quinta-feira, 16 de abril de 2015

8 segundos – Camila Moreira

image - Ficha Técnica:
- N° de páginas:
275
- Editora: Suma de Letras
- Sinopse: O que fazer, quando dois mundos totalmente diferentes se chocam em uma realidade não esperada? Pietra sempre teve tudo o que desejava, mas após ser obrigada a passar trinta dias isolada em uma das fazendas da família, ela vai descobrir que nem tudo está ao alcance de suas mãos. Um peão de olhos azuis está tirando o sono da princesa da cidade.Lucas Ranger é um homem ligado às coisas mais simples da vida. Suas maiores paixões são o rodeio, o campo e os animais. Lucas não se deixa levar pelos lindos olhos verdes de Pietra, ele sabe que ela significa problema. Mas será que o cowboy indomável, irá se deixar laçar por uma menina de cristal? Oito segundos... uma história de amor e paixão superando as diferenças.

- Nota:  image

8 segundos, de Camila Moreira, não é o livro de estreia da autora. “O Amor Não tem Leis” e o “Amor Não Tem Leis: O Julgamento Final” são uma duologia publicadas pela Suma de Letras em 2014, ambas voltadas para o romance erótico. Em “8 segundos”, Camila Moreira também aposta em um romance com cenas sensuais e eróticas, desta vez ambientado em uma fazenda no interior do Brasil, com personagens típicos ao cenário proposto.

Na história, Pietra acaba de chegar a fazenda de seu pai. Antipática e irritante, a personagem trata a todos so seu redor como ignorantes, especialmente Lucas. Seu encontro com o cowboy começou com o pé direito, mesmo que a atração tenha sido imediata. Por sua vez, Lucas não consegue acreditar que uma patricinha mimada, “Cristal”, como ele mesmo se refere, esteja virando sua vida do avesso. Mesmo o levando a loucura, Lucas se sente cada vez mais atraído por ela, e não consegue resistir a paixão que cresce cada vez mais.

Camila tem uma boa história em mãos, mas ainda está na fase de amadurecimento. A autora abusa dos clichês mais óbvios e se ampara sobre situações um tanto convenientes para dar segmento a história. Diria, até, que sua inspiração vem de novelas brasileiras e de filmes de sessão da tarde: a patricinha mimada que faz discursos vazios sobre roupas de marcas e sapatos caros, o cowboy esquentadinho e sexy, que, a menor das provocações, sai por aí querendo bater em todo mundo. Não seria um ponto negativo se não fosse estereotipado demais, mas acabou sendo.

O emprego do “palavreado sujo” causa certo incômodo. “Potranca”, “bocetinha”, “rebola pra mim” e “goza gostoso” são apenas parte das expressões mais obscenas que encontramos no livro. Em muitas situações, Lucas se refere ao próprio pênis como “meu amigo aqui” ou “meu amigão”. Se não é brega, é, no mínimo, desestimulante um personagem se referir assim ao seu próprio órgão genital.

Mas o tema principal do enredo não é o sexo com linguajar mais depravado. A dedicação de Pietra em cuidar do Lucas é o maior apelo da história, a relação carinhosa que ambos constroem mediante as dificuldades de um relacionamento cheio de brigas e reconciliações, além de um passado misterioso que interfere na vida dos dois. Pietra, que melhora gradativamente ao longo da história, e Lucas Vitor, vivem literalmente “entre tapas e beijos”, mas conseguem chegar a um denominador comum.

A escrita da autora é promissora, mas ainda peca em alguns pontos. Camila é muito detalhista e exagera no uso de pronomes possessivos e da primeira pessoa do singular (Eu andei até ele… (…) …Eu peguei sua xícara… (…) …Eu calcei minhas botas.), o que prejudica a história como um todo, deixando a leitura cansativa. Porém, tendo um olhar mais crítico a sua própria narrativa, lapidando alguns pontos, Camila só tende a crescer nos próximos livros. São os pequenos detalhes que acabaram prejudicando sua história.

Pelo burburinho que os livros da autora vem causando nas redes sociais, confesso que esperava mais. Entretanto, sob um ponto de vista menos crítico, a autora consegue atingir seu objetivo: trazer uma história de romance entre duas pessoas de mundo diferentes, mas que uma se adapta a outra mediante aos problemas da vida. A história no geral é agradável, e o final não poderia ser mais justo depois de tudo que os personagens passam. 8 segundos é o terceiro livro de Camila Moreira publicada pela Suma.

 

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL