quarta-feira, 13 de março de 2013

Belle – Lesley Pearse

image

- Ficha Técnica:

- Título Original: Belle

- Sinopse: Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.

- Nota: clip_image004

Quando pesquisei a respeito de Belle, as opiniões das resenhas eram quase unânimes. Belle traz uma história intensa, cheia de acontecimentos dramáticos que mexem com o leitor. De fato, tive os mais variados sentimentos durante a leitura. Belle é um livro denso, daqueles que provoca e consegue comover ao mesmo tempo.

São quase 600 páginas narrando a história de Belle. A início, a personagem é descrita de modo a pensarmos na personificação da inocência. Embora viva em um bordel, administrado pela mãe, Bella ficou um longo tempo sem saber exatamente o que significava aquela palavra. Ninguém lhe explicava e as regras rigorosas da mãe lhe impediam de subir ao andar de cima durante a noite. Nesses momentos ela ficava no porão, aonde era seu quarto, apenas ouvindo a voz de homens se divertindo com as meninas que trabalhavam para sua mãe.

Entretanto, ela acaba no local errado, na hora errada. Justamente por isso Belle presencia um assassinato, e desde então sua vida muda. Ela descobre o que significava ser uma prostituta, o que as “meninas” de sua mãe faziam todas as noites e, principalmente, descobre como os homens podiam ser cruéis. Como efeito, o assassino volta e sequestra Belle, vendendo-a à um bordel em Paris. A partir de então, a vida dela muda drasticamente.

A história de Belle retrata a vida de meninas traficadas, do submundo de bordéis – dos mais imundos aos mais luxuosos –,  onde garotas são vendidas como pedaços de carne para satisfazer os desejos de homens com os mais variados gostos sexuais. A autora reforça todo um ambiente tenso retratando mais a fundo a identidade dessas mulheres, aquelas que entram pela condição financeira, que se prostituem por vontade própria, aquelas que suportam mas fazem planos para sair daquela vida, meninas iludidas por propostas falsas de emprego e, no caso de Belle, meninas raptadas, violentadas e sem qualquer oportunidade para voltar à suas casas. O leitor observa como uma criança, jogada a uma condição fora de seu ambiente, tenta se encaixar e sobreviver a um mundo que retrata o pior do ser humano.

Aos poucos, acompanhamos a garota inocente mudar gradativamente e se moldar aos padrões e exigências desse mundo. O fato de Bella se tornar aquilo que seu raptor lhe impôs é revoltante, pois ficamos com a sensação da impunidade. Do rapto a aceitação, da decisão de se tornar a melhor cortesã de Paris, das tentativas de fuga e estupros, das vezes em que Belle cede pela própria vontade ou pelo dinheiro, cada cena é narrada de forma crua e mais explícita, sem tentar poupar o leitor dos mais variados sentimentos. Você vai do ódio a pena, da revolta ao choque várias vezes.

O tema é denso, porém bem trabalhado. Lesley aborda o sexo de maneira dura e crua, às vezes com mais sutilezas mas, no geral, é para deixar bem claro o sofrimento de muitas garotas deste meio, principalmente de Belle. Ela é uma lutadora, consegue se adaptar as piores provações e, por mais que aquele meio fosse seu único meio de sobreviver – impostas a ela de maneira terrível –,  ainda assim Belle não perde a doçura, a bondade e até certo traço pueril de menina sonhadora que vimos no começo da história. Belle retrata a esperança e a sobrevivência em uma história onde só há a incerteza e o sofrimento.

A narrativa da autora contribui para que a leitura flua tão rápido que as 500 e tantas páginas quase não pesam e em pouco tempo terminei o livro. Lesley trabalha com narrativas mais longas, diálogos mais curtos, porém a naturalidade com que ela consegue colocar na história faz com que o livro não se torne cansativo. Os cenários são detalhados, bem descritos, o que faz com que o leitor facilmente visualize as situações. Ela ainda consegue envolver vários personagens que, ao longo da história, vão se tornando essenciais para contar a narrativa de Belle.

Porém, houve algumas implicâncias minha durante a leitura. Como eu disse, a capacidade de Belle de aceitar a situação e tirar o melhor dela é admirável, mas, na primeira vez que isso acontece, não me convenceu. Porque entre ser violentada mais de uma vez, arrancada de seu lar e sofrer ameaças, eu acho difícil que alguém estaria pensando, poucas semanas depois, que poderia se dar bem na vida de prostituição e lucrar muito. Além disso, quando Belle já possui experiências suficientes para saber que não deveria confiar nas pessoas, ela faz exatamente ao contrário. Apenas nesses momentos achei que a autora se perde um pouco na personalidade da personagem.

Outro ponto é a autora ter construído uma história gigantesca, mas aposta naquela receita em que a personagem se dá mal até as últimas páginas. Não quero parecer pedante, mas fiquei com a sensação de que a autora podia ter explorado outros caminhos do que unicamente fazer a personagem sofrer o tempo todo. Eu já ficava esperando para saber qual seria a próxima “desventura” em que Belle entraria e que, com certeza, traria mais cicatrizes emocionais à moça.

Apesar dos pontos negativos, eu gostei muito da história. Ele nos passa uma mensagem de esperança, de força e coragem que poucos teriam na situação de Belle. Você torce por ela, torce por seus familiares e deseja que ela consiga se sair bem dessa. É uma história que contrasta entre as belezas de vestidos luxuosos, belas cortesãs, ambientes suntuosos com a terrível realidade de mulheres traficadas. Indico para quem se interessa por histórias mais fortes, com um leve toque de romance, aventuras intensas e grandes reviravoltas.

Capa original:

 

imageimage

 

 

Um comentário:

  1. Estou com esse livro para ler há um tempão! Assim como você, li várias resenhas positivas sobre o livro, que a leitura flui muito bem, etc etc... Acho o tema muito interessante, mas acho que me incomodaria um pouco com a contradição em relação à personalidade da personagem e as experiências pelas quais ela passa. Fiquei com a impressão de que a coisa toda fica uma espécie de novela mexicana (nada contra, eu adorava essas novelas haha), em que a mocinha sofre até não poder mais, e continua sofrendo até o último segundo do último capítulo, para então se dar bem. Não ligo para enredos e/ou finais pessimistas, só acho que é fundamental ser coerente e surpreender um pouco, para evitar o formato receitinha de bolo.
    Bj, Livro Lab

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL