terça-feira, 3 de maio de 2011

Família – Barbara Delinsky

image- Ficha Técnica:

- Título Original: Family Tree

- Páginas: 350

- Preço: SARAIVA | SUBMARINO

- Sinopse: Dana Clark sempre ansiou pela estabilidade de um lar e de uma família. Porém, prestes a dar à luz, o que deveria ser o dia mais feliz de sua vida se transformará no dia em que seu mundo desmoronou.

- Nota:
image
 

Barbara é considerada uma das maiores escritoras de romance, com mais de 30 milhões de exemplares vendidos pelo todo mundo. Dessa vez “Família” não entra no estilo de livros que estou acostumada a ler da autora, fugindo um pouco do romance em si para se concentrar no apelo ao preconceito racial.

… Portanto sim, a cor é a primeira coisa que as pessoas vêem. É sempre a primeira coisa que elas vêem. Qualquer um que diga que não faz isso está mentindo.”

(pág. 106)

Dana e Hugh são o casal dos contos de fada. Apaixonados um pelo outro, felizes, com posses, brancos, esperando uma filha… até que Lizzie nasce, mas não é uma bebê comum como outra qualquer. Lizze nasce morena, quase negra.

Esse é a base da história que gira em torno de um casal perfeito que, de um dia para outro, percebem que suas vidas mudarão para sempre. O que os amigos falarão quando virem que sua filha é negra? Como Lizzie terá que lidar com isso no futuro? Quantas vezes eles teriam que ouvir na vida que eles tinham sorte de terem adotado um bebê como ela?

Hugh, advogado, começa a ser pressionado pela família aristocrata que o induz a pensar mal de sua esposa. Esta, por sua vez, não conhece seu pai, uma possibilidade de que, talvez, ele possa ter sido negro, e tal seria a explicação para a cor de sua filha. Pressionada, Dana vai atrás de descobrir sua árvore genealógica.

Embora o romance esteja em segundo plano, o amor está sempre presente, e no livro é retratado mais para o lado familiar do que da paixão. O questionamento sobre o amor é feito diversas vezes, se Hugh realmente a ama, não deveria pensar que ela tivesse tido um caso; Hugh sente falta daquele amor que os unia antes da bebê nascer, e questiona porque ao início não consegue amar sua filha, chegando até mesmo a desconfiar de seu vizinho negro – que até então havia sido seu melhor amigo.

A narrativa é excelente, leve e ao mesmo tempo chamativa. Barbara conseguiu mais uma vez fazer um romance maravilhoso, com pontadas de mistérios que aos poucos vai sendo desvendados – e quando você pensa que a autora está a ponto de nos dar a resposta – a revelação certamente causa certa surpresa ao leitor.

Família” é lançamento da Editora Bertrand. Certamente recomendo. :)

 

imageAssinatura