quinta-feira, 18 de abril de 2013

Muito mais que uma princesa – Laura Lee Guhrke

image- Ficha Técnica:

- Título Original: She’s no Princess

- Sinopse: Filha ilegítima de um príncipe e de uma famosa cortesã, Lucia viveu confinada em escolas e conventos durante a maior da vida. Mas, essas experiências não a impediram de provocar um escândalo depois do outro. Exasperado, o príncipe Cesare de Bolgheri decide que a filha deveria se casar o quanto antes. Para arranjar o casamento, Sir Ian Moore, o mais respeitado diplomata britânico, é chamado às pressas. De volta à Inglaterra, ele promete a si mesmo que achará um marido para Lucia, mas logo vê que sua experiência de diplomata talvez não seja suficiente para quebrar a resistência da moça. Apesar de não faltarem candidatos, nenhum está à altura do espírito e da paixão de Lucia. Trata-se Uma história que surpreende o leitor do início ao fim.

- Nota: clip_image004

Acho a capa brasileira linda e combina com o clima da história. Muito mais que uma Princesa é contada de um jeito leve, porém com doses de humor. A autora conduz diálogos inteligentes, deliciosos de acompanhar, onde o leitor é o espectador de um jogo de manipulações divertidas entre Ian e Lucia. Eu devorei esse livro em dois dias e me apaixonei pelo clima descontraído da história.

O livro é um conto romântico as avessas, pois Lucia é diferente das personagens que estamos acostumadas a ler neste gênero. Filha ilegítima do príncipe Cesare, Lucia passou a maior parte de sua vida sendo jogada de um lado para outro, ignorada por seu pai ou pela sociedade. Conventos, quartos luxuosos e solitários e guardas por todos os lados moldaram Lucia a uma personalidade que se rebela contra essa indiferença dado a ela. Portanto, não pensa duas vezes em quebrar qualquer regra se isso significa fazer o que ela quer: ela fuma, foge para festas, flerta com rapazes, visita a mãe escondida e provoca escândalos por onde passa. Qualquer antipatia que o leitor possa ter com essa personalidade rebelde cai por terra quando conhecemos seu jeito travesso, divertido e provocante.  A personagem não consegue enganar por muito tempo; a carga de mágoa por trás de suas atitudes, junto ao seu jeito sonhador, acaba por consequência provocando a simpatia no leitor.

Após seu último escândalo, Cesare decide que ela deve se casar, assim Lucia passaria a ser problema do marido que a escolhesse. Ele então envia seu embaixador, Ian, para lidar com a difícil tarefa de escolher um homem adequado. Diplomata, Ian não acredita que alguém como ele fora designado para arranjar um casamento a uma pequena rebelde. Ainda assim, ele assume a tarefa e leva Lucia para morar com sua cunhada e seu irmão, com o intuito de ficar de olho nela enquanto avaliava seus possíveis pretendentes. A convivência quase diária entre os dois resulta em conversas na biblioteca, partidas de xadrez e discussões sobre quem Ian escolheria para seu pretende. Lucia não hesita em tentar convencê-lo a deixar que a escolha fosse dela, Ian, porém, acha que amor não deve ser um fator a se considerar na hora de escolher um candidato. Os dois travam momentos divertidos e tentam manipular um ao outro para conseguirem o que querem.

Geralmente em livros assim é comum encontrarmos libertinos; homens provocantes que flertam, ousam e desafiam, porém aqui os papéis se invertem. Ian é um homem mais reservado, formal, coloca o seu senso de honra acima de qualquer desejo que ele estivesse nutrindo por Lucia. Esse seu jeito mais recluso – explicado pela educação rígida –, não o torna menos atraente, pelo contrário. Ele sabe como ser galante em suas palavras e como conquistar com seu tom levemente jocoso. Além disso,  é divertido ver como Lucia, aos poucos, consegue manipulá-lo com diálogos engraçados, encenações travessas; que acaba por deixá-lo de cabelo em pé, mas ao mesmo tempo consegue derreter suas defesas.

A autora flerta com o tema de romance proibido pelas diferenças de classes sociais. Típico de um romance regência, como ambiente encontramos os aspectos que compunha a sociedade londrina da época: a hipocrisia dos casamentos arranjados, cortesãs, as fofocas indecorosas e as acusações de escândalos. Diante desse quadro, a rebeldia de Lucia é satisfatória e traz um ar de provocação as etiquetas da época. Ela bate o pé e resiste até o último minuto a encontrar um marido sem que houvesse o amor no casamento. A conversa com um dos cadidatos, nesse aspecto, é um dos momentos mais divertidos do livro.

Por falar em amor, o romance acontece em um tom bastante natural. Há uma cena em especial para o leitor que prefere algo mais ousado, mas em geral o jeito mais sensual acontece, principalmente, nos diálogos entre os dois. É aquele romance lindinho, com um gostinho sonhador que prevalece da primeira a última página. Personagens secundários estão presentes na trama e sempre trazem um charme a mais na história, principalmente o irmão de Ian. Impossível não se apaixonar.

Fiquei surpresa ao descobrir que Muito Mais Que Uma Princesa é o quarto livro da série Seduction. Nunca entendo o porquê publicar uma série fora de ordem e, sinceramente, acho uma pena que a Essência (selo da editora Planeta) tenha parado de lançar romances desse gênero; sinto uma enorme falta deles. Quem sabe agora, com outras editoras investindo em títulos dessa área, eles não voltem com mais lançamentos? Esta aí uma notícia que seria excelente. Enquanto isso, leitoras como eu vão se divertindo com livros como Muito mais que uma Princesa. É uma ótima pedida. ;)

Capa original:

image

image

6 comentários:

  1. Nossa, esse livro foi um dos primeiros que resenhei lá no blog. Parece uma vida atrás. rs É realmente uma graça de livro. Lembro que gostei muito. É só uma pena mesmo que a Essência parece ter "abandonado" os romances históricos (aliás, por onde anda a Essência?).
    Nem vou comentar sobre séries fora de ordem...affe. Me dá uma gastura isso!

    bjs! :)

    Thaís
    http://umaconversasobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei a resenha...a história é exatamente o que eu gosto de ler!!
    COm certeza ta anotado esse livro!!
    O quero muito!

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. achei esse livro uma afronta!!! a mocinha é fria interesseira manipuladora e egoísta ao extremo
    quem ama não usa os outros como ela usa o Ian para se dar bem
    o golpe q ela aplica nele é absolutamente imperdoável
    o Ian é magnífico maravilhoso TDB e não merece uma criatura calculista e mimada como essa

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL