segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Depois da escuridão – Sidney Sheldon & Tilly Bagshawe

image

A doce e angelical Grace Brookstein é a socialite mais querida dos Estados Unidos e leva uma vida de princesa. Até o dia em que seu marido, o bilionário Lenny Brookstein, dono do fundo de hedge Quorum, sai para velejar e nunca mais retorna. Enquanto lida com a trágica morte do marido, um novo escândalo abala a vida de Grace: bilhões de dólares desaparecem do fundo Quorum, provocando a falência de milhares de famílias. Grace torna-se a principal suspeita e da noite para o dia sua vida se transforma. Determinada a provar sua inocência, Grace embarca numa jornada que revelará que ninguém a sua volta é digno de confiança.

Mais um livro que entra nos melhores lidos deste ano. Eu nunca tinha lido nada do Sidney Sheldon *se esconde*, embora, claro, tinha ouvido falar muito dos livros do autor pelo menos umas dez vezes. Uma hora eu ia ter que tirar o atraso!

O livro é ação, tensão e suspense do começo ao fim. Grace é rica, mulher de um dos homens mais importantes dos Estados Unidos, Lenny Brookstein. A personagem é a típica menina crescida em um mundo de milionários: sempre teve tudo que quis, jamais precisou se preocupar com as próprias contas, e casou-se com o príncipe dos seus sonhos.

Falando assim até parece que estou falando de uma personagem metida, mas Grace é longe disso. Ao contrário, ao decorrer do livro, você percebe que o autor¹ quis mostrar uma sociedade de personagens milionários e corruptos, que não prestam, onde o dinheiro está acima de tudo. Todos os personagens são assim, a exceção de Grace.

Ela vê seu mundo desmoronar quando Lenny morre, e de repente a sociedade acusa seu falecido marido de ter dado o maior golpe já visto nos EUA. Levada a julgamento, os tão “melhores amigos” somem, a tão “sociedade amável” desaparece, e ela se vê sozinha para tentar provar a inocência de seu marido.

Confesso que fiquei com muita pena da personagem, que sofre DEMAIS nessa batalha para tentar limpar seu nome, tudo descrito ao longo da história. De menina ingênua ela passa uma transformação radical para sobreviver, perdendo sua inocência de forma brutal. Os momentos que ela precisa enfrentar são duros, sofríveis, e não deixam de ser reais. Quantas vezes não ouvimos na televisão casos de pessoas que foram julgadas a prisão perpétua, a pena de morte (não aqui no Brasil), e na realidade eram totalmente inocentes?

A narrativa, em terceira pessoa, rápida mas sem deixar de dar detalhes, também foi o ponto forte para deixar tudo parecer mais real. Grace é guerreira, é persistente, ela foge da polícia, ela está sozinha no mundo, e ninguém mais é confiável. Ela tem seus momentos de fraqueza, ela desaba, mas depois volta a se reerguer, e essa perseverança é muito forte, que fica impossível você não se envolver com o psicológico da personagem. Sério!

A trama financeira eu precisei prestar um pouco mais de atenção do que se fosse ler um romance policial “comum” (sou igual a Grace, não entendo nada de bolsas, ações e afins! rs) No final, estava certa sobre o verdadeiro culpado, mas acabei sendo levada a pensar de outra forma durante um bom tempo em que estava lendo. O epílogo talvez eu tenha imaginado de outra forma, mas, mesmo assim, gostei.

Eu SUPER recomendo esse livro, cheio de ação, traições, suspense, fugas alucinadas e um toque de romance. Vou ficar uns bons dias sem encontrar um livro que supere o Depois da escuridão.

¹ – Sidney Sheldon morreu em 2007, aos 89 anos. Esse livro foi escrito por Tilly Bagsahwe, que segundo diz, tenta manter o nome do autor ainda vivo. Há rumores que o livro tenha sido começado por Sheldon, e Tilly deu o fim. Outros dizem que ele havia deixado manuscrito de vários de seus livros, dentre eles Depois da escuridão. Tilly foi contratada pela família dele, e, sinceramente, mostrou grande competência para levar o nome do autor de volta a literatura.

Cotação:

5 estrelas

 

 

 

 

Assinatura Bruna