sábado, 19 de abril de 2014

Entre o Agora e o Sempre – J. A. Redmerski

image- Ficha Técnica

- Título Original: The Edge of Always

- 303 páginas

- Sinopse: Camryn Bennett e Andrew Parrish nunca foram tão felizes. Cinco meses depois de se conhecerem num ônibus interestadual, os dois estão noivos e prestes a ter um bebê. Nervosa, mas empolgada, Camryn mal pode esperar para viver o resto de sua vida com Andrew, o homem que ela sabe que vai amá-la para sempre. O futuro só lhes reserva felicidade... até que uma tragédia os surpreende. Andrew não consegue entender como algo tão terrivelmente triste pôde acontecer. Ele tenta superar o trauma — e acredita que Camryn esteja fazendo o mesmo. Mas, quando descobre que Camryn busca sufocar uma dor imensa de uma forma perigosa, fará de tudo para salvá-la. Determinado a provar que o amor dos dois é indestrutível, Andrew decide levar Camryn numa nova jornada carregada de esperança e paixão. O mais difícil será convencê-la a ir junto... Com Entre o agora e o sempre, a aguardada continuação de Entre o agora e o nunca, J. A. Redmerski concluiu a história de amor que encantou milhares de leitores.

- Nota: image

Entre o Agora e o Sempre parece sofrer da maldição que determinadas continuações estão sujeitas. Quando a autora escreve um segundo livro com o intuito de suprir a vontade de seus leitores por uma continuação – e eu estava entre esses leitores – pode acontecer de não trazer uma história que faça jus ao primeiro livro. Junte as expectativas erradas, e o resultado é um livro que decepciona como continuação de uma das melhores histórias que li em 2013.

Ressalto, entretanto, que Entre o Agora e o Sempre está longe de ser uma obra ruim. Bem escrito, o desenvolvimento da história continua em um ritmo agradável. O problema está, ao meu ver, em seu enredo. O livro repete as mesmas características apresentadas em seu antecessor, e, com isso, deixa o leitor em uma zona comum. Sem qualquer inovação ou traços surpreendentes que pudesse  fazer de Entre o Agora e o Sempre uma história própria, o que temos é um “repeteco” da fórmula roadtrip que a autora propôs no primeiro volume. Com tantas possibilidades a serem exploradas, não esperava que o livro se prendesse ao mesmo estilo de Entre o Agora e o Sempre. Falta de inspiração, talvez?

A história se passa algum tempo depois do primeiro livro. A vida de Andrew e Camryn estava perfeita, até que um acontecimento trágico transforma a relação dos dois. As coisas não são mais as mesmas; Camryn não se permite ser ajudada, e Andrew não sabe o que fazer para que as coisas voltem a ser como eram. Então, ele decide ajudar sua noiva ao levá-la para uma nova viagem na estrada. A princípio relutante, Camryn enfim aceita a proposta. Os dois se jogam em outra aventura sem planejamento, que trará para Andrew e Camryn respostas para traçar uma nova página de suas vidas, a fim de decidirem o que querem para o futuro.

Entre o Agora e o Sempre traz a retrospectiva de descobertas pessoais, de enfrentar as barreiras impostas por si mesmo devido as tragédias que acarretam em seu passado. Aqui, aproveitamos para conhecer melhor os motivos que fizeram Camryn largar tudo na sua primeira viagem na estrada. Seu passado é cheio de perdas, e, por desmembrá-lo neste livro, sua jornada traz uma atmosfera melancólica que, em alguns momentos, consegue tocar o leitor – embora, na minha opinião, o texto também tenha soado repetitivo. A história, portanto, resgata as lembranças boas e ruins para que os dois possam trilhar novas perspectivas.

Um dos pontos positivos do livro é a devoção com que Andrew trata sua noiva. O personagem ainda mantém um estilo blasé para tudo e a todos – o que por vezes promove situações ao estilo bad boy que o caracteriza desde o primeiro livro, mas seu carinho e devoção para com Camryn parece amadurecê-lo a cada página. Admito, porém, que em alguns momentos os dois pareciam voltar a adolescência em situações um pouco forçadas, tal como a cena da praia com um grupo desconhecido. Desculpem, mas até uma criança de dez anos sabe os perigos de ter se envolvido naquela situação.

O final da história, para mim, foi muito corrido. A autora dá vários pulos no tempo e não desenvolve determinadas cenas que poderiam ser o ápice dos personagens. Acho que, como um livro isolado, Entre o Agora e o Sempre cumpre sua proposta, mesmo com alguns aspectos negativos. Como continuação, o livro soa como um eco do enredo original, o que, para mim, foi uma pena. É como ter visto “mais do mesmo” de uma história que me conquistou ano passado. É bom, mas tinha potencial para ser muito melhor.

Capa original:

image

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL