quarta-feira, 27 de março de 2013

Dois Pesos, Duas Medidas – Judith McNaught

image

- Ficha Técnica:

- Título Original: Double Standards

- Sinopse: Nick, o bonito e inteligente presidente da Global Industries, conduz seus negócios do mesmo modo que trata suas mulheres: com charme, ousadia e pulso firme. Ao contratar Lauren Danner, ele, que sempre esteve no controle das situações e conseguiu todas as mulheres que desejou, vê-se perdidamente apaixonado por sua nova e difícil funcionária. O que Nick não imagina é que Lauren esconde um segredo, que, se vier à tona, transformará sua vida para sempre. Presa nessa teia de falsidades, Lauren luta para não perder Nick, homem por quem ela está apaixonada, e que lhe prometeu uma vida de amor e devoção.

- Nota: clip_image004

De todas as minhas autoras preferidas, Judith McNaught é aquela que encabeça a lista. Há quatro anos, ao ler Kingdom of Dreams, fiquei completamente apaixonada pela narrativa doce, divertida e inteligente da autora, que sabe – como poucas –, jogar o leitor em uma história com riqueza de detalhes e tramas dramáticas ao melhor estilo dos romances novels. Ainda que ela se prenda as suas próprias receitas vez ou outra, não há como negar que a autora difere por possuir um estilo mais acentuado, um jeito próprio de conduzir o leitor em uma narrativa cheia de emoções e sentimentos conflitante.

Porém, de todos os livros que carregam esses aspectos, Dois Pesos, Duas Medidas foge de sua linha habitual. No livro encontramos uma narrativa bem mais leve, voltado com a proposta única de divertir o leitor em um jogo romântico de gato e rato. Aquele que espera encontrar uma trama muito aprofundada pode acabar se decepcionando um pouco; o livro é despretensioso, daqueles que proporcionam horas de leitura deliciosa, porém, sem compromisso.

Devido à sua situação financeira nada agradável, Lauren está a procura de emprego e é chamada para uma entrevista informal à empresa de Philip Withworth. O homem é um parente distante que lhe oferece uma proposta um tanto perigosa: Lauren deveria se candidatar a um emprego na empresa concorrente para que, assim, pudesse espionar e descobrir quem era o homem que estava passando informações valiosas à Global Industries. Um pouco relutante, mas pensando na sua difícil situação financeira e na saúde de seu pai, Lauren aceita e se candidata a uma entrevista na Sinco.

É lá que ela conhece Nick. De um modo desastroso, o primeiro encontro já provoca uma pequena faísca que, aos poucos, cresce até que os dois se encontrem envolvidos de um modo muito profundo. Porém, enquanto para Nick, Lauren era apenas mais uma de suas conquistas, para ela Nick era o homem por quem ela estava se apaixonando. Ao mesmo tempo, ela lembrava-se, ele também era o homem a quem ela teria que trair, passando informações de sua empresa à Philip. E quanto mais ela conhece Nick, mais incerta Lauren fica de levar essa missão a diante.

É nesse contexto que o leitor é levado a acompanhar uma história muito agradável. Os diálogos com um toque jocoso transformam o ambiente num clima leve de brincadeira. Nicholas entra no papel perfeito de um sedutor incorrigível que consegue conquistar tudo com seus sorrisinhos marotos e suas falas arrastadas. Porém, é justamente esse jeitinho cafajeste que também consegue irritar vez ou outra, tamanha sua presunção. Cabe a Lauren, portanto, com suas recusas, transformá-lo do libertino que jurou jamais se apaixonar ao homem que cairá de amores e mudará sua percepção no âmbito do amor.

Os personagens mais parecem dois jovens espirituosos onde estão sempre importunando um com ou outro ou – e aí voltam a serem dois adultos –, flertando de modo atrevido e proporcionando ao leitor várias cenas sensuais. Não raro é possível encontrar diálogos divertidos de duplo sentido, que sempre me faziam rir. Aqui, Lauren é apresentada com uma característica mais inocente, que aos poucos vai tornando-se mais experiente. Já Nick, sua inexperiência é com os próprios sentimentos, e ele vai sabendo interpretá-los na medida em que a história segue. É difícil não resistir ao romance dos dois.

 A maioria das cenas se passa no escritório, entre reuniões e telefonemas, entre beijos roubados ou conversas entre colegas de trabalho. Isso cria um clima fechado, porém, de maior intimidade. Além disso, contamos com a participação de outros personagens que dão um toque a mais ao jogo de sedução do casal. Principalmente Jim, que desempenha um papel de cupido nessa história toda.

A autora trabalha alguns aspectos já vistos anteriormente em seus livros. O passado de nosso personagem traz uma carga traumática familiar, as cenas de sexo são sempre bem descritas, mas, principalmente, narradas de forma mais poética, sempre utilizando termos mais floreados que, para mim, traz mais riqueza à esses momentos. Há um equilíbrio entre a forma como ela alterna entre a narrativa sensual para cenas mais dinâmicas; Judith McNaught soube como dosar a história sem que o leitor sinta, em nenhum momento, que a história caia no vazio ou se arraste.

Houve apenas algumas coisas que, lendo novamente, pensei que aconteceu rápido demais, principalmente no final. É como se de repente a autora tivesse pressa de terminar e nos deixasse com a sensação de que poderia ter desenvolvido melhor alguns pontos. Mas, fora isso, Dois Pesos, Duas Medidas cumpre bem o seu papel. Uma leitura maravilhosa, leve e com o toque característico de uma excelente autora.

Capa Original:

image

image

2 comentários:

  1. Amo, amo, amo!
    Concordo muito com vc, também achei o final bastante corrido, mas consegui chorar horrores. A relação dele com a mãe tbém podia ter sido mellor trabalhada, né? Tbém me apaixonei pelo Jim =D
    bjuss, Sabrina

    ResponderExcluir

  2. Oi amiga, esse foi o primeiro livro que li dela e gostei muito.
    Porém também achei que algumas coisas foram muito corridas, principalmente o final.
    Queria uma cena mais elaborada e o mocinho sofrendo mais, huahaua.
    beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL