sexta-feira, 5 de abril de 2013

A Pousada Rose Harbor – Debbie Macomber

image

- Ficha Técnica:

- Título Original: The Inn at Rose Harbor

- 349 páginas

- Sinopse: A busca por um novo começo pode levar a grandes revelações. Jo Marie Rose decide comprar uma pequena pousada, como forma de superar a morte do marido. Mal sabe ela que as surpresas que a esperam nessa nova empreitada. Seu primeiro hóspede é Joshua Weaver, que voltou para casa para cuidar de seu padrasto doente. Os dois nunca se conheceram pessoalmente e Joshua tem alguma esperança de que possam conciliar suas diferenças. No entanto, uma habilidade de Joshua há muito perdida prova que o perdão nunca está fora de alcance e que o amor pode florescer onde menos se espera. A outra hóspede é Abby Kincaid, que retorna a Cedar Cove para comparecer ao casamento do irmão. De volta pela primeira vez em 20 anos, ela quase deseja não ter ido, devido às memórias trazidas pela pitoresca cidade. E conforme Abby se reconecta com sua família e seus velhos amigos, percebe que só pode seguir em frente se permitir-se verdadeiramente a isso.

- Nota: clip_image004

Acho Debbie Macomber fantástica. Ela consegue escrever com uma linguagem delicada, de um modo que deixa a gente de coração bem leve quando termina a leitura. Não cheguei nem perto de ler os mais de quinze títulos da autora publicados aqui no Brasil, mas conheci a série Cedar Cove há alguns anos e me apaixonei pela história passada na cidade pequena, que conta a história de dramas e alegrias de vários habitantes dessa cidadezinha. Soube que a série irá para a televisão, mas quem quiser conhecer os livros, no site da editora Harlequin há mais informações a respeito.

Já abro um espaço para parafrasear Debbie Macomber: Escrever uma série como essas, com tantos personagens, é complicado para a memória. Você acaba se esquecendo de um ou outro personagem e esse foi o meu caso. A autora afirma que trouxe alguns personagens da antiga série para esse livro, principalmente porque se passa na mesma cidade, mas não sei se cheguei a me lembrar de todos e reconhecê-los no livro. Mesmo assim, um ou outro são inesquecíveis e adorei ela ter dado espaço aos velhos personagens de Cedar Cove. Mas como ela mesma enfatiza, o foco é tratar da Pousada Rose Harbor, comprado por Jo Marie, e seus dois novos hóspedes.

Aqui, Debbie Macomber nos apresenta a três personagens. Jo Marie, a dona da pousada Rose Harbor, cujo marido faleceu e ela se muda para tentar começar de novo. Abby, uma hóspede que está na cidade para assistir ao casamento de seu irmão, mas possui seus motivos para desejar ficar o menos possível na cidade. Por fim, há Josh; seu padrasto está morrendo e ele volta à cidade a pedido de uma antiga conhecida. Porém, Josh e seu padrasto não se falavam há anos e ele não sabe se suportaria o clima terrível que há entre eles. Há seu modo, cada um deles revivem dores do passado, tentam seguir em frente e buscar um modo de encontrar o perdão.

Eu poderia descrever a história de cada um com mais detalhes, mas acredito que o interessante do livro é acompanhar e descobrir aos poucos os dramas pessoais de cada um e o que há em suas histórias. A narração da autora é alternada entre os três, sendo que, na visão de Jo Marie, encontramos uma narrativa em primeira pessoa. Gosto é sempre pessoal, mas esse estilo de narrativa de longe é uma das mais tenebrosas para mim. Já passei por alguns livros que conseguiram me traumatizar com narração alternada em primeira e terceira pessoa, dividindo espaço com um, dois, três, quatro personagens… mas não com esse livro. A narrativa de cada um tem um jeitinho gostoso e cada história tem um toque especial de modo que o leitor não se sinta incomodado por ter que parar de ler sobre determinado personagem para entrar na visão de outro. Além disso, por serem personagens que estão na mesma pousada, acabam se encontrando e entrelaçando suas histórias.

O romance no livro é suave; não espere que ele seja o foco, mas sim parte decorrente da história. A autora se preocupa mais em criar uma atmosfera agradável de amizade e emprega valores familiares que, as vezes por parecerem simples demais, acabamos nos esquecendo deles. Em cada personagem há uma mensagem sobre perdão, paz interior e segundas chances. Aqui, é preciso procurar a redenção para permitirem a si mesmos de encontrarem a felicidade.  Debbie Macomber conseguiu me fisgar mais uma vez com seu jeito de criar histórias singelas e emocionantes. Aliado ao clima sereno de cidade pequena, o leitor fica com uma sensação prazerosa durante toda a leitura. Para quem gosta de uma leitura mais leve, com uma carga emocional trabalhada de forma delicada, esse é o livro perfeito. 

Capa original:

image

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL