sábado, 10 de dezembro de 2011

O verão que mudou minha vida – Jenny Han

image

- Ficha Técnica:

- Título Original: The Summer I Turned Pretty

- 287 páginas

- Sinopse: A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós...

- Nota: 
image

“ – Talvez este seja o nosso último verão aqui – falei, de repente.

- De jeito nenhum – disse Jeremiah, boiando até mim.

[…]

Conrad sacudiu a cabeça.

- Não importa, vamos sempre voltar.

E aí imaginei, por um momento, se ele estava falando dele e de Jeremiah. Foi quando ele completou:

- Todos nós.”

Sabe aquele livro que você, sinceramente, não daria muita coisa? Que se trataria de uma história que você leria sem se apegar muito? Eu confesso que pensava isso do livro “O verão que mudou minha vida”. A capa é singela e um charme de delicadeza. A sinopse, a principio, não tinha me atraído tanto, e meu gosto sempre foi o romance adulto. Mas uma das coisas que mais gosto é quando um livro nos surpreende e nos faz mudar completamente de opinião logo nas primeiras páginas. 

“O verão que mudou minha vida” conta com uma linguagem fácil, um enredo que de simples torna a leitura prazerosa. Acho que a história resgata um pouco daquela adolescência dos primeiros amores, daqueles momentos simples de família, mas que marcam para sempre.

Belly, Steve e sua mãe passam todo o verão na casa de praia da melhor amiga de sua mãe, Suzanne, que também possuí dos filhos: Conrad, o mais velho, e Jeremiah. Os quatro praticamente cresceram juntos, mas Belly desde os 10 anos de idade nutre uma paixão secreta por Conrad. E dessa vez, os meninos parecem que finalmente notaram a linda Belly, não mais a tratando como a criança que brincava com eles.

Porém, Conrad parece mais distante desta vez. Ele não é mais o mesmo garoto que brincava e se divertia com eles. Tampouco Suzanna estava feliz, chorava e tinha seus segredos. O verão não parecia ser tão mais perfeito como os outros.

O modo como a autora conduz a história é de um jeito tão bom e gostoso, que devorei o livro rapidinho. A história é linda, e resgata algumas lições importantes, além de nos relembrar a idade boa em que ainda não se tem o peso do mundo nas costas mas, ao mesmo tempo, se começa a entrar nos conflitos que qualquer um passa durante o amadurecimento. Jenny escreve tudo isso de forma sublime, numa mistura entre o doce e o delicado, o triste e alrege. Não tem como não gostar desse livro. No mínimo o leitor mais insensível refletirá um pouco a mensagem proposta pela autora.

Eu daria nota cinco, se não fosse por um único ponto que me senti incomodada. O pulo no tempo que a autora faz entre um capítulo e outro é um pouco confuso. Uma hora há as lembranças do verão de 11 anos, e então, de repente, a narração saltava para o tempo atual sem um aviso. Depois voltávamos para o verão de 14 anos, e assim por diante… fora isso, o livro é totalmente maravilhoso! Para quem gosta de romance juvenil, a leitura é obrigatória. Para quem não gosta, vale super a pena dar uma chance para esse. Garanto que não vão se arrepender. ;) Saber que há continuações, principalmente pelo modo como terminou, me faz torcer para que os próximos sejam publicados logo aqui no Brasil. ^^

image

Onde comprar:

image image
Assinatura (2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL