quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Easy – Tammara Webber

image- Ficha Técnica:

- Título Original: Easy

- 305 páginas

- Sinopse: Quando Jacqueline segue o namorado de longa data para a faculdade que ele escolheu, a última coisa que ela espera é levar um fora no segundo ano. Depois de duas semanas em estado de choque, ela acorda para sua nova realidade: ela está solteira, frequentando uma universidade que nunca quis, ignorada por seu antigo círculo de amigos e, pela primeira vez na vida, quase repetindo em uma matéria. Ao sair de uma festa sozinha, Jacqueline é atacada por um colega de seu ex. Salva por um cara lindo e misterioso que parece estar no lugar certo na hora certa, ela só quer esquecer aquela noite — mas Lucas, o cara que a ajudou, agora parece estar em todos os lugares. A atração entre eles é intensa. No entanto, os segredos que Lucas esconde ameaçam separá-los. Mas eles vão ter de descobrir que somente juntos podem lutar contra a dor e a culpa, enfrentar a verdade — e encontrar o poder inesperado do amor.

- Nota: clip_image004

A história de Easy difere dos motes apresentados na literatura NA até então lançadas aqui no Brasil. Easy, da autora Tammara Webber, elabora um enredo cujo romance não tende a grandes holofotes; não houve quaisquer pretensões da autora em transformar Lucas e Jacqueline em um casal moldado aos ingredientes de Belo Desastre, por exemplo. Porém, Easy me conquistou na mesma proporção. A história possui um cunho social bem direto e sua crítica é digna de aplausos.

O livro começa intenso ao apresentar a personagem Jaqueline. Universitária que cursa economia em razão de acompanhar seu namorado, Jaqueline vai embora de uma festa no campus quando é surpreendida por um colega de faculdade que tenta estuprá-la. Ela consegue sair ilesa graças ao misterioso Lucas. Traumatizada, Jacqueline tenta seguir com a vida quando descobre que Lucas está matriculado no mesmo curso de economia. A convivência acaba aproximando os dois e, quando ela percebe, está envolvida em um relacionamento com o rapaz. Mas há muito mais do que aparências, e Jaqueline vai descobrir que Lucas também possui seus segredos e traumas.

Os personagens de Easy conduzem um romance leve e, em alguns momentos, me pareceu proposital que a autora não tivesse inserido elementos mais densos encontrado em muitos NA’s. Não há um romance explosivo, aquela paixão quase doentia - pelo contrário. Tudo é muito sutil, mais doce, sem a carga dramática de posse ou o clímax sexual de personagens deste gênero. Para mim, a escolha se deve ao tema apresentado na história. Para falar de estupro, Tammara agregou um sopro de ar fresco a narrativa, centrada no romance. O livro traz uma crítica social gritante junto a cenas mais intensas e, por tal, os momentos mais doces e leve da história foram destinadas aos encontros de Jacqueline e Lucas. Um equilíbrio muito bom, pois os dois juntos são uma graça.

Easy foi de uma sensibilidade única. É o tipo de livro que me passou uma sensação muito boa pela mensagem de apoio as vítimas de estupro. Tammara parece falar, através da história, diretamente com mulheres ou meninas que já sofreram algum tipo de abuso por parte de namorado, “amigos” ou desconhecidos. O livro explora situações que trabalham o psicológico de vítimas e expõe com dedos críticos alegações bizarras – porém comum em nossa sociedade. Quantas vezes não ouvimos que a vítima provocou porque estava bêbada ou com uma roupa justa? Easy me deixou angustiada em diversos momento, mas, ao mesmo tempo, a história destaca, por meio de quotes maravilhosos, uma visão de apoio positiva muito elogiável. O recado é claro: A culpa jamais é da vítima e seu algoz não deve sair impune.

A narrativa da autora é leve, sem pretensões de trazer muita ação para história. Há dois ou três momentos mais tensos, contudo é no estilo mais calmo que Tammara se prende e segue sua história. Por ser um NA, imaginei que essa linha diferente seria um pouco tediosa, mas, como disse, a autora soube equilibrar muito bem e me conquistou . Há sempre algum argumento sendo levantado em Easy, e, portanto, o leitor não fica com aquela sensação de que a história caiu num vazio – pelo contrário. Easy também fala sobre escolhas e até que ponto um relacionamento deve interferir nas escolhas de seu futuro. Claro, os dilemas universitários também estão presentes. Para mim, Easy é leitura obrigatória. Fiquei tocada e adorei cada momento da história.

Capa Original:

image

image

6 comentários:

  1. Nossa!! Até agora foi a melhor resenha que li do livro, aliás, todas resenhas que já vi aqui no blog, foram maravilhosas, li alguns livros resenhados aqui e amei tanto quanto tinha amado as resenhas. Com certeza Easy está na minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, obrigada! Fico muito feliz em ler isso! :)))

      Beijos! :*

      Excluir
    2. Eu gostei , mais nada se compara ao BELO DESASTRE MENINAS , LEIAM ELE VOCÊS VÃO AMAR...

      Excluir
    3. O Belo Desastre é melhor vcs tem que lêr ele .

      Excluir
  2. Bruna, esse livro está sendo muito elogiado por aí e, inclusive, figura na lista dos mais vendidos!
    Fiquei com receios da escrita da autora, mas sua resenha foi bastante elucidativa (aliás, parabéns pela excelente resenha!). Esse é um gênero ainda bastante desconhecido para mim e, portanto, ainda preciso ler algumas coisas do estilo para saber se gosto ou não. Certamente, Easy está na lista para futuras leituras ^^

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro e gostei muito. Não posso dizer o mesmo sobre a capa...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL