sexta-feira, 4 de abril de 2014

Poseidon – Anna Banks

image- Ficha Técnica:

- Título original: Of Poseidon

- 285 páginas

- Sinopse: Além da beleza fora do comum, com seu cabelo quase branco e seus olhos cor de violeta, Emma chama a atenção por ser um pouco desajeitada. Ela não se sente muito à vontade em lugar nenhum... e não sabe que sua misteriosa origem é a fonte dessa sensação. Galen, príncipe dos Syrenas, vasculha a terra procurando uma garota especial, capaz de se comunicar com os peixes — e que poderá salvar seu reino. Quando ele se encontra com Emma, a conexão é imediata: embora não saiba, Emma parece ter o dom que Galen procura. Mas, então, por que ela não conseguiu salvar sua melhor amiga do ataque do tubarão? Cabe ao príncipe convencer a teimosa Emma a enfrentar sua real natureza e aceitar o desafi o. E nada pode impedi-lo de alcançar seu objetivo.

- Nota: image

As primeiras páginas de Poseidon quase me fizeram desistir do livro. A sinopse, bem como o início, prometia uma história maçante com diálogos rasos e tema batido. Não estava muito empolgada para seguir em frente com a leitura, mas a narrativa descontraída foi um atrativo para continuar virando as páginas – o que, devo dizer, foi ótimo, pois teria perdido uma ótima história. Após o final da primeira parte, o livro melhora e mostra um enredo interessante e bem desenvolvido.

Poseidon conta a história de Emma e como ela conhece Galen, um garoto em que ela esbarra na praia. Esse encontro marcará para sempre sua vida, não somente por ele, mas por outro acontecimento especial que unirá os dois daquele dia em diante. Galen desconfia que Emma seja uma syrena – alguém do seu povo. Ele só não sabe o porque Emma não vive no oceano - pelo contrário. A misteriosa garota leva uma vida aparentemente comum na superfície da terra. Estaria ela fingindo sua identidade, mesmo sendo uma violação as regras de seu povo? Para começar a investigá-la, Galen se matricula na mesma escola que Emma.

A partir daí, ele começa a obter respostas para seus questionamentos. Emma não sabe sua verdadeira identidade e, além disso, parece ter um estranho poder de conversar com os animais. Isso significaria que ela não é qualquer syrena, mas sim do reino de Poseidon – um reino extinto há muitos anos. Emma será a chave para unir dois reinos, mas será que Galen estaria preparado a abrir mão dela para o irmão – o rei da casa de Tritão –, a fim de extinguir os problemas que o seu povo enfrenta?

Ao invés de criar expectativas para uma leitura mais densa, me deixei levar pelo enredo leve e, com isso, fui envolvida pela história encantadora. Poseidon possui um ritmo ágil; um romance doce e sem pretensões que cativou pela simplicidade. Seu argumento para o desenvolvimento da trama – um mundo de tritões, reinos em guerras, príncipes e dons especiais –, envolvem o leitor em uma atmosfera mística deliciosa. Entretanto, na maior parte da história, a trama se passa na terra; acredito que somente nos próximos volumes a autora explore mais afundo este campo mitológico particular.

Personagens atraentes – tanto protagonistas quanto secundários - foram outro ponto positivo para o livro. A sinopse dá a entender que Emma será uma personagem estereotipada às protagonistas dos primeiros livros deste gênero: estabanadas, sem voz e sem atrativos que fazem dela um ser que não se encaixa em seu próprio mundo. Encontramos, porém, uma figura alegre, briguenta e cheia de energia. Já Galen desempenha o papel de moço bonzinho e certinho – tenho simpatia por personagens masculinos mais ousados, mas, ainda assim, Galen me conquistou na mesma medida – principalmente pelos diálogos divertidos entre Emma e ele. Impossível não gostar de um personagem tão fofo.

Poseidon mais parece um grande prólogo atraente, que termina de um jeito instigante. O livro cumpre sua proposta de trazer ao leitor uma história leve, ágil e divertida – um ar fresco juvenil que encanta pelo seu jeito singelo, mas que tem muito para mostrar. Com certeza vale a pena conhecer a história.

Capa Original:

image

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL