quarta-feira, 30 de julho de 2014

O Sobrevivente – Gregg Hurwitz

image

- Ficha Técnica:

- Título Original: The Survivor

- N° de páginas: 367 páginas

- Sinopse: No parapeito de uma janela de banheiro no 11º andar do First Union Bank, Nate só tem mais um objetivo na vida: reunir a coragem necessária para saltar e acabar com os seus problemas. De repente, ele ouve tiros dentro do banco e, ao espiar o que está acontecendo, vê uma cena terrível: criminosos mascarados disparando cruelmente em qualquer um que se coloque em seu caminho. Enquanto sustenta o olhar de uma mulher agonizante, Nate toma uma decisão. Lançando mão de seu treinamento militar, ele consegue render e matar todo o grupo, exceto o seu líder. Antes de escapar, o homem deixa claro que ele se arrependerá de seu ato heroico. Ele está certo. Em poucos dias, Nate é sequestrado pela máfia ucraniana e recebe uma ameaça: precisa voltar ao banco e concluir a tarefa que os bandidos não puderam cumprir. Do contrário, sua ex-mulher – pela qual ainda é apaixonado – e a filha adolescente, que não o reconhece mais como pai, serão brutalmente assassinadas. Enquanto o tempo corre de maneira implacável e o prazo de Nate se aproxima do fim, ele luta não só para salvar as duas da morte, mas também para recuperar sua confiança e seu amor.

- Nota: image

O Sobrevivente é um thriller de tirar o fôlego. Uma história sensacional, intensa, com uma característica interessante: já conhecemos o vilão. O autor capricha ao mergulhar a fundo no psicológico dos personagens com descrições de seus medos, seus receios e suas dores. Narrado em terceira pessoa, Nate é o protagonista desta história – um homem marcado por situações difíceis que o levam a uma atitude radical. Sem conseguir se livrar do trauma de ver seu melhor amigo morrer na sua frente, de perder o carinho da família, e de descobrir que estava com uma doença sem cura – esclerose lateral – Nate decide não mais continuar com a vida. Ele tenta se suicidar na janela de um banco, porém é interrompido por um assalto que ocorre no local.

Nate estava no lugar errado, na hora errada. Colocando em prática seu treinamento de ex-militar, ele consegue impedir o roubo. Entretanto, um dos homens sobrevive, o que parece ser o líder do bando, e promete vingança. Pouco tempo depois, Nate é sequestrado, e descobre que o que ocorreu naquela dia não era um simples roubo. Um dos mafiosos ucranianos mais perigosos, Pavlo, deixa claro que Nate precisa terminar o serviço, já que matou os homens que estavam destinados aquele objetivo. Se não entregasse o que estava no cofre, sua filha seria cortada ao meio e colocada num cubo de gelo.

Carregado de suspense, acompanhamos a trajetória de Nate para salvar a família. Há uma carga emocional acentuada, pois o autor traça todo o histórico do personagem desde o momento em que ele conheceu sua esposa até a etapa em que sua filha tinha poucos anos de vida. O modo como eles se amavam, a dor de se perder aos poucos no luto, a separação… em seguida, quando Nate precisa retornar a sua antiga casa e alertá-los do perigo, passamos novamente a presenciar seu sofrimento, dessa vez como um pai que precisa lidar com a rejeição da filha e de ver a ex-mulher nos braços de outro. Aliado a tensão psicológica, o autor leva seu personagem ao limite. Foi impossível ficar indiferente a tamanho sofrimento e garra de Nate. Um protagonista forte, adorável, que me fez sofrer junto a cada página. Me envolvi intensamente com sua luta e suas dores.

O fato de conhecermos o vilão é uma manobra ousada, mas que deu certo na história. Pavlo é uma figura intrigante, com um lado emocional perturbado. Frio, assassino – o pior do que há no submundo do crime, sua única humanidade é dedicada a própria filha. Ela é o elo de ligação para entendermos os mistérios envolvendo o roubo malsucedido no banco. Aos poucos as informações se encaixam de maneira clara, sem deixar o leitor no escuro por muito tempo. Quanto ao rumo da história, há momentos incertos que nos deixa grudada as páginas para saber dos acontecimentos finais.

O autor traz a tona perseguições e fugas dignas de um filme cheio de ação. Essa é, de fato, a proposta dele: dar ao leitor a percepção de acompanhar um enredo de um filme policial, envolvendo personagens sujeitos a amarem, a sentirem dor e medo. Há uma riqueza de detalhes quanto aos cenários e armas – porém nada que torne o livro maçante. O ritmo é rápido e a leitura é muito fluída, o que me fez devorar quase 400 páginas em dois dias. Devo dizer que o final, entretanto, me deixou dividida: arrebatador, porém sufocante. É difícil dar detalhes sem contar spoilers, mas fiquei muito mexida com o que encontrei nas últimas páginas do livro

O Sobrevivente foi, para mim, uma das melhores leitura deste ano. Um thriller emocionante, que me levou as lágrimas, ao riso e a tensão por acompanhar essa busca implacável de um homem que ultrapassa os próprios limites para salvar sua família. Uma história impactante que merece, sem dúvida, cinco estrelas. Mais do que recomendado para quem gosta de emoções fortes em um thriller maravilhoso.

Capa original:

imageimage

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL