terça-feira, 9 de setembro de 2014

[série] Outlander: Castle Leoch 1x02

image

Após duas semanas da estreia não oficial de Outlander, o segundo episódio, Castle Leoch, estreou dia 16/08 na televisão. Se o episódio piloto ditou um ritmo mais lento, deixando muitos que assistiram, desgostosos com a série, logo de início, Castle Leoch apressou os passos da trama com um episódio um pouco mais dinâmico, sem, entretanto, atropelar os acontecimentos da história do livro.

Em Castle Leoch, Dougal e seus homens voltam ao castelo de seu irmão, levando sob seu encalço a forasteira Claire. Enquanto todos estão ocupados, guardando os cavalos e recebendo as boas vindas dos habitantes do castelo, Claire aproveita para contemplar a situação a sua volta. Seu olhar expressivo torna fácil para o telespectador entender o que se passa em sua mente – a curiosidade diante daquelas pessoas, o medo, o receio... Quando uma mulher pequena e rechonchuda aparece para saudar os homens, Jamie a apresenta a Claire como sendo a Sra. Fitz. A mulher estranha as roupas incomuns de Claire, mas, ao ver o estado imundo da moça, oferece a ela comida quente e roupas mais adequadas para uma dama. Entretanto, Claire ressalta que primeiro precisaria cuidar do ferimento de Jamie.

image image

É neste episódio que o passado do escocês começa a ser desmembrado. Enquanto Claire troca a atadura do ombro do rapaz, surpreendendo-se com as cicatrizes em suas costas, Jamie relata quando e como as ganhou. A cena difere de alguns aspectos daquela apresentada no livro, mas nada que, de fato, traga um impacto sobre o cursor do passado de Jamie. Através de flashbacks, o rapaz explica sobre o seu primeiro encontro com o terrível Black Jack, e os acoites que recebeu deste porque tentara impedir que ele estuprasse sua irmã. Ao mesmo tempo, Claire relembra sobre seu marido, que com certeza estava preocupado com o sumiço da mulher. Sem poder se conter, com saudades de Frank, Claire desaba no choro.

image

image

Assim, trava-se o primeiro indício da amizade entre os dois. Jamie tenta acalentá-la, e promete que, enquanto estivesse ao lado dele, nada aconteceria de ruim com ela. Uma cena importante, transmitida com a vivacidade de olhares intensos entre os dois. Ela, logo após,  é deixada aos cuidados da Sra. Fitz, que a alimenta e a apronta para falar com Colum, o chefe do clã. Numa primeira conversa, Colum se comporta de maneira gentil, embora ressaltando traços de desconfiança sobre a história inventada de Claire. Ninguém acreditaria se ela contasse que viera de outro mundo – e poderiam, inclusive, acusá-la de bruxaria. Desse modo, Claire relata que estava indo para a França quando foi atacada por Randall, e Colum promete que a levaria de volta a Inverness, local onde tudo ocorrera. Assim, para Colum, a mulher estaria indo para França encontrar com parentes distantes, mas, para ela, na verdade, seria a oportunidade perfeita para voltar para sua época.

image image

Ao mesmo tempo em que levanta olhares curiosos por onde passa, Claire conquista a afeição da Sra. Fitz e de Geilis, uma especialista em poções e venenos. Após uma conversa amistosa com Jamie nos estábulos, Claire encontra a feiticeira nos pomares do castelo, e uma amizade intrínseca se entrelaça entre as duas. Mais tarde, no salão, Geilis serve como tradutora para Claire mediante as reclamações que os habitantes faziam perante o senhor do castelo. Em um dado momento, uma jovem é arrastada pelo pai até o centro do salão, exigindo que a filha seja punida por ser pega aos beijos com um rapaz. É, então, que Jamie se interpõe, recebendo a punição no lugar da jovem. Claro, após levar alguns socos, Jamie precisa novamente dos cuidados de Claire.

image image
image image

Cinco dias depois de sua chegada ao castelo, Claire está de partida, tal como prometido por Colum. É aqui, em seguida, que se inicia uma das principais diferenças entre a série e o livro. Embora Dougal e Colum sejam de uma sutileza direta para obter respostas sobre quem, exatamente, era Claire - tal como no livro -, na série, antes mesmo do final do episódio, a máscara de gentileza é deixada de lado. Após Dougal acusá-la de ser uma espiã inglesa, mesmo Colum não compartilhando da mesma opinião, o chefe do clã ressalta que  Claire esconde muitos segredos para deixá-la ir embora do castelo, e que não acreditara na sua história sobre ir para a França. Assim, ele deixa claro que ela será uma convidada ali, desde que não decidisse fugir. No livro, todo esse processo demora mais tempo a acontecer.

A caracterização e atuação dos personagens, bem como a arte visual da série, é rica e encantadora. Outlander trabalha numa linha muito sutil entre a fidelidade com o livro e os acontecimentos próprios da série, sem que a história se desvie muito. A essência do livro está presente em cada canto do episódio e, desta vez, um dos grandes destaques – além da já maravilhosa e conhecida atuação de Sam e Caitriona –, é, definitivamente, Graham McTavish, o ator que interpreta Dougal, o tio de Jamie. Seus gestos, os olhares; tudo nele caracteriza o personagem que idealizei em minha mente. Uma figura dúbia no início da história, que mostra seu caráter gradativamente. Em dois episódios, Outlander não só me encantou, como está mostrando que veio para ficar.

Para ler a resenha do episódio anterior, clique aqui

Trailer:

 

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL