fará de tudo para tentar resgatá-lo.

Como Falar Dragonês tem uma narrativa super descontraída, praticamente a maioria dos nomes, barcos e dragões, possuem mais de uma palavra, como “Perna-de-Peixe” e “Dragão-tubarão”, e fora os desenhos ao longo de todo o livro. Parecem que foram (super bem feitos, por sinal), por uma criança mesmo, e não pela autora.

Gostei bastante desse livro, embora seja voltado para crianças, recomendo a todos que gostem de algo mais descontraído. ;) Com certeza o livro é para todas as idades.

Série “Como treinar seu dragão”: (já publicado no Brasil)

1 – Como treinar seu dragão

2 – Como ser um pirata

3 – Como Falar Dragonês

Cotação:

3 estrelas

 

 

 

Assinatura Bruna