quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Shades of Gray – Maya Banks

image- Ficha Técnica:

- *Sinopse: P.J. e Cole são atiradores de elite rivais na mesma equipe KGI e desfrutam de uma camaradagem espirituosa e descomplicada. Até que uma noite eles se entregam aos desejos que sentem um pelo outro e levam o relacionamento ao próximo passo. No apagar da noite em que passaram juntos, eles são chamados para uma missão que sai terrivelmente errada e P.J. se afasta do KGI, determinada a não arrastar sua equipe para as sombras escusas em que ela vai se lançar.

Seis meses depois, Cole ainda não desistiu de sua busca por P.J. e está determinado a trazê-la de volta para o lar a que pertence. Pensando em vingança, P.J. está em uma missão que a levará a mergulhar no tortuoso jogo de revidar e a faz questionar tudo em que sempre acreditou. Cole – e o resto da equipe – se recusam a deixá-la ir sozinha. Mesmo que signifique sacrificar suas lealdades ao KGI e suas próprias vidas...

*tradução livre

- Nota: image

Shades os Gray é o sexto livro da série KGI, da autora Maya Banks. Os livros são interligados e contam a história do grupo KGI; seis irmãos e seus amigos que trabalham em conjunto como agentes secretos e oferecem seus serviços a diversos países. Se nas histórias anteriores a autora não fez questão de poupar os personagens em momentos angustiantes, neste volume somos levados a uma narração ainda mais densa, cenas fortes e, como consequência, há um enredo delicado que certamente não agradará a todos.

Os protagonistas PJ e Cole não são dois desconhecidos para o leitor, pelo contrário. Desde o primeiro livro acompanhamos a atiradora de elite e seu companheiro de equipe em inúmeras missões e diálogos onde um sempre estava pronto para cutucar o outro. Era evidente que eles formariam um casal com uma ótima química e não me decepcionei quanto a isso. Logo no início, a autora não perde tempo e já somos jogados ao relacionamento amoroso dos dois, onde decidem finalmente liberar seus sentimentos sem qualquer restrições. Há momentos de deleite para o leitor que, assim como eu, torcia para que PJ e Cole deixassem os sentimentos falarem mais alto que as questões complicadas sobre um relacionamento  amoroso entre duas pessoas que trabalhavam juntas.

Entretanto, a situação não permanece um mar de rosas por muito tempo. PJ e Cole são chamados para um missão arriscada, mas as consequências se tornam desastrosas. É importante ressaltar que PJ é o contrário ao estereótipos de moças indefesas. Sua personalidade é forte e ela é o que chamamos de “kick ass heroine”, pronta para “chutar o traseiro” de quem quer que fosse. Talvez por conta disso, quando acompanhamos uma situação tensa – resultado da missão catastrófica -, vê-la tão impotente e desesperada em uma das cenas mais pesadas do livro é chocante e perturbador.

Maya Banks foi audaciosa. Uma parte minha ainda se sente revoltada com tanta audácia. Não digo nem que há uma descrição minuciosa, mas o suficiente para o leitor se revoltar e sentir indignação junto aos demais personagens da história. Isso porque, para tornar a situação ainda mais pesada, a equipe KGI é obrigada a acompanhar cada momento em que PJ sofre, sem poder fazer nada para salvá-la. Cole é um deles, e a revolta é tanta que sentimos facilmente sua dor por não poder salvar a mulher que ele amava.

Portanto, somos levados a uma história onde acompanhamos a recuperação gradativa de alguém que sofre o pior dos horrores.  Maya Banks consegue transpor um drama real, vivido por muitas mulheres, para dentro da ficção. A descrição forte dos sentimentos – que vão desde dor, raiva e tristeza –, com aquela carga de drama que já vimos nos outros livros desta série, tornam mais verossímil a mulher outrora poderosa que então se encontra destruída por dentro. É aí que nosso herói entra e o relacionamento é construído a base de compreensão, paciência e carinho. Cole foi simplesmente… perfeito.

Há coisas que fazem dessa série uma de minhas preferidas. A narração da autora, onde ela aposta no drama e emoções fortes. O clima de camaradagem da KGI, onde é possível sentir a verdadeira concepção de apoio, lealdade e irmandade. A amizade é retratada de uma forma deliciosa. Mesmo em uma atmosfera tão tensa, há momentos descontraídos que tornam certas cenas maravilhosas e um alívio para o leitor.

A autora consegue levar a ação até o final de suas últimas páginas. Até então, achei que houve um equilíbrio sublime entre a ação e o romance, o drama e o riso fácil. Entretanto, eu senti falta dessa balança que conseguia, até então, conciliar todos os ingredientes da trama. Apesar do tom policial, KGI é romance, mas houve certa omissão dele em boa parte do livro. Mais preocupada em retratar o assunto polêmico, Maya deixou o romance para escanteio. Há também um pulo de seis meses na trama e isso me passou a impressão de que perdi algo durante a leitura. Senti que foi um recurso meio vago e que me deixou com uma sensação de sem entender o porquê daquilo.

Continuo achando que o primeiro livro ainda é o melhor da série (clique AQUI para ler a resenha).  Shades of Gray não me agradou tanto como seus antecessores, perde pontos se comparada aos outros, mas, ainda assim não deixa de ser uma boa história de superação. Ainda espero ver essa série publicada no Brasil.

image

2 comentários:

  1. Olá!

    Eu gostei muito desse livro e achei, como você, que a Maya foi coerente ao mostrar o relacionamento de PJ e Cole indo devagar e seguro depois dos acontecimentos. Eu acho que, como é uma série, ainda vamos ver PJ e Cole nos próximos livros (e quem sabe ela não faz um conto com eles, como fez com Ethan e Rachel). Ela já postou trechos no Facebook do livro do Steele onde veremos os dois em ação novamente e adorei (principalmente por ele revelar o nome de PJ para os outros integrantes da equipe rsrssrs).

    Por falar em Steele, ela tb postou um trechinho onde ele riu!!!! Dá para imaginar??? kkkkkkkk. Estou louca pelo livro dele, pois caí de amores por ele já no resgate de Rachel e não via a hora de conhecê-lo mais a fundo...

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ola, bom dia.

    Gostaria de saber se ha o livro sobre o Hancock que sitado no do Steele
    Lucimar Felipe
    lucimar.marka23@hotmail.com.

    Beijoss

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL