sábado, 19 de julho de 2014

Desafio de uma vida – Diana Palmer

image

- Ficha técnica:

- Título original: Harden

- 252 páginas

- Sinopse: Nascido em uma família de rancheiros, Haden Trepane poderia ser considerado o homem mais rude e selvagem de todo o Texas. E também o mais solitário. Pelo menos, até conhecer Miranda Warren, uma adorável viúva vinda de Chicago que despertou nele sentimentos há muito tempo sufocados. Além do agonizante desejo por uma mulher que jamais poderia pertencer a ele. Miranda nunca sentira algo tão arrebatador quanto a paixão por aquele caubói alto e esguio. Seria o amor dela suficiente para amaciar um coração seco e, ao mesmo tempo, tão sedento de carinho?

- Nota: image

Desafio de uma vida, da autora Diana Palmer, era o livro que eu precisava no momento. Uma história leve, com as características típicas dos personagens que marcam o estilo da autora – um moço turrão e rabugento e uma mulher doce e ingênua, marcados por algum tipo de trauma do passado. Os personagens se envolvem de um modo intenso e conturbado, em geral porque se mostram relutantes em se entregarem a paixão por motivos muitas vezes tolo. Um estilo próprio dessa autora, e que eu adoro.

Haden e Miranda se conhecem em um bar, quando ela se encontra em um período difícil de sua vida. Ela perdeu o bebê e o marido em um acidente de carro. Interpretando erroneamente a reação dela mediante a dor do luto, Harden se preocupa com a ideia de Miranda se suicidar, e, com isso, passa sempre a estar perto dela. De encontros e mais encontros, os dois travam o começo de uma paixão que ambos relutam tanto em abandonar quanto em seguir em frente. Por fim, decidem seguir a vida separados, mas concordam em escrever um para o outro.

Tempos depois, Harden está inquieto, e sua vida não é mais a mesma no rancho. Ele não consegue esquecer Miranda e, numa oportunidade de negócios, volta a encontrá-la. Miranda sente que já passou pelo luto, e decide enfim entrar neste relacionamento. Porém, ao ir para o rancho dele, descobrirá mais sobre o passado conturbado de Harden. Será que ele, de fato, seria capaz de amar novamente? Para que isso acontecesse, Harden teria que aprender a perdoar e a esquecer a tragédia que fizera dele um homem amargurado. E isso não será fácil.

A história traz personagens que sofreram com tragédias no passado e não conseguiram seguir em frente. Miranda perdeu o bebê e o marido em um acidente de carro, porém Tim, seu falecido esposo, nunca a tratara com consideração. Em consequência, Miranda é uma mulher insegura e tímida, que passa a maior parte da história ressaltando seus defeitos segundo os olhos de seu antigo marido. Mediante à paixão de Harden, ela volta, aos poucos, a recuperar a confiança em si mesma. Já este é um homem amargo; ele culpa sua mãe por ter tido um filho ilegítimo – ele próprio –, além de ter causado a morte de sua antiga namorada.

Embora os argumentos de Harden sejam em parte consistentes, não pude deixar de rir em alguns momentos. Graças a tragédia que marcou sua vida, Harden não gosta mais das mulheres. Nenhuma presta, e o personagem faz questão de ressaltar isto em vários momentos da história. Bem, Harden não tem dez anos para se comportar como se realmente odiasse “todas as mulheres do mundo”; esse tipo de afirmação é tão fora do contexto que, ao invés de ressaltar sua dor pela perda da mulher amada no passado, traz um tom cômico à história. Entretanto, estamos falando de Diana Palmer. Sabemos o quanto ela gosta de exagerar em algumas partes.

A história, ainda assim, é leve e despretensiosa. Harden é orgulhoso e teimoso, porém achei ele um personagem bem atraente. A interação entre os dois é ótima – doce, em cenas para lá de sensuais.  Com uma narrativa agradável e de um jeito simples, Desafio de uma vida é uma leitura leve e obrigatória para os fãs da autora. O livro faz parte da “Coleção primeiros sucessos”, pois a obra foi originalmente lançada em 1991. Uma história mais do que bem vinda, que traz o gostinho do passado. Adorei.

Capa original:

imageimage

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL