domingo, 28 de novembro de 2010

Coração Apaixonado – Chelsea Cain

image “Esta é uma história de amor na medida em que estas duas pessoas têm obsessão uma pela outra. Não é saudável. Não é romântica. Mas há nela uma intimidade que é semelhante ao amor, ou ao que se entende por amor em relacionamentos manipuladores, violentos, terrivelmente conturbados”

(Chelsea Cain)

Mesmo com provas, livros e mais livros para ler, provas e mais provas; acabei não resistindo e fui ler logo o segundo livro da série Archie e Gretchen. Coração Ferido é o primeiro livro, já resenhado aqui no blog.

Gostei tanto que terminei de ler o livro em uma noite. Apenas relembrando para quem não leu minha resenha do primeiro livro: Archie é um policial que foi torturado durante dez dias por uma serial killer, e ele acaba se apaixonando (ou melhor, tendo uma obsessão) por ela. Ponto.

Nesse segundo livro, essa obsessão é ainda mais doentia (mais ainda que no primeiro livro). Ele até que procura tratamento, volta a viver com a família, vai a psicóloga, sabe que essa obsessão é loucura, é algo ruim… mas um fato inesperado tira ele desse caminho, e o faz retornar aquela paixão doentia pela serial killer.

Essa continuação foi até melhor que a primeira. Mesmo tendo um aprofundamento nos personagens logo no início de Coração Ferido, Coração Apaixonado é ainda maior. A mente doentia de Archie é mais explorada, e Gretchen também ganha um destaque maior. Até os filhos de Archie (adorei a fofinha da Sarah) ganham papel.

A história é cheia de “uma hora você odeia Archie, outra hora você tem pena dele”, chegando a um limite para o próprio personagem, que precisa escolher entre a barreira da sanidade e a loucura, e tudo isso é descrito de tal forma que você se vê novamente na pele do Archie. Tenta entender essa loucura que o faz hesitar matá-la até mesmo quando a vida dos próprios filhos é colocada em jogo.

Talvez de todos, Susan tenha sido a única personagem que eu imaginava com um outro tipo de papel nesse segundo livro (mas ainda espero que minhas expectativas com relação a ela se concretizem hehe). No mais, amei o segundo ainda mais que o primeiro.

Trilogia Archie e Gretchen:

1 – Coração Ferido

2 – Coração Apaixonado

3 – Coração Maligno

4 – The Night Season (lançamento previsto nos EUA: março de 2011)

Cotação:

5 estrelas Assinatura Bruna