sábado, 20 de julho de 2013

O Futuro de Nós Dois – Jay Asher & Carolyn Mackler

image- Ficha Técnica:

- Título Original: The Future of Us

- Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...

- Nota: image

Já adianto que a leitura foi muito prazerosa. A história é contada de modo leve, trazendo a experiência singular e divertida como característica principal de seu enredo. A ideia de saber como você será daqui a quinze anos não apenas atiça os personagens da história como o próprio leitor, o que por consequência este acaba sendo conquistado pela trama leve e gostosa. O livro provoca e brinca com o caráter mais antigo do ser humano: a curiosidade.

Na história, a personagem Emma ganha seu primeiro computador. Seu amigo Josh lhe entrega um CD da AOL que dá direito a cem horas grátis de internet. Ao instalar, entretanto, ela não entende o porque é direcionada a uma página denominada “facebook”. Não leva muito tempo para descobrir que a página é uma rede social em que uma Emma do futuro conta seu cotidiano, juntamente com outros amigos – inclusive Josh. A princípio, Emma e Josh desconfiam que este seja algum tipo de brincadeira, mas, aos poucos, começam a acreditar que estão de fato lendo relatos de pessoas do futuro. Com isso, também descobrem que suas ações do presente acabam mudando o que aparece na tela, como namorados, casamentos e até mesmo filhos.

A narrativa dos autores é leve, o que acaba tornando a leitura fluída e interessante. Os dilemas apresentados são para o público jovem, portanto aqui veremos temas como relacionamentos, amizade, “ficantes” e até sexo – tudo de um modo suave, sem pesar na história. O tópico predominante remete as ações do presente que, como os personagens percebem, alteram o seu futuro - neste contexto os autores abordam as questões principais da história. Um gesto simples, por exemplo, alteraria todo o futuro de Emma e, por consequência, modifica os daqueles que estavam em sua rede de contatos. Até onde alguém pode mexer em seu futuro sem prever as consequências? Como viver o presente sem se preocupar com o impacto que isso causará no amanhã? Essa e outras questões, tal como livre arbítrio e a busca pela vida perfeita, são trabalhadas nesse contexto.

Achei a história uma graça e muito gostosa de ler. Os autores souberam como atiçar o leitor mais velho inserindo alguns aspectos que caracterizam o cenário dos anos noventa. Pequenas coisas que fizeram a diferença na narrativa e deram veracidade a ambientação, como a menção a fitas piratas, programas da época, o bip, o fato de que a internet impossibilitava usar a linha telefônica, lições de casa todos os dias… é um tanque de nostalgia que provoca no leitor o sentimento de familiaridade e uma atmosfera descontraída, com a sensação de que ele já viveu aquilo e, portanto, uma identificação com os personagens. Vez ou outra eu abria um sorrisinho bobo ao me deparar com coisas do qual eu também já passei.

Os personagens são agradáveis, mas algumas vezes me apeguei mais a Kellan e Tyson quando estavam juntos do que aos próprios protagonistas – Josh e Emma. Isso porque os dois últimos passam boa parte da história se evitando devido a determinado acontecimento na história. Já Kellan e Tyson estão sempre juntos e garantem os diálogos mais descontraídos do livro. Entretanto, Josh é carismático, o personagem possui uma bondade fofa, um jeitinho divertido e, como vemos ao longo das páginas, mostra-se o mais sábio ao se deparar com seu próprio futuro. Quanto ao romance, ele peca um pouco pela falta de holofotes, mas para um livro juvenil, talvez esteja na medida certa.

O Futuro de Nós Dois fala da preocupação que temos com o nosso futuro, a nossa garantia de querer para si um final feliz. Fala sobre felicidade, sobre “deixar rolar” para viver o presente e aproveitar o que temos nele. As últimas páginas carregam uma carga de “moral da história” muito sutil e inteligente. Passei boas horas lendo e adorei. 

Capa Original:

image

image

4 comentários:

  1. Ei Bruna,
    Eu tenho o livro e ainda não li, e acredito que não tinha ideia que era este o enredo? hehe. Pensei que era um YA de romance normal rsrs, agora fiquei mais curiosa, vou tentar ler em breve. ^^
    Adorei, só a sua nota 3 que me deixou meio com um pé atrás rs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda! :)

      3 estrelas tbm é uma boa nota rsrs Geralmente dou 4 ou 5 para livros que causam algum tipo de impacto em mim, sabe? Livros que eu termine mas com dó de terminar, que faça eu virar fã do autor, querer ler urgente todos os outros livros dele, ficar horas vidrada na leitura sem conseguir largar, não parar de pensar no livro, etc, etc rsrsrs O Futuro de Nós Dois é um livro bem gostosinho, traz um enredo bem legal, mas não chegou a esses pontos que eu mencionei hehehehe. Mas leia, você vai gostar. :))

      Bjos

      Excluir
  2. Bruna, apesar da nota mediana, eu acho que iria gostar bastante do livro!

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  3. Olá ^-^
    Gostei muito de sua resenha, e olha que eu nunca havia parada para ler alguma desse livro, este que parece ser mesmo bem divertido, mas não uma prioridade para mim no momento. Se eu tiver a oportunidade, com certeza lerei!
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL