segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Grau 26 – Anthony E. Zuiker e Duane Swierczynski

image Grau 26 é muito mais que um livro. É uma experiência revolucionária que mistura leitura, com elementos cinematográficos e interatividade digital, o primeiro digilivro da história. Criado por Anthony E. Zuiker, visionário roteirista da série de TV CSI, traz o perito Steve Dark e sua equipe na perseguição ao mais terrível psicopata de todos os tempos. Um homem tão perverso que não se encaixa nos 25 graus de perversidade estipulados pela lei. Para ele, é necessário criar o grau 26. Leia. Veja. Acesse. Tenha medo. CSI e a série de TV mais assistida no mundo, com cerca de 2 bilhões de espectadores em mais de 200 países. Os leitores terão acesso a conteúdo digital exclusivo, incluindo 20 ciberpontes, que contém vídeos, áudios e elementos interativos que complementam a história. Através do portal os leitores poderão interagir entre eles e com a historia. O filme que complementa o livro é uma produção caprichada. No elenco: Bill Duke, Michael Ironside e outros.

Já li esse livro há muito tempo atrás, então me perdoem se eu falar alguma besteira aqui, hehe. Que eu me lembre, foi um dos melhores romance policial que eu li.

Na época (ok, falando assim pareço uma velha), causou um alvoroço danado porque era o primeiro “digilivro” na história da literatura. Ou seja: Depois de uns quatro ou cinco capítulos, aparecia um código. (a chamada ciberpoint) Você entra na internet, digita esse código no site oficial e tcham: Eis que surge um vídeo pequeno (coisa de três ou quatro minutos), com um filminho que mostrava o capítulo em questão.

Falando do livro em particular, amantes de cenas policiais vão amar! Precisa ter um pouco de estômago para uma ou duas cenas; afinal o livro trata do Serial Killer Grau 26, o malvado dos malvados. (já que na vida real, existem 25 graus para denominar serial killers) Parece que é questão de honra para Sqweegel, denominado o Grau 26, atormentar a vida do “policial-gato” Steve Dark. A narrativa é diferente, praticamente como se você estivesse assistindo a um filme. Tudo no livro é tão intenso, as vezes você se sente dentro dele. O assassino tem planos pertubadores (cenas como estupro, queimar a pessoa com vela são apenas algumas coisas), como eu falei é preciso um pouco de estômago. O incrível é saber que realmente existam pessoas assim, capazes das maiores crueldades sem o mínimo de sentimentos. Acho que os escritores Anthony E. Zuiker e Duane Swierczynski descreveram bem como seria a personalidade de um.

Agora, os vídeos: O que poderia ter sido um grande sucesso, tornou-se um fracasso. Apenas alguns valem a pena; o ator que escolheram para interpretar o papel de serial killer interpretava uma personalidade totalmente diferente da descrita do livro, algumas vezes até tinha me feito rir. Outro ponto negativo foi o ator para o papel de Steve Dark, que apesar de lindo teve pouco mais que três ou quatro frases em quase vinte vídeos. (e ainda certas cenas do book trailer oficial simplesmente não apareceram).

Ah, detalhe: Grau 26 é um livro que também tem romance. (embora as mais românticas e melodramáticas como eu vão chorar, e só quem já leu o livro sabe do que estou falando.) Se não me falhe a memória, o vídeo número cinco tem uma cena que é de tirar o fôlego, haha. :)

Grau 26 faz parte de uma trilogia. O segundo, Dark Prophecy (Profecia Sombria), será lançado 14/10 nos EUA. Como toda trilogia, o primeiro livro deixou algumas perguntas para serem respondidas, e um final que realmente surpreende.

Para os curiosos, o booktrailer:

Cotação:

5 estrelas

 Assinatura Bruna