sábado, 13 de novembro de 2010

Coração Ferido – Chelsea Cain

image

O detetive Archie Sheridan passou dez anos perseguindo Gretchen Lowell, uma estonteante serial killer, mas foi ela quem o capturou. Dois anos atrás, Gretchen aprisionou-o e torturou-o por dez dias, mas, em vez de matá-lo, ela surpreendentemente o deixou partir, entregando-se à polícia.

Agora ela está na cadeia pelo resto da vida enquanto Archie se vê em outro tipo de prisão – viciado em analgésicos, incapaz de voltar à sua antiga vida e sem forças para apagar aqueles dez dias horrendos de sua lembrança. Sua mulher, de quem se afastou, diz que o velho Archie não existe mais, e ele concorda. As visitas a Gretchen são semanais, com a justificativa de que só ele pode fazê-la confessar onde estão os corpos das vítimas. Mas Archie sabe qual o real motivo – ele simplesmente não consegue ficar longe dela.

Quando outro criminoso começa a seqüestrar meninas em Portland, Archie tem que se recompor para liderar uma nova força-tarefa que investigará os assassinatos. Uma repórter jovem e determinada, Susan Ward, acompanha o trabalho do grupo, o que desencadeia um jogo mortal entre Archie, Susan, o novo serial killer e até Gretchen. Eles têm um maníaco para capturar, e talvez isso liberte Archie de Gretchen de uma vez por todas.

Quando vi a capa desse livro pela primeira vez, pensei que se tratava de um romance bonitinho, de um casal que provavelmente tivesse magoado um ao outro, daí esse título… Depois quando li a sinopse, vi que estava bem enganada. O livro de bonitinho não tem nada.

Diga-se de passagem, enquadra-se em um dos melhores romances policiais que li esse ano. Aqui conta a história de um policial, Archie, com sua vida completamente destruída por uma seria killer que o seqüestrou há dez anos, e o torturou durante dez dias. Ressalto que é preciso ter um pouco de estômago pra ler o livro, toda a tortura é minunciosamente detalhada, levando você a pele do personagem. Se isso não fosse suficiente, Archie acaba se apaixonando por ela.

Talvez apaixonar não seja a palavra certa. É uma obsessão doentia, uma coisa que realmente você fica tentando entender o personagem. Já houve casos reais de Síndrome de Estocolmo¹, porém o que ela fez com Archie, você se pergunta como, ele acaba caindo nessa. Ele vai visitá-la todos os domingos na cela, afim de que ela diga onde e como torturou e matou as 199 vítimas que vieram antes dele, mas ele mesmo admite que apenas na presença dela encontrava o alívio. Novamente, a obsessão…

Archie  agora é viciado em remédios fortes (que ela o induzia a tomar nas sessões de tortura), mora em um apartamento quase vazio, e abandonou esposa e filhos. Mas é chamado novamente para trabalhar com a jornalista Susan quando assassinatos estranhos estão acontecendo com adolescentes cujas características são parecidas, e parte desta trama também está ligada a seria killer. Susan é outra personagem que também foge dos padrões de típica jornalista certinha. Sua vida é cheia de erros e defeitos.

Já Gretchen, é a serial killer descrita como linda, exuberante, “vestida para matar”. Sua personalidade é fria, mostrando que até na prisão ela parecia ter o controle da sua situação sobre Archie. A relação deles é doentia, fato. Archie é totalmente ciente disto, tanto que ele mesmo se descreve como o “homem problemático”, o “retardado”, que não consegue ficar longe dela. 

Não aconselho para aqueles que curtem algo mais leve, já li alguns comentários de pessoas que pararam logo na primeira página (mas depois fica mais levinho, rs). Porém pra quem gosta de um forte romance policial, com uma boa trama, personagens reais (que possuem seus podres, seus defeitos, nada de heróis e mocinhas perfeitas), vai realmente amar este livro. Super recomendado, não vejo a hora de ir para o segundo. 

¹ - Quando a vítima se apaixona por seu seqüestrador.

Trilogia “Archie e Gretchen”

1 – Coração Ferido

2 – Coração Apaixonado

3 – Coração Maligno

4 – The Night Season (lançamento previsto nos EUA: março de 2011)

Site oficial: http://www.chelseacain.com/

Site da Serial Killer: http://iheartgretchenlowell.com/

Cotação:

5 estrelas

 

 

Assinatura Bruna