terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A Viajante do Tempo – Diana Gabaldon

image

- Ficha Técnica:

- Título Original: Outlander

- Sinopse: Claire, a protagonista de A viajante do tempo é uma mulher de personalidade forte, lutando para se manter num mundo de homens violentos, que busca seu verdadeiro amor enquanto participa de importantes acontecimentos da história. Claire Beauchamp Randall foi separada de seu marido Frank pouco depois da lua-de-mel, quando ele foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial. Ao final do conflito, Claire e Frank se reencontram e retomam a vida que tinham em comum numa viagem a Escócia. Mas o reencontro não ocorre da forma esperada. Parece haver entre a esposa e o marido um distanciamento muito maior do que aquele causado pelos anos de guerra. Ao visitar uma antiga e mística formação de rochas, Claire finalmente vai conhecer seu destino.

- Nota: image

Depois de muito ouvir falar da autora e sua série interminável, eu finalmente decidi e resolvi arriscar a leitura do primeiro livro da série Outlander.

Diana Gabaldon é um dos nomes mais importantes de literatura romântica. E curiosamente, ao começar a leitura do livro, nos deparamos com um foco maior na aventura dos personagens, afastando o romance intenso, explosivo, que geralmente sempre fica em primeiro plano. Depois de um tempo o quadro muda, mas sempre colocando os dois no mesmo patamar. Não há romance sem a aventura, e vice-versa. A autora consegue escrever de um modo que os dois andem de mãos dadas, não que um acabe tendo mais destaque que o outro. Isso é perceptível quando se entra mais para o meio do livro.

A personagem principal, chamada Claire, é uma ex-enfermeira que cuidou de feridos durante a segunda guerra mundial. Ela viaja para a Escócia com seu marido, visitando pontos e lugares históricos. Quando presencia um ritual antigo, acaba sendo transportada para o passado.

O romance entre a heroína do futuro, e o mocinho do passado, fica por conta de Jamie, um rapaz jovem, ruivo, que se encontra a início debilitado, com o braço deslocado durante uma perseguição. Em um emaranhado de confusões e fuga, Claire acaba por socorrê-lo, tornando-se meio cativa, meio convidada, meio obrigada a seguir com Jamie e outros homens para o castelo onde vivem.

Eu pensei que torceria um pouco nariz. No meio de romances medievais, não imagino o mocinho sendo mais novo que a heroína. Sempre acostumei a leitura com heróis mais velhos, experientes, descritos sempre como sábios e poderosos. Mas Jamie é jovem, não possui um tostão furado, dorme no celeiro, entre o feno, além de outros pontos que poderiam torná-lo ainda menos o “galã de novela das oito”. Mas não. Ainda assim, a autora o escreve de modo a torná-lo charmoso e fofo quando precisa, poderoso nos momentos mais tensos do livro.

E de tensão, o livro tem de sobra. Diana Gabaldon com certeza não é daquelas autoras que se intimidam com as palavras. Se é para adicionar um toque de sadismo, porque não? Surras? Torturas da época? Amor incondicional? Comédia? Tudo isso jogado no livro de forma intensa, detalhada, levando o leitor desde o sorrisinho no rosto pelo lindo amor, ao sofrimento nas próximas páginas. Confesso que depois de certo ponto,  já estava pensando que a própria autora tinha odiado sua criação (Jamie), pelo tanto de dor que ela lhe causa. (e um tanto desnecessário ao meu ver, embora se parar para pensar, talvez realista para o que acontecia naquela época).

A narrativa também difere da receita de um romance de época. Narrado em 1° pessoa, Claire aprende sobre o lugar, os costumes, o amor, então as brigas, a dor e o sofrimento. Precisa se acostumar com essa nova realidade, de ter voltado 200 anos no tempo. Entendam, nunca liguei para o tamanho de um livro. Na realidade, quanto maior para mim, melhor. Mas 736 páginas me fizeram ver que o final poderia ter sido um pouco mais rápido, e algumas partes não tão interessantes assim, mais curtas.

Gostei muito. Ainda não foi meu livro preferido, mas dá para entender porque a autora tornou-se referência para muitas outras escritoras de romance. A escrita dela é um vício. Um olhar mais atento, e descobri que até minha escritora favorita, Judith McNaught, lhe agradece em seu livro em “Alguém Para Amar”, por ter-lhe ensinado tudo o que sabia sobre a Escócia. De fato, a pesquisa da autora com a guerra entre os ingleses e escoceses é bem detalhada.

Eu tenho uma crítica enorme quanto a edição brasileira. Não falo da edição em si, pois mesmo custando 80 reais o livro, ainda acho que se trata de uma das melhores versões já lançadas (falo no quesito capas, a brasileira realmente caprichou na imagem). O ponto é justamente o preço. 60 a 80 reais para os padrões  da população brasileira? Posso ser exagerada, mas acho um pouquinho demais. E passa o tempo, chove pedidos, indiretas, reclamações, mais indiretas, mas nada da editora Rocco fazer algo a respeito. Uma tiragem maior, ou uma edição mais barata (aquelas sem orelhas, como lançaram em Harry Potter), então o livro com certeza seria mais acessível e mais “popular” (fica aqui a minha quadragésima indireta então). No mais, posso dizer que é um livro mais que obrigatório para quem é fissurado no mundo histórico.

Capa americana:

image
Assinatura (2)

3 comentários:

  1. Peço por gentileza que vc nomeie os livros da serie por sequencia exata.Ganei alguns mas nao sei a ordem correta
    Agradecida
    sol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outlander A Viajante do Tempo - vol. 1
      A Libélula no Âmbar - vol. 2
      O Resgate no Mar - vol. 3 (dividido em dois livros)
      Tambores de Outono - vol. 4 (dividido em dois livros)
      A Cruz de Fogo - vol. 5 (dividido em dois livros - o vol. 1 tem 524 páginas e o vol. 2 tem 768 páginas)
      Um Sopro de Neve e Cinzas - vol. 6 (dividido em dois livros)
      Ecos do Futuro - vol. 7 (dividido em dois livros)

      Esperamos pelos volumes 8 e 9 que serão os últimos da Série.
      Estou neste momento na metade de A Cruz de Fogo volume 1.

      Depois de Outlander parta para Guerra dos Tronos. Estou no segundo volume - A Fúria dos Reis. A edição brasileira já tem os 5 primeiros livros traduzidos e a série está na TV. O autor George R. R. Martin já afirmou que a série terá 7 livros.

      Excluir
    2. Outlander A Viajante do Tempo - vol. 1
      A Libélula no Âmbar - vol. 2
      O Resgate no Mar - vol. 3 (dividido em dois livros)
      Tambores de Outono - vol. 4 (dividido em dois livros)
      A Cruz de Fogo - vol. 5 (dividido em dois livros - o vol. 1 tem 524 páginas e o vol. 2 tem 768 páginas)
      Um Sopro de Neve e Cinzas - vol. 6 (dividido em dois livros)
      Ecos do Futuro - vol. 7 (dividido em dois livros)

      Esperamos pelos volumes 8 e 9 que serão os últimos da Série.
      Estou neste momento na metade de A Cruz de Fogo volume 1.

      Depois de Outlander parta para Guerra dos Tronos. Estou no segundo volume - A Fúria dos Reis. A edição brasileira já tem os 5 primeiros livros traduzidos e a série está na TV. O autor George R. R. Martin já afirmou que a série terá 7 livros.

      Excluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL