domingo, 5 de maio de 2013

Entre o Agora e o Nunca – J. A. Redmerski

image- Ficha Técnica:

- Título Original: The edge of never

- 368 páginas

- Sinopse: Camryn Bennett é uma jovem de 20 anos que desistiu do amor desde que Ian, seu namorado, morreu num acidente de carro há um ano. Sua melhor amiga, Natalie, é a única capaz de animá-la. Mas a relação entre as duas fica abalada quando o namorado de Nat revela à Camryn que está apaixonado por ela. Perdida, sem saber o que fazer, Camryn vai para a rodoviária e pega o primeiro ônibus interestadual, sem se importar com o destino. Com uma carteira, um celular e uma pequena bolsa com alguns itens indispensáveis, Camryn embarca para Idaho. Mas o que ela não esperava era conhecer Andrew Parrish, um jovem sedutor e misterioso, a caminho para visitar o pai, que está morrendo de câncer. Andrew se aproxima da companheira de viagem, primeiro para protegê-la, mas logo uma conexão irresistível se forma entre os dois. Camryn tenta lutar contra o sentimento, já que jurou nunca mais se apaixonar desde a morte de Ian. Andrew também tenta resistir, motivado pelos próprios segredos. Narrado em capítulos que alternam as vozes de Andrew e Camryn, "Entre o Agora e o Nunca" é uma história de amor e sexo, na qual os personagens testam seus limites, exploram seus desejos e buscam o caminho que os levará à felicidade.

- Nota: image

Entre o Agora e o Nunca é um New Adult que correspondeu às minhas expectativas até mais do que imaginava. Com um tom politicamente incorreto, personagens ousados e uma narração peculiar, fui conquistada por toda essa atmosfera louca de protagonistas que fogem dos padrões sociais em uma história que não hesita em abusar de palavrões e erotismo. Fui tão fisgada pelo livro que engoli as 368 páginas em apenas duas noites.

Somos apresentados a uma personagem que sente anseios de viajar pelo mundo para tentar se conhecer antes que acabasse em um emprego qualquer pelo resto da vida. Camryn traz em sua personalidade a inspiração de liberdade, um ar de rebelião contra os paradigmas da vida tratado de forma compreensível, sem soar rebelde sem causa ou piegas demais. De início a solidão e certa carga de melancolia acompanham Camryn em sua jornada, porém há muito mais na personagem do que a superfície vazia de tristeza. Gostei muito dela, suas convicções que a moldam e como ela se liberta de seus próprios receios ao longo da história é o que torna o livro interessante.

Portanto, quando ela parte para uma viagem sem destino definido, Camryn não esperava travar uma amizade com o rapaz do assento ao lado. Andrew não precisa se esforçar muito para conquistar o leitor, ele é engraçado, fala o que pensa e cativa pelo sorriso pronto e seu jeito carismático. Há certa rebeldia com sua fala cheia de palavrões, suas tatuagens e seu gênio acentuado para brigas, mas de um modo que, para mim, não soou exagerado. Seus pensamentos masculinos por vezes acabam soando engraçados, deixando de lado aquele esteriótipo de “mau”. Andrew até consegue passar a ideia de bad boy, porém de bom coração.

Acompanhamos ao longo do livro  uma amizade contextualizada em diálogos provocativos, brincalhões, que vez ou outra se transformam em falas mais densas e tristes, onde o leitor é levado à certa reflexão. A história meio que provoca e desafia nossas próprias convicções morais e sociais, além da carga sentimental sobre amadurecimento, barreiras pessoais e a procura de ser feliz. As mensagens reflexivas se enquadram de forma harmoniosa dentro de uma história que prima pela narrativa mais liberal, com sentimentos que transbordam nas páginas e com doses altas de erotismo.

É na escrita da autora que nos deparamos com o politicamente incorreto. Eu não pensei que iria gostar tanto de uma história cheia de palavrões; uma narrativa onde a escrita representa o modo literal de falar dos personagens, desprendendo-se dos padrões formais que geralmente encontramos. Tenho a impressão que essa narrativa “rebelde” foi proposiltal para enfatizar a ideia da história, onde o foco é libertar-se dos padrões, do que parece leviano ou moralmente incorreto se isso lhe trouxer satisfação pessoal. É como Andrew diz, “foda-se o que as pessoas pensam, viva sua vida e se deixe ser feliz”. E não é que foi uma peculiaridade bastante interessante? Me deparei com uma narrativa viciante, era quase uma obrigação ler “só mais um trechinho”.

A história é deliciosa e suas múltiplas facetas me conquistaram. A narrativa de pontos de vistas diferentes foi um bônus à história, pois esclarece ao leitor os dois lados de um casal apaixonado que vivem, ao mesmo tempo, seus dramas pessoais. É engraçado, é triste e é fofo ao mesmo tempo, e entre um sentimento e outro o leitor pode esperar uma história bem quente, um prato cheio para aqueles que apreciam cenas eróticas e explícitas. A química é intensa, o erotismo brinca com o sensual e o obsceno e o resultado traz uma leitura provocante e excitante. Os personagens não falam em fazer amor, mas sim em meter, chupar , boquetes e transas. Ainda assim, engana-se quem pensa que a dose romântica é abandonada por conta da linguagem mais direta, e isso foi o que mais me surpreendeu.

Minha única crítica é relacionada com o final do livro, achei corrido demais e pouco desenvolvido o drama que a autora tenta encaixar de última hora. Porém, não me importaria se a autora escrevesse uma continuação, adoraria acompanhar mais desse casal que me tirou o fôlego diversas vezes. Esperava uma história agradável, porém não com o grau de impacto que me causou. Entre o Agora e o Nunca entra na lista de preferidos de 2013 com sua leitura deliciosa, quente e reflexiva. Amei.

Capa original:

image

image

4 comentários:

  1. Oi, Bruna!
    Vc nao eh a primeira q vejo elogiar o livro. O unico New Adult q li foi "Belo Desastre" e nao gostei tanto assim... E, mta gente elogiou tb. Eu nao sei se gosto tanto desse estilo de personagens politicamente incorretos, nao faz mto meu estilo, mas... vou dar mais um chance e ler "Entre o agora e o nunca" pra ver oq acho.

    Bjokas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo integralmente! Gostaria de uma continuaçao.
    Fiquei um pouco chateada e quase parei de ler nodesfecho final, de tão envolviDA!

    Ana

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, concordamos em basicamente tudo!

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei esse livro! O final foi por demais emocionante...não teve como não absorver as emoções dos personagens! Muito bom!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL